Em clima de Paralimpíadas, 7ª edição da Maratona Salvador celebra atletas PCD
Por Redação
A 7ª edição da Maratona Salvador, que ocorrerá no dia 22 de setembro, a partir das 5h no Parque dos Ventos, incluirá categorias especiais para Pessoas com Deficiência (PCD), baseadas na classificação paralímpica. Os participantes serão avaliados por classificadores da Confederação Brasileira de Atletismo na véspera da prova.
Segundo Assis Júnior, diretor técnico da prova, a avaliação busca garantir maior competitividade entre os atletas PCD. “Essa classificação era feita só em São Paulo. Estamos trazendo para a Maratona Salvador a comissão paralímpica brasileira para avaliar esses atletas. Esse reconhecimento é muito bom e, a partir daí, vamos atestar que eles realmente são atletas de competições. A Maratona Salvador é considerada uma maratona ouro e, hoje, faz parte do ranking nacional, então o resultado vale também para competições fora do Brasil“.
Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo, comentou sobre a relevância das provas para PCDs no contexto atual das Paraolimpíadas de Paris. “Desde a primeira edição fomos procurados por esses atletas, fizemos juntos os primeiros regulamentos das provas e ela foi se aperfeiçoando ano a ano. São atletas dedicados ao treinamento e torna a nossa competição ainda mais brilhante“.
As categorias validadas incluem cadeirantes (três rodas, duas grandes e uma pequena), deficientes visuais (T11, T12 e T13) e amputados de membros inferiores (T42, T43 e T44), amputados de membros inferiores (T45 e T46) e deficiente visual (T20) e entre outras. Em 2023, 18 atletas PCD participaram, e neste ano o número subiu para 72.
As inscrições para a Maratona estão abertas até 15 de setembro e podem ser feitas pelo site oficial do evento.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.