Horto Boulevard vai garantir segurança, lazer e comodidade ao bairro; conheça projeto
Por Rebeca Menezes
O novo projeto urbanístico de Salvador, o Horto Boulevard, vai trazer mais comodidade e lazer para os moradores e visitantes do Horto Florestal. E as modificações que serão feitas incluirão o que há de mais atual no mercado, englobando desde medidas sustentáveis até propostas de convivência outdoor.
O anúncio oficial foi feito pelo prefeito Bruno Reis, durante uma solenidade realizada na noite da quarta-feira (21), no Estacionamento do Almacen Pepe do Horto Florestal. O projeto foi idealizado para fazer uma intervenção e requalificação urbanística no bairro do Horto Florestal, por meio de restauração da Rua da Sapucaia, da Rua do Cedro e de parte da Avenida Santa Luzia, além da construção de novas praças e entrega de novos mobiliários urbanos. Após a conclusão, a ideia é que alguns trechos sejam fechados aos fins de semana para caminhadas e esportes ao ar livre.
“A ideia do Horto Boulevard, o conceito dele, é a gente fazer uma intervenção, no bairro aqui do Horto, nessa área de baixo que hoje é um canteiro de obras. Estão saindo vários empreendimentos interessantes de vários perfis. Inclusive, a ideia é a gente trazer mais verde pro Horto e trazer mais rentabilidade e, consequentemente, mais segurança. E, enfim, dar uma melhor qualidade de vida e além disso maior valorização também para esses imóveis que estão saindo aqui”, destacou Leopoldo Leão, da Leão Engenharia ao BN Hall.
O Bloom Horto Florestal, empreendimento da Costa Andrade, Franisa e Leão Engenharia, é um dos patrocinadores do Horto Boulevard, que investiu para melhoria do endereço onde será construído o empreendimento.
“O Horto Boulevard segue todas as novas tendências de urbanismo das melhores cidades do mundo. Além do verde e das praças de convivência, o projeto contempla uma nova pavimentação para as ruas, mobiliário sustentável e todo o esforço para estimular uma convivência outdoor e o compartilhamento das ruas com pedestres. Sem dúvida, um marco de melhoria de qualidade de vida para todos os moradores", explicou Leopoldo.
Durante a entrevista, Leão afirmou ainda que existe uma ideia de levar este mesmo conceito para outros bairros da capital. “A gente tem conversas já com a prefeitura nesse sentido. Dos incorporadores que estão aqui no Horto Boulevard, a maioria é baiana - isso também é um prazer dizer, essa nossa união dos incorporadores baianos. E temos interesse, sim, talvez Caminho das Árvores, talvez outros bairros que tenham esse perfil também”.
No próximo dia 26 de setembro (segunda-feira), o Bloom Horto Florestal, que já está com as suas vendas avançadas, receberá todos os proprietários no seu stand de vendas, para apresentar o projeto do Horto Boulevard.
UNIÃO DE EMPRESÁRIOS
A iniciativa do projeto urbanístico Horto Boulevard partiu de um movimento organizado por empresários de variados setores da região que comandam empresas como a Amorim Barreto Empreendimentos, Capa Concepts, Grupo Civil, Costa Andrade, Dona Empreendimentos, Franisa, GVF Empreendimentos, Inova Empreendimentos, Leão Engenharia, Almacen Pepe, MVL Incorporadora, Pelir Engenharia, Prima Empreendimentos, Acciona, Santa Helena Construção e SBR Empreendimentos.
Cláudio Cunha, presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi), que esteve presente no evento de lançamento, participou dos momentos iniciais do projeto e assegurou que a conversa sempre existiu em prol da melhoria da cidade. “Aqui no Horto a gente teve a oportunidade (...) de resgatar justamente essa interação entre o passeio público, entre você viver a sua cidade, usufruir dela e integrar com a sua moradia. Hoje, o Horto tem segurança, já possui infraestrutura, tudo isso graças ao diálogo e às modificações que nós conseguimos junto ao ex-prefeito ACM Neto na mudança do novo PDDU [Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano]. O reflexo está na consolidação dos novos empreendimentos e integrando eles a nossa cidade e a toda comunidade local”, declarou.
Saiba mais sobre o Horto Boulevard: