Saboreando Culturas: Conheça 3 restaurantes árabes presentes na capital baiana
Por Beatriz Adamoli
A culinária é uma das formas de transcrever a cultura de um local ou de um povo, transmitindo através dos temperos e receitas tradicionais a ancestralidade presente em determinado continente, país ou estado. Em Salvador, o berço cultural do Brasil, onde várias civilizações se expandem, diversos pratos típicos de outras regiões se fazem presentes e despertam o interesse do público soteropolitano, unindo culturas e apresentando diferentes identidades. Pensando nisso, o BN Hall separou três restaurantes árabes presentes na capital baiana e que vão te fazer imergir um pouco na região.
FARID (@faridarabe)
Inaugurado em Salvador no ano de 2007, o restaurante Farid está localizado na área Boulevard Gourmet do Salvador Shopping, onde o estabelecimento procura trazer um ambiente aconchegante, com temperos tradicionais e modernos, preservando os costumes sírios e libaneses. Os carros-chefes da casa, apreciados pelos clientes, são as Esfihas, recheadas de carne ou ricota, Kibes fritos, Charutinho de Folha de Uva e Cordeiro Marroquino.
O empreendimento também possui diversas sobremesas, entre elas o Ataif de Nata e o Malabie - manjar árabe preparado com água de laranjeira e calda de damasco. O restaurante busca trazer para o público de Salvador um espaço aconchegante e moderno, refletindo este conceito também no cardápio.
ARABESQUE EMPÓRIO ÁRABE (@arabesque.emporio)
Para quem não dispensa um cenário marcado pela ancestralidade árabe, o Arabesque é o espaço ideal. O restaurante foi fundado em 1988 pela chef Zeina Chalhub, filha de libaneses que decidiu proporcionar a experiência do Oriente Médio para os soteropolitanos. O empreendimento, que está localizado no bairro da Pituba, ainda conta com pelo menos uma apresentação de dança do ventre por mês, realizada por bailarinas contratadas pelo estabelecimento.
Além da decoração e das atrações, o local apresenta um cardápio idealizado por receitas de família, passadas através de gerações, com ingredientes que buscam compor uma culinária afetiva e caseira. Os principais pedidos são os pratos tradicionais da gastronomia árabe, como o Kibe cru e frito, Coalhada, Pasta de Hommus Tahine e Rayhan, que além de grão de bico leva manjericão em sua composição, Falafel, Esfihas e o Terrine de Chancliche com Damasco.
Já no cardápio de sobremesas, o saboroso Bombom de Halawi é um grande destaque entre os clientes do Arabesque, coberto com chocolate e composto por recheio de gergelim. Outras opções são a Torta Egípcia, que não leva farinha de trigo, e o Creme Gelado de Avelã. Outro diferencial do restaurante é a venda de pães sírios para diversas panificadoras de Salvador.
CALIFA RESTAURANTE (@califarestauranteoficial)
Atuando há cerca de 36 anos no mercado, o Califa Restaurante tem sua gastronomia baseada em uma culinária mediterrânea autêntica e está localizado no Shopping Barra, na praça de alimentação. O empreendimento oferece para os clientes a opção à la carte, com pratos que podem ser conferidos no cardápio, ou um buffet a quilo contendo as principais delícias da casa para o público que está em busca de um serviço com uma maior praticidade.
Entre os destaques da culinária do estabelecimento, estão as Mini Esfihas abertas de carne ou de ricota com espinafre, a famosa Salada do Califa, composta por alface, grão de bico, cenoura, beterraba e molho rosé, e o Beirute, que consiste em um sanduíche de pão sírio que pode ser recheado com peito de peru, rosbife, presunto ou frango desfiado. O local também oferece sobremesas com ingredientes típicos dos países árabes, como o Beleua, massa folhada com recheio de nozes, e o Mamul, feito com tâmara.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.