Evento Mulher+Comércio celebra empreendedorismo feminino e homenageia empresárias baianas
Por Redação
Com uma programação diversificada, que incluiu palestras, oficinas e painéis, o evento Mulher+Comércio começou na quarta-feira (27) e segue até as 20h desta quinta-feira (28), no Teatro Sesc-Casa do Comércio, em Salvador. Fruto de uma parceria entre o Sistema Comércio BA e o Sebrae, a iniciativa oferece oportunidades de aprimoramento para mulheres que atuam ou desejam ingressar no comércio de bens, serviços e turismo.
Durante a cerimônia de abertura, o Sistema Comércio BA prestou uma homenagem às empresárias baianas que estão à frente de negócios de sucesso, com a publicação do livro Mulheres Empreendedoras da Bahia. A obra, escrita pela historiadora Patrícia Valim e com curadoria de Ana Carolina Alonso, coordenadora da Câmara da Mulher Empresária da Fecomércio BA, destaca as trajetórias inspiradoras de 19 mulheres que superaram desafios no universo empreendedor.
As homenageadas incluem mulheres que se destacam em diversos setores e que têm contribuído significativamente para a economia local e nacional. A obra foi celebrada em um bate-papo que contou com a participação de Patrícia Valim, Ana Carolina Alonso e Fernanda Lordelo, secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude da Prefeitura de Salvador.
Patrícia detalhou a estrutura do livro, explicando que a primeira parte da publicação se debruça sobre o resgate da história de mulheres que ousaram empreender em uma época em que os desafios eram ainda maiores, e remonta a própria história do comércio baiano. “O livro busca retratar a importância das mulheres empreendedoras da Bahia, e reforça o papel de um estado moderno e dinâmico, que deixa um legado fundamental para a economia desse país”, pontuou.
Ana Carolina Alonso falou dos desafios atuais enfrentados pelas mulheres empreendedoras. Ela citou as jornadas, muitas vezes, exaustivas, principalmente com relação aos afazeres domésticos que, culturalmente, ainda recaem muito mais sobre as mulheres. “Além disso, precisamos valorizar os negócios liderados por mulheres que são referenciais de inspiração. É preciso que nós acreditemos em nossos negócios e assim exercer o nosso papel de gerar emprego e renda”, afirmou.
A secretaria Fernanda Lordelo complementou que o empreendedorismo feminino agrega, além da competência na gestão do negócio, uma sensibilidade que pode ser constatada em muitas famílias. “Precisamos lembrar que a maioria das famílias monoparentais são chefiadas por mulheres. E o dinheiro das mulheres empreendedoras reflete também para as famílias. Então, elas aliam a força necessária para gerir o negócio com um olhar sensível, que abrange cuidado e afeto”, disse.
Confira abaixo nos nomes das empresárias homenageadas:
Amanda Vasconcelos
Angeluci Figueiredo
Avani Perez Duran
Camila Schreiber
Dalci Maria Meira de Andrade
Daniela Lacerda
Edza Brasil
Francisca Célia de Moura Spanholi
Heliana Guimarães Diniz
Irá Salles
Josi Lima
Juranildes Araújo
Liana Allegro
Luciana Maron
Maria Rita Pontes
Nayana Pedreira
Priscilla Diniz
Tereza Paim
Vera Lúcia Guimarães
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.