Concerto “Ponte Para a Comunidade” lança orquestras afrobaianas com participação de Russo Passapusso
Por Redação
O concerto Ponte para a Comunidade, que vai lançar oito orquestras afrobaianas, terá como convidado o cantor Russo Passapusso, da BaianaSystem. O projeto será apresentado ao público no dia 14 de novembro, às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador.
O concerto também contará com a participação da Orquestra Afrosinfônica, que será a base para as apresentações das afrobaianas das organizações Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Olodum, Malê Debalê, Banda Didá, Pracatum, Cortejo Afro e Grupo Étnico Cultural. Aberto ao público, os ingressos para o evento devem ser retirados na plataforma Sympla.
A participação de Russo levará ao palco a música “Batuquerê”, uma das faixas do novo trabalho da BaianaSystem. A música, de autoria de Russo em parceria com o maestro Bira, Antônio Carlos e Jocafi, foi gravada junto com o coral de alunos dos polos, na Igreja Rosário dos Pretos, no Pelourinho.
Além de cantar músicas do novo trabalho de sua banda, Russo divide a direção artística com o maestro Ubiratan Marques, criador da organização sociocultural Casa da Ponte, e Filipe Cartaxo.
“A Casa da Ponte é como um rio que desemboca no mar ali dentro do Pelourinho. Mostra a resistência de todos os movimentos que o maestro Bira já passou: o samba reggae como o futuro, as inovações, as transformações e mutações da música e da cultura baiana. Ali dentro tem sonhos fortes, potentes, de cada pessoa que sai de sua comunidade para tocar um instrumento. Virar um grande sonhador, e o sonho faz a gente cada vez mais renovar o espírito de entendimento do que a cultura pode transformar”, comentou Russo.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.