Com 40 horas de programação, Feira do Livro Infantil acontece de 12 a 15 de outubro
Por Redação
O Shopping Barra recebe, entre os dias 12 e 15 de outubro, a 2ª Feira do Livro Infantil de Salvador (FLIS), com 40 horas de programação gratuita com participação de autores, conversas literárias, saraus, oficinas, contação de histórias, apresentações de teatro, música e intervenções artísticas.
Com o Sarauzinho da Calu, Auritha Tabajara, Rafaela Ferreira, VJ Suave, Lilica Rocha, Emília Nuñez e Cássia Vale estão na programação do evento. Auritha Tabajara, inclusive, é a primeira mulher indígena a publicar livros em cordel no Brasil. A escritora natural de Ipueiras, no Ceará, traz uma proposta de atividade divertida com dança, contação de histórias, cordel e brincadeiras indígenas.
Muito além de conversas sobre livros, a sustentabilidade e proteção ambiental serão bastante abordadas na feira. A instalação Floresta Encantada, do duo paulista VJ Suave, por exemplo, convida as crianças a entrarem no universo da Floresta Amazônica de forma interativa. Na oca de realidade virtual, os pequenos têm contato com onça, personagem indígena e toda a diversidade da fauna e flora brasileira.
Outra atração que aproxima o público do universo dos povos originários é a Cia. Cazumbá das Máscaras, com o espetáculo cênico-musical Lá Dentro da Mata Tem. A partir da técnica de animação de objetos, o grupo abre para adultos e crianças as portas do universo imaginário dos saberes da mata.
O público ainda contará com a oficina Meu Boneco Ecológico, da artista plástica e arte-educadora Annia Rizia. A partir do cultivo de um boneco feito com alpiste e serragem, ela propõe despertar a curiosidade e o interesse do público infantil para o desenvolvimento das plantas.
"Temos que educar as crianças para as questões que nos afligem. A proteção ao meio ambiente e aos povos originários são temas com muita importância. O aquecimento global vai trazer, no futuro, grandes consequências para a Humanidade. Quem pode reverter esse cenário? As crianças. Precisamos educá-las a olhar para a preservação do meio ambiente, para que tenhamos um mundo onde ele seja a solução", destaca o idealizador da FLIS e pai de gêmeos, Igor Cayres, também produtor do Percpan.
Corpo gordo em pauta
Para além da sustentabilidade nas florestas e o combate ao aquecimento global, outros temas importantes entram em pauta, como a gordofobia na infância. As questões do corpo gordo ganham voz com a atriz e educadora carioca Rafaela Ferreira, que atualmente está em “Poliana Moça”, no SBT, já passou pela TV Globo, em “Malhação ID”, e pela Record, em “Rebelde”. Prestes a lançar um livro, Rafaela participa de um bate-papo na FLIS com o ator e escritor Deko Lipe e a jornalista Naiana Ribeiro.
“A mensagem que trago para pais, mães e todos os agentes participantes do desenvolvimento infantil é que tenham uma escuta maior, um olhar atento. Deixem suas crianças conectadas por um livro, alimentem a ação de opinar, de escutar e tragam elas para colocar a mão na ‘massa’, na natureza. O livro é a melhor maneira de trazer a liberdade da imaginação e da criatividade”, convida a curadora da FLIS, Julia Barros.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.