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Autos e Motos: Chinesa GWM inaugura fábrica em São Paulo

Por Roberto Nunes

Autos e Motos: Chinesa GWM inaugura fábrica em São Paulo
Fotos: Divulgação

A fabricante chinesa GWM inaugura nesta sexta-feira, 15 de agosto, sua fábrica no município de Iracemápolis, no interior paulista. A empresa comprou a planta industrial da Mercedes-Benz em 2021 e está investindo R$ 10 bilhões para atualizar a fábrica para inicialmente produzir modelos eletrificados, como os SUV's Haval H6 e Haval H9, além da picape média Poer para o mercado brasileiro e outros países da América Latina, incluindo Argentina e México. 

 


 

A fábrica da GWM é o primeiro parque industrial de uma empresa chinesa a iniciar a produção de carros híbridos e elétricos no Brasil. A capacidade produtiva da fábrica da GWM em Iracemápolis é de 50 mil unidades/ano.

 

A inauguração da planta industrial da GWM contará com a presença de autoridades e diretores globais da marca chinesa. Entre os confirmados, estarão presentes o presidente da GWM no Brasil, Andy Zhang, e presidente global da montadora, Wei Jianjun.
 

BYD na Bahia 

 

A BYD, outra empresa chinesa que chegou no atual momento da eletrificação da indústria brasileira, ainda não iniciou sua produção na Bahia. No começo do mês de julho, a BYD abriu as portas da sua futura fábrica e mostrou o processo atual das obras de construção do parque industrial no município de Camaçari. 



 

A Bahia é a "casa' da fabricante chinesa no Brasil. A BYD vai investir R$ 5,5 bilhões para produzir carros eletrificados no município de Camaçari, região metropolitana de Salvador. O planejamento da BYD começa com a produção de carros eletrificados em regime SKD – componentes e peças vindos da China para montagem – e, em um segundo momento, o início de produção em regime CKD – com parte de componentes e peças nacionais -, evoluindo para a fabricação de carros desenvolvidos pela equipe brasileira e fabricados no complexo automotivo da BYD em Camaçari, na Bahia. 

 

Inicialmente, os carros fabricados no complexo automotivo serão o Dolphin, Song Plus, Yuan Plus e o compacto Dolphin Mini. A produção pode chegar a 150 mil unidades por ano. 

 

Outras chinesas no Brasil

 

A lista de fabricantes chinesas tem mais de 15 marcas, incluindo a GWM, BYD, Caoa Chery, JAC Motors, Leapmotor, Polestar e Zeekr. A chinesa GAC, por exemplo, é a sexta maior fabricante de automóveis da China. A fabricante anunciou planos ousados para a construção de uma fábrica no Brasil e um centro de desenvolvimento e de pesquisa no Nordeste do Pais.


 

Os primeiros veículos que a GAC lançou para o mercado brasileiro já estão sendo vendidos no Brasil. São 4 elétricos e 1 híbrido, dos seguintes modelos. Um deles é o ion Y, um SUV elétrico médio com motor de 204 cv, bateria de 63,2 kWh e autonomia de 318 km, segundo o Inmetro. 
 

Dona de marcas como a Volvo e a esportiva Lotus, a chinesa Geely volta a vender carros no Brasil. Após uma passagem sem sucesso entre os anos de 2014 e 2016 no mercado nacional, a Geely volta com uma proposta mais robusta com o início das vendas do SUV elétrico EX5. Até o fim de 2025, o plano é ter 23 revendas em todo o país. Ha planos de produzir carros no Brasil usando a fábrica da Renault no Paraná e a rede de concessionárias da marca francesa.

 


 

Já a marca Omoda & Jaecoo comercializa os modelos SUVs Omoda E5 elétrico (OE5) e Jaecoo 7 híbrido plug-in. O planejamento é de inaugurar 50 lojas personalizadas sob a bandeira da marca, localizadas em 17 estados.