Cafeteria baiana é eleita a 14ª melhor da América do Sul
Por Redação
A cafeteria baiana Do Coado ao Espresso, conhecida como DCAE Cafeteria, conquistou um lugar entre as melhores da América do Sul. O estabelecimento, localizado na Pituba, em Salvador, ficou na 14ª posição no ranking The South America’s 100 Best Coffee Shops 2026 e também aparece como a terceira melhor cafeteria do Brasil na lista.
A premiação reuniu mais de 4.200 cafeterias de diferentes países sul-americanos durante o processo de seleção. De acordo com a organização, a classificação combina a avaliação de um painel de especialistas, responsável por 70% da pontuação, e a votação do público, que corresponde aos outros 30%.
Entre as brasileiras, apenas 12 cafeterias alcançaram pontuação suficiente para integrar a lista das 100 melhores. O resultado amplia a trajetória de reconhecimento da DCAE, que, em novembro de 2025, foi eleita Torrefação do Ano Brasil 2025 durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte.
Fundada por Flávio Camargos, Matheus Maciel e Nayara Chaves, a marca nasceu como uma torrefação especializada em cafés especiais e, posteriormente, passou a contar com uma cafeteria na Pituba.
Para Flávio, a nova conquista reforça o trabalho desenvolvido pela equipe e a força do café especial produzido e trabalhado na Bahia. “Estar entre as 100 melhores cafeterias da América do Sul e chegar à 14ª posição é uma conquista enorme. É especialmente significativo porque estamos falando de uma avaliação que reúne milhares de cafeterias e envolve diferentes países. Mostra que estamos conseguindo levar para a xícara, dentro da nossa cafeteria, todo o cuidado, a técnica e a dedicação que já fazem parte do nosso trabalho na torrefação”, celebrou.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.
