Ateliê Mão de Mãe vai inaugurar primeiro espaço físico da marca na Barra com evento para convidados
Por Manuela Meneses
“Minucioso” e “inovador". É assim que os sócios Vinícius Santana e Patrick Fortuna definem a Casa Ateliê Mão de Mãe, o primeiro espaço físico da marca baiana, que será sediado em Salvador. Idealizada com o objetivo de se tornar o mais novo hub de vendas e capacitação profissional, a unidade fica localizada no bairro da Barra, em uma construção dos anos 40, e tem como patrocinador principal o Instituto C&A.
“Esse projeto foi escrito em 2021. É um projeto que tem como objetivo montar a nossa primeira flagship, que é a nossa primeira loja, como a gente imaginou. Para além disso, no piso superior a gente vai ter toda a sede da marca - nosso escritório, nosso financeiro, nosso estoque, toda a parte operacional da empresa. A gente também vai ter uma sala de aula. Nessa sala de aula a gente vai aperfeiçoar toda a nossa cadeia produtiva. E no segundo ato a gente quer abrir para cursos profissionalizantes”, explicou Patrick Fortuna, sócio e diretor criativo da Ateliê Mão de Mãe durante a visita do BN Hall ao espaço.
Na inauguração, a marca soteropolitana ainda vai lançar uma mini cápsula com peças em linho e seda com duas estampas exclusivas desenvolvidas por Gabriel Azevedos.
Criada a partir da ideia visionária de Vinícius, a marca surgiu em meio a pandemia, em 2020, a partir do potencial observado do trabalho de sua mãe, a dona Luciene Brito, que criou solo seus quatro filhos com a arte de crochetar. Durante o processo de criação, Patrick se uniu ao projeto para levar mais força.
Superando a ideia inicial de levar uma renda extra para dentro de casa, o AMM ganhou uma vertente social ao passar desses quase quatro anos desde sua criação e conta atualmente com mais de 80 crocheteiras cadastradas, formada por mulheres negras e mães solos. A marca espera ainda esse ano abrir cursos para jovens a partir de 16 anos e pessoas da comunidade LGBT+ em situação de vulnerabilidade.
Durante o tour pela Casa, os sócios apresentaram o primeiro andar do espaço, onde funcionará a sede da empresa. O ambiente, fundado por volta de 1940, conta com projeto arquitetônico assinado por Marcos Rolim e decoração de Débora Mariano e busca preservar a sua identidade original.
“A gente optou por trabalhar tudo muito clean, tudo muito leve. A nossa roupa carrega muita textura, movimento, fluidez, cores, então a gente imaginou essa casa exatamente como ela está, toda branca e bege, com iluminação que não gritasse, que foi tudo muito flutuante, para que a gente conseguisse realmente se orgulhar do que a gente está apresentando”, descreveu Patrick.
O espaço está previsto para ser inaugurado nesta quinta-feira (25) com um evento para convidados reunindo grandes nomes da moda local e nacional, além de amigos da marca.
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