Autos e Motos: Honda apresenta novo Civic com motor híbrido
A Honda ficou sem seus principais veículos durante alguns meses no Brasil. O sedã Civic saiu da linha de produção temporariamente e deixou os clientes Honda sem a opção do sedã médio da marca japonesa no mercado nacional. Enfim, o Honda Civic voltou. E voltou mais bonitão e cheio de equipamentos.
A chegada da 11ª geração do Civic representa um salto à frente em termos tecnológicos e construtivos. O maior rival é o outro japonês Toyota Corolla, líder entre os sedãs médios no mercado brasileiro.
O novo Civic Híbrido é um automóvel nascido para superar as expectativas dos clientes mais exigentes. O sedã da Honda tem preço sugerido de R$ 255.900 no mercado baiano. De acordo com Ismael Oliveira, diretor da Imperial Honda, a fabricante japonesa limitou inicialmente a venda do Civic 2023 para as concessionárias de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Curitiba, Recife, Salvador, Fortaleza e Manaus. Em seguida, segue para todo o País.
O Civic tem um conjunto de motores formado por um propulsor 2.0 aspirado a gasolina e outros dois elétricos. Um deles atua como gerador, transformando a energia cinética do propulsor aspirado em elétrica. O sistema abastece uma pequena bateria de 1 kWh posicionada logo à frente do eixo traseiro. Já o outro recebe essa energia e envia para as rodas. Funciona como um motor de tração.
A engenharia da Honda criou uma carroceria de estilo mais moderno com três volumes bem definidos, que transmite sensação de eficiência dinâmica coerente com a performance real. Na parte interna, destaca-se a horizontalidade do painel. Há uma tela de TFT colorida de 10,2 polegadas e o console central inclui porta-copos ao lado das teclas de comando da transmissão e uma ampla área para acomodar smartphones de todos os tamanhos e recarregá-los sem necessidade de cabo. Os bancos dianteiros contam com sistema de estabilização corporal.
De acordo com o Inmetro, o novo Civic faz 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada. O porta-malas do Civic Híbrido tem 495 litros, um dos maiores em seu segmento.
O Civic Híbrido é um sedã mais moderno e traz diversos equipamentos e tecnologias. Entre eles, estão os bancos dianteiros com múltiplos ajustes elétricos para motorista e passageiro e estabilizador corporal, chave com partida remota do motor, central multimídia de 9 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado dual zone com difusores frontais camuflados, painel digital com 10,2 polegadas, banco traseiro com encosto rebatível, carregador sem-fio para celular, difusores de ar e portas USB iluminadas na traseira, teto solar e limpadores de para-brisas inteligentes.