Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias Hall
Você está em:
/
/
Social

Notícia

Scream Festival inicia 7ª edição com evento para convidados em Salvador; confira quem esteve

Por Alexandre Brochado

Scream Festival inicia 7ª edição com evento para convidados em Salvador; confira quem esteve
Foto: André Carvalho / BN Hall

O Scream Festival deu início à sua 7ª edição com um coquetel para convidados realizado nesta terça-feira (3) na Doca1, no bairro do Comércio, em Salvador. O evento, reconhecido como o maior festival de criatividade, inovação e negócios do Norte-Nordeste, é organizado pela Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) e pela Prefeitura de Salvador. Neste ano, o Scream traz como tema “Todas as Tendências, Um Só Evento: Prepare-se para Liderar em 2025” e estará aberto ao público nesta quarta-feira (4).

 

A agenda inclui palestras, painéis, reuniões de lideranças e oficinas abertas aos participantes, mediante lotação dos espaços. Em entrevista ao BN Hall, o presidente da ABMP, Lucas Reis, destacou a importância do evento como uma oportunidade de atualização profissional. “O Scream é um evento que conecta as pessoas com as principais tendências do mundo. Você não precisa sair de Salvador para ficar por dentro do que está sendo discutido globalmente. Aqui, mapeamos quem já está desenvolvendo trabalhos de ponta na cidade e trazemos também especialistas de fora. Essa conexão gera muito valor”, afirmou Lucas. 

 

Ainda na conversa, Reis destacou o formato imersivo do evento: “O Scream é uma oportunidade para os participantes ouvirem sobre temas variados, como direito, meio ambiente, comunicação, comportamento, ancestralidade e saúde mental. É um dia para sair preparado para começar 2025 engatilhado”.

 

A edição deste ano traz algumas novidades. Pela primeira vez, o evento será realizado na Cidade Baixa, no bairro do Comércio, mudando sua tradicional localização na Cidade Alta. Outra inovação é a rodada de audição musical, na qual 10 artistas apresentarão seus trabalhos a três selos – Hitlab, 999 e Nine Four Records – que escolherão um artista cada para aceleração de carreira. 

 

Na programação, ainda está prevista uma rodada de avaliação de portfólios com seis diretores de criação, oferecendo aos participantes a oportunidade de receber propostas de trabalho. “Estamos apostando em um modelo de programação que mistura palestras curtas, estilo TED, com painéis mais aprofundados, criando momentos de inspiração e discussão. Terminamos o dia com uma apresentação musical ao pôr do sol, proporcionando uma experiência única”, acrescentou Lucas.

 

Aline Brault, curadora do Scream e diretora da Marcativa, ressaltou o cuidado na escolha dos temas e palestrantes. “Este ano, buscamos temas que estão impactando diretamente as pessoas, como inteligência emocional, autenticidade das marcas, diversidade e inteligência artificial. A IA, por exemplo, está mudando a forma de contratação, trabalho e as oportunidades para quem se insere nesse universo”, afirmou Aline. Segundo ela, o festival também é uma oportunidade única para os baianos. “O Scream atrai pessoas de todo o país, mas é um privilégio para quem está aqui ter acesso a essa troca de ideias, que provoca reflexões e incentiva a busca por mais conhecimento”, completou.

 

A campanha publicitária deste ano também reflete o espírito inovador do festival. De acordo com Leonardo Villa Nova, sócio-diretor de criação da Villa Nova Digital, todo o material foi desenvolvido com inteligência artificial. “Foi um desafio criar uma campanha inteiramente com IA, mas quisemos provocar questionamentos sobre o uso dessas ferramentas no mercado publicitário. Contudo, enfrentamos barreiras legais, como a falta de classificação técnica para veicular um filme 100% gerado por IA na TV. Isso reflete o momento de incertezas e mudanças que estamos vivendo”, explicou Leonardo.

 

O festival, que teve os ingressos gratuitos esgotados no Sympla, abordará ainda quatro eixos temáticos principais: Futuro e Tecnologia, Ancestralidade e Humanidades, Comunicação e Marketing, e Regeneração e Sustentabilidade. Para facilitar o acesso às informações, o festival contará com um agente de inteligência artificial nas redes sociais, respondendo às dúvidas dos inscritos.

 

O encerramento do evento terá apresentações de artistas emergentes da música brasileira, durante o pôr do sol, reforçando o objetivo do Scream de apontar tendências não apenas no campo da inovação e criatividade, mas também na música.

 

Scream Festival 2024

 

Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.