Pelourinho recebe cortejo de afoxés em manifestação que ressalta a cultura africana
Por Redação
Com mais de 30 grupos, um cortejo de afoxés vai acontecer nesta quarta-feira (20) no Pelourinho, em Salvador. O desfile integra o projeto “Afoxé Cultura Ancestral” e visa trazer reconhecimento cultural para as matrizes africanas.
O projeto, realizado pelo Grêmio Comunitário Cultural Olorum Baba Mi, conta com a iniciativa do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), que desenvolveu um plano de trabalho de salvaguarda dos desfiles de afoxés e visa o reconhecimento desse grupo. Reconhecido como patrimônio imaterial da Bahia por meio do Decreto nº 12.484 de 2010, o desfile sairá do Terreiro de Jesus e percorrerá as ruas do Centro Histórico, ressaltando a importância destas manifestações.
Nesta terça-feira (19), a culminância do projeto se deu através de um seminário, que ocorreu no Solar Ferrão, a partir das 14h. O evento contou com palestrantes, convidados e representantes dos afoxés, além de apresentações musicais e um coquetel com culinária afro-brasileira. Ainda durante a ocasião, uma mostra será aberta para o público, exibindo adereços de valor cultural para os afoxés. A mostra permanecerá no espaço por dois meses, com acesso gratuito.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.