Produtora baiana participa do Festival de Cannes com projetos e participação em eventos oficiais
Por Redação
A produtora baiana “Têm Dendê Produções” estará presente na edição de 2025 do Festival de Cannes, na França, com participação em atividades oficiais voltadas ao mercado audiovisual. As sócias Vânia Lima e Keyti Souza cumprem agenda no evento, que ocorre entre os dias 13 e 24 de maio, representando a empresa em conferências, reuniões e apresentações de projetos.
No dia 19, o Brasil, país de honra desta edição do festival, será o anfitrião do café da manhã da Producers Network, evento voltado à apresentação de produtores e seus trabalhos. Keyti Souza integra o grupo de cinco profissionais brasileiros selecionados por meio de edital promovido pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC).
“Participar em um dos maiores eventos do setor fortalece o intercâmbio cultural e as parcerias internacionais que estão no nosso desenho atual. É um passo significativo para o audiovisual brasileiro consolidar a presença no cenário global, estamos animados em fazer nossa parte”, afirmou Keyti, que também atua como diretora administrativa da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN).
Um dia antes, em 18 de maio, ela também participará da conferência “Com quem (co)produzir no Brasil?”, promovida pelo MinC. A mesa contará com representantes de produtoras e entidades do setor, incluindo Marco Altberg (Indiana Produções Cinematográficas e BRAVI), Juliana Soares (Destemida Filmes), Eva Pereira (Cunhã Porã Filmes e Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste) e Luiz Alberto Rodrigues (Fundacine). A mediação será feita por Morris Kachani, do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo.
Paralelamente, Vânia Lima apresentará o projeto do longa “O Barco e o Rio”, em parceria com o diretor Bernardo Ale Abinader. O filme será levado para rodadas de pitching e encontros de coprodução. “Fomos convidados para integrar o Lab Factory no ano passado através do diretor Bernardo Alê Abnader, e vamos levar o nosso longa para apresentação em pitching e encontros para co-produção no Festival. É a segunda vez que estamos com nosso filme na França e estamos muito animados com a troca com produtores de outros países e o apoio do projeto Paradiso nessa missão”, destacou Vânia.
A Têm Dendê atua no desenvolvimento e comercialização de filmes, séries e projetos audiovisuais, com foco em narrativas descentralizadas e diversas. Segundo a própria produtora, já foram entregues mais de 50 títulos ao mercado nacional e a países como Dinamarca, Costa Rica, Panamá e Estados Unidos.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.