Descoberta de seis asteroides garante prêmio da Nasa a cinco estudantes de Salvador
Por Redação
A Nasa premiará, pelo segundo ano consecutivo, cinco alunos baianos do Colégio da Polícia Militar (CPM), unidade do Lobato, em Salvador. O prêmio, que será entregue em Brasília no dia 9 de novembro, reconhece a descoberta de seis asteroides feita pelos jovens.
Segundo informações do g1, os estudantes Júlia Rocha, Maria Clara Ribeiro, Larissa Vieira, Robert Figueiredo e Jeferson Nascimento analisaram os movimentos desses corpos celestes e, ao identificarem algum padrão específico, passaram a observar outras informações, como a magnitude, para emitir relatórios. Os estudos são realizados por meio de imagens captadas por telescópios extremamente potentes, enviadas aos alunos em formato de GIF, permitindo a análise dos movimentos dos asteroides em um aplicativo.
O projeto é desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com a Agência Espacial Americana, incentivando a identificação de novos corpos celestes com potencial de risco ao planeta. A iniciativa permite que qualquer estudante interessado contribua para a detecção e análise de asteroides.
Para o diretor do colégio, tenente-coronel da Polícia Militar Paulo José, a instituição busca incentivar os estudantes a ultrapassarem os limites do que é ensinado em sala de aula. “Identificamos nossa escola como um celeiro de talentos, então isso nos deixa muito felizes”, explicou ao g1.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.