Confira quem esteve na primeira procissão em homenagem à Nossa Senhora de Guadalupe na Ilha dos Frades
Por Alexandre Brochado / Manuela Meneses
A Capela de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, localizada na Baía de Todos-os-Santos, promoveu sua primeira procissão marítima em homenagem à padroeira da América Latina nesta quinta-feira (12). O evento, que promete integrar o calendário religioso local, contou com a entrega de uma imagem da santa, criada pelo artista Vik Muniz, que foi instalada na capela, além de missa, show musical e uma experiência gastronômica no Restaurante Preta.
Durante a tarde, o show de Jau agitou o público. A presidente da Fundação Baía Viva, Isabela Suarez, destacou, em entrevista ao BN Hall, a importância do evento para resgatar e reinventar os costumes locais. “As procissões marítimas sempre foram parte da tradição da Bahia, mas com o tempo foram perdendo espaço. Precisamos reforçar esses eventos e reconhecer os cultos, pois, sem isso, há o risco de eles se perderem no tempo”, afirmou.
A celebração, promovida pela Fundação Baía Viva com o apoio da comunidade local e parceiros como Angeluci Figueiredo e Andrea Velame, busca se consolidar como tradição anual na segunda sexta-feira de dezembro.
Entre os presentes na procissão estavam nomes como Mário Dantas, Sandy Najar, Nathália Velame, Hannah Botelho, além de Wagner Miau, Ricardo e Marta Luzbel.