Expo Carnaval movimenta Centro de Convenções Salvador com 1º dia de evento
Por Alexandre Brochado / Sanny Santana
A abertura da Expo Carnaval foi celebrada na manhã desta sexta-feira (14), no Centro de Convenções Salvador, e foi marcada pela presença do prefeito Bruno Reis, artistas, personalidades e empresas do setor de eventos.
"Salvador tem investido muito na atração e realização de eventos para estimular o turismo de negócios. [...] Um equipamento como esse, que a cidade necessitava, de um Centro de Convenções, o que tem gerado e incrementando de oportunidades de renda e de negócios na nossa economia. Salvador vem fazendo um esforço grande para ter uma cidade organizada, uma cidade zeladora, com seus trechos de orla praticamente todos requalificados, por outro lado recuperando seu patrimônio artistico e cultural. Nós somos a capital da música e hoje temos o Museu da Música, somos a capital da criatividade e temos o pólo de economia criativa. Estamos estipulando, principalmente, que nós temos um dos principais ativos nossos, que são os eventos, e estamos realizando grandes eventos na cidade. Anunciamos recentemente o Festival Virada. [...] Salvador vê nos eventos a oportunidade de girar a nossa economia", declarou o prefeito durante sua fala no evento.
Entre os presentes, estão a jornalista Camila Marinho, que participou como mestre de cerimônia; a secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Andréa Mendonça; o presidente da Empresa de Turismo de Salvador, Isaac Edington; a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Pâmela Mirela; a secretária de Patrimônio Cultural e Turismo de Olinda, Gabriela Lyra; o secretário municipal de São Paulo, Rodolfo Marinho; e o diretor de Carnaval da cidade de São Paulo, Tiago Lobo.
Nesta sexta (14), o evento contará ainda com a apresentação de Alceu Valença e o lançamento do projeto Timbaladies, com participação de Carlinhos Brown. Criada em homenagem aos 30 anos da Timbalada, a banda é formada pelo trio de ex-cantoras do grupo, Paula Sanfffer, Patricia Gomes e Amanda Santiago.
O evento conta com uma feira com intervenções musicais, tendo a participação de atrações das principais cidades carnavalescas do país, como os blocos afros soteropolitanos Ilê Aiyê, Muzenza, Cortejo Afro e Malê de Balê e o afoxé Filhos de Gandhy, a Escola de Samba Mancha Verde (SP), Nação do Maracatu Aurora Africana (Recife e Olinda), banda de rua Babadan (Belo Horizonte) e a Escola de Carnaval (Brasília).