Autos e Motos: Jeep Commander com carimbo de alta performance
A Jeep tem um portfólio enxuto de veículos produzidos no Brasil. Hoje são três - Renegade, Compass e Commander feitos em Pernambuco - e, partir do ano que vem, chega o SUV compacto Avenger que será produzido na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro. O mais bem equipado é o Commander, SUV maior para até sete pessoas, incluindo o motorista.

A marca americana controlada pelo Grupo Stellantis tem uma leque de versões. Um deles é o Commander Blackhawk, configuração recheada de equipamentos de conforto e tecnologia. Por sinal, a Jeep garantiu um carimbo de desempenho no Ranking Folha Mauá 2025. É um certificado de performance com desempenho no 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos, de acordo com a medição feita pelo Instituto Mauá, dentro da categoria “SUVs médios a gasolina ou flex”.
O Commander Blackhawk vem equipado com o motor Hurricane 2.0T, de 272 cv, atingindo a velocidade máxima de 220 km/h. Tem tração 4x4, com reduzida e seletor de terrenos, tecnologia de condução semi-autônoma de nível 2 e 5 anos de garantia de fábrica.

O modelo 2026 do Commander tem conjunto óptico com faróis com assinatura em LED redesenhados, além de novas grades frontais, destacando as tradicionais sete fendas da Jeep. Traz ainda novo para-choque dianteiro, lanterna traseira com iluminação em LED contínua e rodas exclusivas em todas as versões.
Honda faz recall da Africa Twin
O recall é um serviço para ajustar problemas de fabricação. É uma prática da indústria automotiva para preservar a segurança dos ocupantes. A japonesa Honda anunciou a convocação dos proprietários do modelo CRF 1100L Africa Twin, ano modelo de 2021 a 2024, para a realização do reparo e substituição do interruptor do punho esquerdo.
O comunicado indica que algumas unidades podem apresentar falhas no interruptor do punho de comandos esquerdo, impedindo o acionamento da buzina e/ou a alternância entre o farol alto e baixo. O não acionamento da buzina ou a não alternância entre o farol baixo e alto, segundo a Honda, poderá colocar em risco a segurança dos ocupantes da motocicleta e/ou a terceiros, além de afetar a legislação de trânsito.

O não acionamento da buzina ou a não alternância entre o farol baixo e alto poderá colocar em risco a segurança dos ocupantes da motocicleta e/ou a terceiros, além de afetar a legislação de trânsito. O serviço é gratuito na rede de concessionárias da Honda em todo o País.
Bajaj apresenta a Dominar NS400Z
As marcas chinesas estão também no setor das duas rodas no Brasil. A Bajaj apresentou o sexto modelo de seu line-up nacional: a Dominar NS400Z. A motocicleta é produzida na fábrica da marca em Manaus (AM) e a linha Dominar 400 já acumula mais de 18.300 unidades emplacadas desde o lançamento — sendo 8.700 apenas em 2025 — e agora ganha reforço com a sua irmã mais jovem.

A Dominar NS400Z tem dimensões mais compactas e design inspirado nas esportivas urbanas. A novidade foi criada para atender o público que reconhece o custo-benefício da linha 400, mas buscava um modelo ainda mais jovial e arrojado, alinhado ao estilo de vida urbano e esportivo.
A Bajaj do Brasil usa o motor da D400, um monocilíndrico DOHC, de 4 tempos, refrigerado a líquido, com 373,27 cm³ de cilindrada —, mas recalibrado para oferecer os mesmos 40 cv a 8.500 rpm e 3,57 kgf.m de torque a 7.000 rpm. Tem rotações mais baixas e funciona com o câmbio de seis marchas.
A Dominar NS400Z possui um conjunto ciclístico com chassi perimetral, suspensão dianteira invertida (USD) de 43 mm, monoamortecedor com Nitrox na traseira e freios com ABS de duplo canal. As rodas de liga leve, calçadas com pneus sem câmara (110/70 17 na dianteira e 140/70 R17 na traseira), garantem aderência na pista.
ACELERADAS
SUV DA VOLKS - O Taos surge renovado no modelo 2026. A Volkswagen traz agora o SUV médio Taos do México, sendo produzido agora na fábrica de Puebla. Antes feito na Argentina, o Taos vem com o logo iluminado na traseira. Acompanhado do light strip que conecta as novas lanternas traseiras, o emblema da VW acende em vermelho. O novo Taos vem com o motor 250 TSI, de 150 cv de potência e 25,5 kgfm, auxiliado pelo novo câmbio de oito velocidades. Tem um conjunto de freios a disco nas quatro rodas – essas que são de 19 polegadas para versão Highline e opção inédita de 18 polegadas para a versão Comfortline. O preço deve ser divulgado em novembro.


CARRO POR ASSINATURA - A Hyundai Motor Brasil iniciou o processo do “Hyundai Assina”, seu programa de carro por assinatura no mercado nacional. A novidade já está disponível nas concessionárias da Grande São Paulo e será expandida para todo o Brasil até o fim de 2025. Com o “Hyundai Assina”, o cliente pode ter um Hyundai zero km com todos os custos inclusos em uma única mensalidade: IPVA, licenciamento, seguro, manutenção preventiva e assistência 24h.

BYD NA BAHIA - Logo após a inauguração da fábrica em Camaçari, a chinesa BYD promoveu o primeiro BYD Brazil Business Matching Day, um evento voltado para o fortalecimento do relacionamento com fornecedores locais e desenvolvimento de um ecossistema sustentável na cadeia de suprimentos no Brasil. A iniciativa serviu para ampliar as parcerias estratégicas diante da crescente demanda da greentech e impulsionar as operações no parque industrial, o maior complexo de veículos elétricos da América Latina.
DUAS RODAS EM ALTA - O emplacamento de motocicletas está em alta no Brasil. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares - Abraciclo revisou sua projeção anual de produção de motocicletas em 2025. A nova estimativa aponta para um crescimento de 11,5%, com a expectativa de que 1.950.000 unidades sejam produzidas no Polo Industrial de Manaus. Inicialmente, a previsão era de 1.880.000 motocicletas.
BAJA SAE BRASIL - O SENAI CIMATEC Park, em Camaçari, será palco da 18ª edição do Baja SAE Brasil – Etapa Nordeste, tradicional competição de veículos off-road desenvolvidos por estudantes de engenharia. As disputas ocorrerão entre os dias 17 e 19 de outubro de 2025, reunindo 17 equipes e aproximadamente 300 participantes de instituições de ensino superior de diversos estados. Nos dias 18 e 19, o evento é aberto ao público e tem entrada gratuita.
