Na Antena 1, presidente da Abrasel fala sobre expectativas do setor de bares e restaurantes para o verão em Salvador
Por Alexandre Brochado
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Leandro Menezes, compartilhou em entrevista ao programa Bahia Notícias no Ar, na rádio Antena 1 Salvador, as perspectivas do setor para o próximo período de alta temporada na cidade, que inclui as festas de fim de ano e o verão. Segundo Menezes, o setor de alimentação e turismo na capital baiana tem mostrado sinais de recuperação e crescimento, especialmente no contexto pós-pandemia.
De acordo com o presidente da Abrasel, Salvador tem experimentado um aumento constante no fluxo de turistas, tanto nacionais quanto estrangeiros, o que é considerado positivo para a economia local. “Felizmente, a gente vê um trabalho da Secretaria de Turismo do Estado e da nossa capital que vem sendo muito consistente, especialmente no pós-pandemia. O turismo tem crescido ano após ano e acho que todo cidadão soteropolitano e baiano consegue ver isso nas ruas. O aumento do fluxo de turistas, principalmente de estrangeiros, é muito importante para nossa economia”, afirmou.
Sobre as expectativas de vendas para o verão, Leandro projetou um aumento de 10% a 15% em comparação ao verão passado. “Isso é algo positivo, mas também traz desafios, especialmente na contratação de mão de obra”, destacou.
O presidente da Abrasel também chamou atenção para a dificuldade de recrutar profissionais qualificados para o setor. Ele afirmou que, apesar da alta demanda, tem sido difícil atrair trabalhadores para um mercado que exige disponibilidade para trabalhar em horários que frequentemente coincidem com os períodos de lazer da maioria das pessoas.
Menezes ainda abordou a importância da experiência do turista para o sucesso do destino turístico. Para ele, a cidade precisa garantir que todos os aspectos da visita, desde a chegada até a alimentação, sejam de qualidade. “Cada vez mais falamos sobre a experiência do turista dentro da cidade. E essa experiência precisa ser interessante por completo. Não basta só ter um hotel legal. O receptivo, os aplicativos de transporte, tudo isso faz parte da experiência. E o restaurante, com certeza, tem um fator preponderante para que o turista tenha uma boa vivência e possa indicar Salvador, voltar à cidade. O papel do restaurante é essencial nisso”, explicou.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.