Dirigido pelo baiano Antônio Pitanga, filme “Malês” será exibido em importante festival africano
Por Redação
O filme Malês, do diretor baiano Antônio Pitanga, estará no final de fevereiro na programação do Festival Pan-Africano de Cinema, que acontece em Burkina Faso. Essa é a primeira vez que uma ficção brasileira foi selecionada para o principal evento de audiovisual do continente africano.
De acordo com a Agência Brasil, o longa-metragem retrata a mais importante rebelião urbana de escravizados do Brasil, que ficou conhecida como a Revolta dos Malês. Ocorrida em Salvador, no dia 24 de janeiro de 1835, a rebelião reuniu um grupo de africanos, a maioria escravizada e alguns libertos, se reunia em um sobrado em Salvador (BA). Eram, sobretudo, muçulmanos trazidos à força de países como Senegal, Togo, Mali e Nigéria.
Agora, 190 anos após o episódio, o filme que retrata a história foi apresentado ao público da Mostra de Cinema de Tiradentes e ganhará destaque internacional. Já no cinema, a estreia está prevista para o dia 10 de abril. Mas o cineasta quer que a circulação vá muito além do circuito comercial.
"O meu sonho era trazer à baila essa história que a escola não conta. E humanizá-la de tal maneira para poder interagir com o século 21. Concluída a obra, o meu sonho agora é ir para banca dos saberes, escolas, para as universidades, os quilombos. E já está acontecendo. Nós recebemos telegrama de três universidades americanas nos convidando e fomos lá para Princetown, para a Pensilvânia e para Harvard. E aqui em Tiradentes já recebi vários convites de universidades", conta.
"O meu filme não pode ficar só nas salas de cinema frequentadas por brancos de classe média. Eles também vão ver. Mas esse filme precisa chegar às escolas, à favela e ao quilombo", acrescenta.
O elenco conta com a presença dos filhos de Antônio Pitanga: o ator Rocco Pitanga e a atriz Camila Pitanga. Uma senhora branca é interpretada por Patrícia Pillar. O diretor destaca a importância do crescimento de filmes com elencos majoritariamente negros, citando também o filme Kasa Branca que estreará nos cinemas na quinta-feira (30) sob direção de Luciano Vidigal.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.