Convidada pelo governo dos EUA, Luana Assiz representa a América Latina em programa de intercâmbio
Por Redação
A jornalista Luana Assiz, apresentadora da TV Bahia, afiliada da Rede Globo, foi convidada pelo Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro para participar do Programa de Liderança para Visitantes Internacionais (IVLP). Luana, que já está em solo europeu, será a única representante da América Latina no programa “Pesquisa e Investigação II Edward R. Murrow”, um dos mais importantes oferecidos pelo Departamento de Estado norte-americano.
Na última segunda-feira (16), Luana compartilhou sua empolgação nas redes sociais: “Começou hoje, aqui nos Estados Unidos, uma jornada riquíssima de trocas e aprendizados no intercâmbio voltado para jornalistas de 16 países. Albânia, Austrália, Azerbaijão, Iraque, Líbano, Nepal, Holanda, Nigéria, Paquistão, Qatar, África do Sul, Uganda, Ucrânia, Vietnã, Zimbábue e Brasil. Um programa dedicado ao jornalismo investigativo para o qual os participantes são nomeados. Não há aplicação. O critério: ter destaque nas suas respectivas áreas e países na garantia da democracia. Fui convidada pelo @consuladoeua.rio e estou feliz demais em estar aqui! Hoje, tivemos um encontro com o Ph.D. em Ciência Política, Mr. Stephen Farnsworth, sobre o federalismo e as eleições nos EUA”.
Durante três semanas, Luana e os demais jornalistas de diversas partes do mundo passarão por quatro cidades dos EUA — Washington DC, Tampa (Flórida), Sacramento (Califórnia) e Salt Lake City (Utah) — explorando o papel do jornalismo investigativo na sociedade norte-americana. O programa, realizado inteiramente em inglês, busca promover a troca de experiências entre profissionais brasileiros e norte-americanos e examinar questões críticas como corrupção, abuso de poder e o impacto das mídias sociais no jornalismo contemporâneo.
Os participantes vão discutir ainda a importância da ética nas investigações jornalísticas e também a responsabilidade dos jornalistas em fornecer informações ao público, além de abordar o impacto do jornalismo cidadão e as iniciativas para a verificação de fatos nas notícias.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.