Quadrinista soteropolitano lança Kairu-Edé, quadrinho que aborda futuro distópico e espiritualidade
Por Redação
Kairu-Edé - Guerreiro Fantasma, primeiro livro do quadrinista soteropolitano Darwiz Bagdeve participará de três eventos de lançamento em Salvador. Nos dias 14 e 15 de agosto, às 17h, nos Polos Criativos Boca de Brasa, no Centro Comunitário Mãe Carmem do Gantois e na Sede do Malê Debalê, em Itapuã. No dia 17 de agosto, será realizado na Mãe Carmem do Gantois e na Sede do Malê Debalê, em Itapuã, e no dia 17 de agosto, no mesmo horário, na Sala de Arte do Cinema do Museu, no Corredor da Vitória.
Escrita durante a pandemia, a obra, que leva o mesmo nome do protagonista, retrata um mundo em rota de destruição, com doenças, inundações e o avanço das tecnologias sobre a humanidade. E acompanha uma Salvador inundada por uma tsunami, em um tempo onde a Inteligência artificial suprimiu a memória social, em uma civilização com eminentes pandemias, um menino negro encontra na espiritualidade ancestral uma via de salvação.
O autor ressalta que Salvador vive um momento bastante propício na literatura de quadrinhos, a partir de uma ótica afrocentrada, mencionando alguns de seus conterrâneos, como Anderson Shon e Daniel Cesart, autores do livro “Estados Unidos da África”, Hugo Canuto, autor de “Contos dos Orixás”, Breu, autor de “O Mago Moderno”, e Dyo, autora de “Vade Retro”.
Darwiz Bagdeve também estará presente com Kairu-Edé no Festival de Cultura Japonesa Bon Odori, nos dias 30 e 31 de agosto e 1 de setembro, na Avenida dos Artistas (Artist’s Alley), no Parque de Exposições, e também na Festa de Arte e Literatura Negra Infanto Juvenil da Bahia, no dia 21 de setembro, no Pelourinho.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.