Beleza da Noite: Telefilme ambientado em Salvador estreia na TV Bahia e Globoplay
Por Redação
Estreia no dia 20 de novembro, às 23h, o telefilme Beleza da Noite, ambientado no bairro da Liberdade, em Salvador, e narra uma história que revela os resquícios do racismo estrutural na mente das crianças negras.
No meio desta história está Michellini (Larissa Luz), uma babá que quando vai comprar uma boneca de presente para a filha de sete anos, Suellen (Mayana Aleixo), percebe que a menina prefere uma boneca branca. Michellini se questiona sobre a beleza negra e as amigas Lulu Danada (Fernanda Silva) e Jaqueline (Véu Pessoa) a convencem de participar do Concurso da Beleza Negra do Ilê Aiyê, com o objetivo de transformar a visão da filha sobre a estética negra.
Para o roteirista, Gildon Oliveira, é sempre um desafio buscar por um espaço de autoria dentro de uma estruturação racial que condiciona os negros à margem. “Sendo escritor negro do interior do Estado da Bahia, tive que criar minhas oportunidades de estudo e trabalho para aprimorar o meu ofício. A criação de Beleza da Noite é resultado desses investimentos e da formação de um repertório sensível com objetivo maior de provocar reflexões sobre diversidades e emocionar uma audiência com histórias simples, mas de grande força dramática e apelo emotivo”, afirma.
“O fato do telefilme Beleza da Noite ser a primeira produção baiana a ser aprovada neste programa da Globo Filmes em parceria com a TV Bahia, que promove a expansão e regionalização da teledramaturgia, expõe narrativas que podem contribuir para modificar imaginários e consequentemente potencializar artistas que são minorizados, incentivando redes, alavancando carreiras, legitimando um fazer artístico que é potente porque difere”, destaca o roteirista.
A obra é uma produção regional, por isso a diretora do filme, Dayse Porto celebra “a possibilidade de todos nós profissionais baianos e baianas e ou residentes na Bahia, juntar suas trajetórias, experiências e sensibilidades a serviço desta história. Não é fácil colocar uma obra baiana em veículos de tão grande acesso. Fico muito feliz que seja com este filme, com essa abordagem!”. Dayse também é idealizadora da Movida Conteúdo.
O telefilme é dirigido também por Cecília Amado, e é uma realização da Globo Filmes e Movida Conteúdo, com apoio da TV Bahia. A produção estreia após o Fantástico, dentro da programação da TV Bahia. Logo depois estará disponível no Globoplay gratuitamente. Para acessar basta fazer o cadastro na plataforma.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.
