Mercado Livre inaugura centro de distribuição em Simões Filho com estrutura inédita na Bahia
O Mercado Livre inaugurou em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, um novo centro de distribuição que amplia a operação logística da empresa no Nordeste.
O empreendimento foi desenvolvido pela Lyon Capital, em parceria com o fundo imobiliário Pátria, e teve execução da QPC Engenharia. Mais de 2 mil profissionais participaram da obra, que utilizou métodos industriais para reduzir o tempo de entrega e o volume de resíduos gerados durante a construção.
O galpão tem 86 mil metros quadrados de área construída e 160 docas. É o primeiro da Bahia a contar com BTS climatizado, sistema que melhora o controle térmico e contribui para a eficiência energética do espaço.
Segundo Hassan Luedy, sócio-diretor da QPC Engenharia, o modelo construtivo industrializado permitiu acelerar as etapas do projeto.
“O método construtivo foi industrializado, com toda a estrutura pré-fabricada, o que garantiu a velocidade na entrega e a redução de resíduos no canteiro de obras, que podem chegar a 80% menos resíduos”, afirmou.
A construção foi concluída em um período de 10 meses. De acordo com Luedy, o prazo foi considerado desafiador por causa das condições climáticas e da necessidade de integração com as concessionárias locais.
“O fator tempo foi o grande teste da execução. A capacidade da equipe em gerenciar a obra e lidar com fatores adversos, como as chuvas, além da interlocução com as concessionárias de água e energia, foram fundamentais para entregar o projeto sem atraso”, disse.
