Livro que conta a história de Edza Brasil é lançado em Salvador; confira
Na noite da última quinta-feira (11), a livraria Leitura, no Salvador Shopping, foi cenário do lançamento do livro “Edza”, escrito pela jornalista Jacqueline Moreno no verão deste ano. Ao longo de suas 95 páginas, a obra reúne momentos importantes da vida da farmacêutica e empresária Edza Brasil, personalidade à frente da Singular Pharma. O evento recebeu a presença de muitos convidados, entre amigos, familiares e admiradores da história da personagem principal, que fizeram fila para garantir os autógrafos das anfitriãs.

Nascida no sertão baiano, no município de Paramirim, Edza contou, em entrevista exclusiva ao BN Hall, que a ideia de lançar um livro com sua história partiu de seu filho Bruno, há muito tempo. Após se tornar professora em sua cidade natal, ela conseguiu uma oportunidade de se mudar para Salvador e ingressar no curso de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Eu nunca imaginei chegar onde eu cheguei. Quando eu saí do interior da Bahia, eu queria ter o melhor lugar ao sol. Eu vim de uma família de catorze filhos, eu era décima terceira e de uma família bastante humilde, bem simples e o nível universitário era difícil”, declarou.
A obra tem como fio condutor uma bicicleta, item bastante importante na história pessoal e profissional da empresária e, uma paixão em comum com a escritora Jacqueline. “Foi uma grata surpresa porque eu não conhecia a Edza e fui convidada pra contar uma história da vida dela. A experiência que eu tive primeiro foi falando com os filhos, depois eu tive que conversar com ela em primeira mão”, iniciou a jornalista. “Eu vi que a gente tinha um caminho a seguir, que era a bicicleta (…). E isso me levou a outros lugares imaginativos contando a história entrelaçada com outras narrativas de pessoas da família, amigos de infância. Então, o livro acabou sendo várias vozes sendo faladas e eu aproveitei todas as falas para contar a história de Edza. Eu acredito que consegui traduzi-la”, pontuou.


Na entrevista, a farmacêutica afirmou que sua trajetória tem inspiração na matriarca da família. “Uma mulher que foi muito lutadora, que criou vários filhos e que sempre disse: ‘o conhecimento é a chave de tudo’. Ela era semianalfabeta, só sabia escrever mal o nome dela e ela sempre dizia: ‘minha filha estude, estude, estude!’. Foi isso que eu fiz e faço até hoje. Não, não tenho medo do conhecimento e sempre me cerco de pessoas que sabem mais do que eu”, lembrou Edza.
Ainda segundo a empresária, o objetivo deste livro é contribuir com o crescimento de outras mulheres. O texto possui revisão de Christiane Piloto, capa e diagramação de Márcio Schalinski. O livro está sendo vendido na livraria Leitura de Salvador e na Singular Pharma, localizada na Avenida Paulo VI, além do formato online como eBook para Kindle na Amazon, por R$ 9,90.

..jpg)
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.
