Ademi-BA apresenta guia orientativo para elaboração do Manual do Proprietário
A Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA) lançou um novo guia orientativo para a confecção do Manual do Proprietário, documento obrigatório que deve ser entregue por incorporadoras e construtoras aos proprietários de imóveis no ato da entrega das chaves.
O guia foi elaborado por uma equipe multidisciplinar que inclui profissionais das áreas de direito, engenharia, arquitetura e administração. Ele busca atualizar e padronizar as informações prestadas no Manual do Proprietário, de forma a refletir as necessidades atuais do mercado imobiliário. O material traz orientações detalhadas sobre a elaboração de documentos que esclareçam os direitos e deveres de todos os envolvidos na compra e na gestão do imóvel.
De acordo com a norma de garantias, o Manual do Proprietário é essencial para fornecer informações sobre o empreendimento, orientando sobre direitos e responsabilidades dos envolvidos e contribuindo para a valorização e manutenção das propriedades. Eduardo Villa Nova, engenheiro e diretor da Ademi-BA, explica: "Este documento deve ser fornecido pelo incorporador e construtor, incluindo informações técnicas, jurídicas e administrativas relevantes. Detalhes sobre a estrutura do edifício, normas de uso das áreas comuns e instruções de manutenção são essenciais para garantir uma convivência harmoniosa entre proprietários, usuários, síndico, administradores e construtores".
Cláudio Cunha, presidente da Ademi-BA, comenta sobre a relevância do guia orientativo: "O guia orientativo é um recurso valioso para incorporadores e construtores, simplificando a elaboração de manuais que atendam não apenas às exigências legais, mas também às expectativas dos proprietários. Essa ação é um passo importante para elevar o padrão de qualidade dos empreendimentos na Bahia".