Autos e Motos: Fenatran 2024 indica o futuro do setor de transporte
A Feira Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas é o maior evento do setor do transporte da América Latina. A Fenatran 2024 prossegue até sexta-feira, dia 8, com mais de 600 marcas e oferece até test drive para o público em geral em uma área exclusiva no São Paulo Expo, na rodovia Imigrantes, na capital paulista.
A 24ª edição da feira indica o futuro das soluções de mobilidade na área do transporte. Fabricantes de caminhões e ônibus como a IVECO, Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus estão com suas novidades.
A crise climática se intensifica como o maior desafio do momento, e a Cummins Brasil assumiu uma posição de liderança na preservação do planeta, impulsionando a transição energética em território nacional com um portfólio diversificado. A empresa promove soluções sustentáveis que abrangem gás natural, biometano, propulsão elétrica, etanol e hidrogênio.
A Cummins destaca o Brasil como um protagonista na descarbonização por meio da produção de energias renováveis. Os fabricantes do setor revelaram seus produtos com opção de motores mais limpos. A tendência é a do caminhão com motor híbrido, usando propulsão elétrica e mecânica a diesel, e soluções menos poluentes como os combustíveis limpos (biometano, gás natural e etanol).
Veja 5 destaques da Fenatran 2024:
IVECO
A Iveco está com o S-Way a gás biometano no seu estande. Tem ainda o caminhão urbano e-Daily, versão 100% elétrica. Mas quem chama a atenção é a versão S-Way Metállica, modelo em alusão à banda de rock Metállica que possui um caminhão de visual black, rocker, para rodar pelas estradas europeias. Segundo a marca, 24 unidades do S-Way Metallica vão ser oferecidas no Brasil. O modelo tem tração 6x4 e opções de motores com potência de 480 cavalos e 540 cavalos de potência.
SCANIA
O principal destaque da Scania na Fenatran 2024 é o caminhão 30 G. Trata-se do primeiro cavalo mecânico elétrico do País. O modelo custa R$ 2,5 milhões e tem uma autonomia de 250 km. O seu motor elétrico desenvolve 310 cv de potência. Dentre os lançamentos, além do elétrico, há o P 280 6x4 XT (7 litros) – 'Light Construction' – para a construção civil, a edição comercial Performance G-Line 370, de 370cv, os semipesados de 7 litros com novas potências (250cv e 280cv), o Super B100 (100% movido a biodiesel) e a nova versão a gás de 650km de autonomia.
VOLVO
Já a Volvo comemora 30 anos do caminhão pesado FH com uma versão exclusiva. O grandalhão das estradas em sua versão especial FH 30 anos terá produção limitada de 60 unidades. Serão 30 da configuração com tração 6x2 e motor de 500 cv de potência, e 30 com tração 6x4 e 540 cv. A marca sueca foca na conectividade e na tecnologia embarcada para melhorar a vida do caminhoneiro e reduzir os custos da viagem.
MERCEDES-BENZ
A fabricante alemã apresentou as famílias de caminhões da marca: Actros Evolution, Actros Estrela Delas, Actros 2045, 2548 e 2553 com suspensão metálica, Arocs 4051 8x4 madeireiro, Atego 1719 Full Air para bebidas e cargas mais sensíveis e novos modelos Accelo 917, 1117 e 1417 6x2 para os segmentos de caminhões leves e médios. A marca vai iniciar testes em operações de clientes, a partir de 2025, com caminhões elétricos à bateria com zero emissões que fazem parte do portfólio global da Daimler Truck: o Mercedes-Benz eActros e o caminhão leve conhecido na Ásia e na Europa como FUSO eCanter. O eActros é produzido na Alemanha e o eCanter no Japão e em Portugal.
VOLKSWAGEN
A Volkswagen Caminhões destacou o Constellation Biometano e o caminhão-conceitual Meteor Hybrid. Outro lançamento da marca revelado é a nova geração do elétrico leve e-Delivery. A versão do Constellation movido a biometano é o caminhão a gás com autonomia mais elevada do mercado, de acordo com a Volkswagen. Mas infelizmente a marca não anunciou a autonomia. A fabricante alemã informou também que o caminhão abastecido com biometano apresenta uma redução de até 90% das emissões de CO2, comparado ao modelo com motor diesel.
ACELERADAS...
HÍBRIDO - A Fiat sempre inova no mercado nacional. A grande novidade chega em dose dupla nos modelos Pulse e Fastback, ambos um sucesso de vendas no Brasil e usando o motor 1.0 T200 turboflex agora acoplado ao sistema elétrico com bateria recarregável. O Pulse e o Fastback partem dos valores de R$ 125.990 e R$ 151.990, respectivamente, com o inédito sistema híbrido flex produzido pelo Grupo Stellantis. O sistema garante uma experiência de condução mais sustentável, unindo performance e eficiência, mantendo a busca incansável da marca em oferecer o melhor custo-benefício para os clientes.
Preços Híbridos Fiat
Pulse Audace T200 Hybrid AT - R$ 125.990
Pulse Impetus T200 Hybrid AT - R$ 140.990
Fastback Audace T200 Hybrid AT - R$ 151.990
Fastback Impetus T200 Hybrid AT - R$ 161.990