Pré-estreia de documentário sobre Maria Bethânia é marcada por sucesso e emoção
Por Rebeca Menezes / Sanny Santana
A pré-estreia do documentário 'Maria - Ninguém sabe quem sou eu', sobre Maria Bethânia, já mostrou o sucesso que fará - e que já está fazendo. Com ingressos esgotados, 3 mil pessoas tiveram o prazer de assistir o filme biográfico antes que chegasse, oficialmente, aos cinemas brasileiros.
Apenas três cidades de todo o Brasil foram agraciadas com a pré-estreia: São Paulo, Rio de Janeiro e, é claro, Salvador, capital da terra-natal de Bethânia. No território baiano, a produção chegou ao Cine Metha Glauber Rocha, em quatro sessões esgotadas, contando com a presença do diretor do filme e jornalista, chefe de redação da GloboNews, Carlos Jardim, que acima de tudo é um grande fã da artista.
O BN Hall esteve presente neste grande momento. Com salas lotadas de fãs e admiradores, as sessões reafirmaram "a força de Bethânia", nas palavras do próprio Jardim. A nós, o diretor não escondeu que, apesar das inúmeras entrevistas e reportagens com a cantora, o nervosismo foi inevitável no momento em que iniciou seu documentário.
"Falar com Bethânia é sempre muito importante. [Falei] no camarim como fã, outras vezes que entrevistei como jornalista, agora você sentado com um longo depoimento... eu estava nervoso, tive que respirar fundo, mas ela foi muito generosa e muito delicada, ela facilitou muito para mim", contou o jornalista, que é fã da cantora desde os seus 15 anos de idade. Hoje, ele tem 59.
Muito além de mostrar suas obras e carreira, a fama do rigor de Maria Bethânia não foi deixada de lado no documentário. "Ela é muito rigorosa, ela mesma fala no filme. É porque ela precisa disso para o trabalho ser perfeito, mas não existe essa coisa de ser intratável como muita gente pensa", explicou.
"Acho que as pessoas vão entender mais, porque é uma conversa longa, tem tempo para desenvolver e aprofundar, então as pessoas vão conseguir entender o processo criativo, como ela chega às escolhas que ela fez. As pessoas têm a oportunidade de conhecer mais a fundo a Bethânia", completou.
Aos que ainda pretendem assistir ao documentário, um pequeno spoiler: está cheio de imagens exclusivas (ou quase desconhecidas). Para Jardim, não foi fácil escolher as imagens que usaria no filme. Foram milhares de materiais vindos de um grande acervo da emissora Rede Globo e da afiliada TV Bahia.
"Foi dureza. Achei muito material bom, fiquei com o coração partido. Quem sabe não faço uma parte dois?", brincou. O diretor explicou que, diante de uma infinidade de imagens, priorizou, é claro, o material inédito.
"Foi uma pesquisa grande atrás de material, priorizei ensaios e shows porque aí as pessoas não tiveram acesso, tentei levar ao público o material menos conhecido", contou.
Carlos Jardim ainda falou um pouco sobre o seu livro 'Ninguém Sabe Quem sou eu (a Bethânia Agora Sabe!): as Loucuras de um fã Para Conquistar sua Diva'. A obra conta como o jornalista, em sua adolescência, conheceu Bethânia, relata a aproximação como fã, indo ao camarim da artista, até chegar o momento de entrevistá-la, já como jornalista.
Além disso, fala sobre os bastidores do seu documentário e o grande momento para Jardim: o dia em que ele assistiu a um show de Bethânia diretamente do palco, onde pôde fazer imagens que mais tarde seriam usadas no filme biográfico.
CINE METHA GLAUBER ROCHA
O documentário sobre Maria Bethânia ter sua pré-estreia no Cine Metha Glauber Rocha foi uma honra mútua. As duas obras de grande valor cultural e histórico se juntaram e fizeram felizes tanto Carlos Jardim, o diretor do filme, como Cláudio Marques, diretor do cinema.
"Estou super feliz de estar sediando no Cine Metha Glauber Rocha esse novo filme sobre Maria, com a Maria. Fiquei muito emocionado quando me mostraram [o filme] pela primeira vez, falei com o diretor, abri as portas da casa e ele também ficou muito contente pela localizaçao, por ser um cinema histórico, de frente para Baía de Todos-os-Santos, o que tinha tudo a ver com o espírito do filme. Acho que foi uma junção muito bonita", afirmou Marques.
Intercalando shows, bastidores, fotos, especiais momentos da carreira e fatos sobre sua vida pessoal, 'Maria – Ninguém sabe quem sou eu' estreia nesta quinta-feira (1º) em 17 cidades brasileiras e com quatro sessões diárias no Cine Metha Glauber Rocha.