Arquitetando: Repaginada, palha indiana ressurge cheia de bossa, novas tramas e cores
Existem materiais que são um verdadeiro convite para revisitar o passado e todos aqueles lugares que acolhem o nosso coração. Um deles é a palha indiana que, com suas tramas e amarrações, salpicaram de beleza a história de muita gente. É só remexer o baú de memórias para dar de cara com a palhinha nas cadeiras de jantar e namoradeiras, de tantas casas de avós e mães espalhadas pelo país.
A diversidade de tons, curvas e formatos da palha indiana deixa as criações elegantes (Foto: Pinterest)
A estante de madeira ganha charme e requinte com detalhes de palha indiana (Foto: Pinterest)
Esse é aquele revestimento capaz de trazer aconchego e remeter à natureza, já que, na maioria das vezes é feito da haste do rattan, uma planta da família das palmeiras, de origem africana e asiática, muito comum na Índia e na Indonésia. Essa matéria prima, também utilizada na confecção de cestos, voltou a ser destaque nos últimos anos, reaparecendo em diversas peças, a exemplo de sofás, almofadas, mesas, poltronas e cabeceiras. A diferença é que, agora, essas peças ganharam design contemporâneo sem perder o charme vintage, fazendo reacender a paixão pela palha indiana.
A junção da madeira, com a palhinha indiana e o estofado na cor azul na cadeira dá o tom da modernidade e sofisticação para o ambiente (Foto: Ovo)
Mas é importante lembrar que ela já faz sucesso há milênios, desde os faraós egípcios às princesas peruanas e guerreiros tibetanos, uma vez que pesquisas dão conta de que esses povos já utilizavam elementos dessa peça artesanal. Aqui no Brasil, ela chegou no século XVIII, fazendo com que o material, antes considerado um artigo de luxo, se popularizasse e invadisse as casas brasileiras, tendo como auge, as décadas de 50 e 70.
Esse clássico pode ser utilizado hoje em praticamente todos os cômodos da casa, proporcionando leveza, versatilidade e sofisticação, com a diferença de estar totalmente repaginado. É que agora há um leque de opções para inovar na decor com tramas em palha sextavada, quadrada ou toda fechada. A diversidade de tons, que varia entre beges, marrons e preto, deixa as criações mais elegantes, com curvas e formatos que, ao contrário dos modelos rebuscados de antigamente, são mais limpos e modernos. A produção também mudou e é fácil encontrar modelos em palha sintética, com a vantagem de serem mais resistentes e acessíveis.
As banquetas e os móveis com a palha indiana dialogam em plena harmonia, trazendo leveza para o ambiente (Foto: Pinterest)
Merecem destaque as peças decorativas com tramas que fogem do convencional, como luminárias, biombos e portas de mobílias que, com a palhinha, dão um toque de delicadeza e de luxo aos ambientes. Os móveis soltos, como mesas de centro, não passam despercebidos e ganham outro status, com o uso da dessa matéria-prima.
Luminárias com palha indiana proporcionam um ar natural ao ambiente (Foto: Revista Ambientes CE)
Acolhimento total no ambiente de dormir com a união de tons da madeira e da palhinha (Foto Pinterest)
Seja como for, optar pela palha indiana é o mesmo que ter versatilidade, charme e apelo afetivo na decoração, com o plus de temperar o ambiente com um pouco de brasilidade. Sim, porque depois de tanta história e presença na nossa cultura dá até para pedir licença aos asiáticos e dizer com jeitinho e peito cheio, que ela já virou um bem nacional.
Para provar a versatilidade da palha indiana, a banqueta com encosto com esse material faz toda a diferença (Foto Pinterest)
Repaginadas, a palha indiana também permite uma decoração retrô com uma pincelada de modernidade (Foto: Raiana-Medina).