Destaque em Salvador, Mãeana fala sobre novo projeto musical inspirado em grandes nomes da música brasileira
Por Redação
Uma longa fila chama a atenção de quem passa pelo Rio Vermelho, em Salvador, nas noites de domingo e segunda. A cantora Mãeana tem conquistado cada vez mais fãs e espaço com sua fusão de Bossa Nova e Piseiro, e até mesmo Caetano Veloso foi conferir de perto.
Em entrevista ao BN Hall, a artista explicou que seu novo show, intitulado “Mãeana Canta JG”, busca refletir suas vivências e escolhas musicais, trazendo no repertório músicas de João Gomes e João Gilberto. Com direção musical de Bem Gil, o espetáculo combina guitarra, percussão e sopros, tudo envolto na estética poética que é bem característica.
“A identidade é essa coisa de misturar a Bossa Nova com o Piseiro através da nossa leitura e da nossa experiência musical. A escolha das músicas foi feita pela conexão entre elas, em histórias românticas e também através do nosso gosto pessoal”, explicou a artista.
O projeto “Mãeana Canta JG” nasceu da fusão das influências de João Gomes e João Gilberto. A artista ressaltou que, ao perceber que João Gilberto também tinha as iniciais “JG”, surgiu a ideia de unir os dois estilos. Segundo ela, as canções abordam o amor romântico de maneiras distintas. O show foi formatado para ser dançante, incentivando a participação ativa dos espectadores.
“Em 2021, eu fiz uma viagem para a Bahia e só ouvia João Gomes. Fiquei completamente apaixonada e viciada. Comecei a mostrar as músicas para todos os meus amigos”, relembrou. Ainda de acordo com a artista, isso a levou a incluir canções como “Tô Sem Você” e “Se For Amor” no repertório do show.
Além das músicas que ficaram marcadas nas vozes de João Gomes e João Gilberto, a artista apresenta clássicos da música brasileira no repertório do show, sendo que algumas canções se tornaram momentos especiais durante as apresentações. “No começo, eu ficava muito feliz de cantar 'Insensatez' [de João Gilberto], que era o ponto alto do show para mim. Hoje em dia, amo cantar 'Doce Vampiro' [ de Rita Lee], onde abordo a menstruação de uma forma que muitos consideram impura, mas que é uma parte natural da vida”, relatou.
Com shows lotados em Salvador, a artista, que é natural do Rio de Janeiro, contou que seu sucesso se deve ao seu envolvimento com a cena musical local, após se mudar para a cidade em 2022. “Eu atribuo esse sucesso à constância e à persistência. A oportunidade de estar com o público uma vez por semana fez com que a ideia evoluísse rapidamente”, contou.
Entre os projetos para 2025, Mãeana também mencionou a gravação de um disco e uma futura turnê. “Vamos fazer uma turnê pela Europa, onde também temos muitos brasileiros que estão ouvindo nosso disco”, revelou. A artista se prepara para se apresentar, na próxima sexta-feira (24), no “Encontros de Verão”, evento que ocorre no Museu de Arte Moderna da Bahia. “Estou muito feliz que esse momento tenha chegado para mim de cantar ali, naquele lugar tão especial”, afirmou.
O evento, criado pela Íris Produções, contará com shows de Mãeana e Clariana. O “Encontros de Verão” já recebeu apresentações de artistas como Los Hermanos, Adriana Calcanhotto e Zeca Baleiro, e os ingressos estão disponíveis através da Bilheteria Digital.
Ao final da entrevista, Mãeana deixou uma mensagem ao seu público, especialmente às mulheres: “Acredite em si mesmo e não peça licença. Visualize seus sonhos e dê o passo. Isso vale para todos que se sentem como 'os outros' na sociedade”, concluiu.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.