“Um livro para chamar de meu”: conheça projeto de doação de livros para crianças elaborado pela escritora Márcia Mendes
Por Isabelle Santana
Ao observar a falta de acesso de crianças e adolescentes à literatura, a escritora baiana Márcia Mendes criou o projeto “Um livro para chamar de meu", visando a distribuição de exemplares para o público infantil e juvenil. Atuando com o projeto desde 2017, em Salvador e outros municípios baianos, a escritora - que também é professora da rede pública e mestre em ensino com foco em leitura e escrita - percebeu a carência do acesso aos livros literários atuando em sala de aula.
“O projeto foi tecido para responder ao desejo das crianças que não tinham livros em casa. Ao observar o que estava acontecendo, em 2017 escrevi o projeto cujo objetivo, a priori, era a doação de livros novos para crianças que, preferencialmente, não têm livros de literatura em casa. O livro acolhe a criança e a criança acolhe o livro! Para fortalecer essa troca eu conto histórias como estratégia também para mediar a leitura, foco do meu trabalho ao longo da vida profissional até o mestrado”, compartilhou Márcia Mendes em entrevista ao BN Hall.
Com a meta de realizar a doação de mil livros novos por ano, o projeto já doou mais de 1.600 exemplares, sendo 701 somente no ano passado. Apesar da proximidade com o universo literário durante a vida adulta, a autora destaca que não teve acesso aos livros durante a infância: “não cresci entre livros, em casa não havia nenhum. Fez falta esse abraço mesmo tendo acesso às histórias contadas”.
“O projeto ainda é pequeno, mas já faz diferença para quem nunca abraçou um livro novo. Quando uma criança é estimulada a amar os livros tem a chance de tomar para si os diferentes mundos que habitam nas histórias”, compartilhou Márcia.
Autora de livros como “Maria Felipa: Força e Poesia”, “Histórias de lá e de cá”, “Quem é amora?”, "Dandara, cadê você?”, Márcia Mendes também fomenta a doação de livros a partir da venda de seus exemplares. De acordo com a baiana, a cada livro vendido um novo é doado para o projeto. Para auxiliar na arrecadação de livros, a escritora também conta com a colaboração de outros autores, além da parceria com editoras.
“Quem quiser contribuir pode doar livros novos para o projeto, comprar os livros da autora, pois para cada livro comprado outro livro novo será doado, divulgar o projeto, convidar a idealizadora para participar de palestras, oficinas e contação de histórias”, contou.
Márcia ainda revela que participa de festas literárias, encontros em bibliotecas, escolas, oficinas literárias, prosa com a autora, contação de histórias, palestras, curadorias e outras atividades literárias como parte do processo de divulgação do seu trabalho e fomento da literatura infantil. Para conhecer mais acerca do trabalho realizado por Márcia Mendes ou manter contato com a autora, acesse @escritoramarciamendes.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.