Hospital da Obesidade e Holiste promovem jantar de integração com profissionais da saúde em Salvador
O Hospital da Obesidade realizou, na noite desta quinta-feira (20), um jantar de integração com profissionais da Holiste, clínica especializada em psiquiatria. O momento aconteceu no restaurante Chez Bernard, em Salvador, e teve como objetivo promover o diálogo e a troca de experiências entre as instituições.
Em entrevista ao BN Hall, a coordenadora de educação permanente do Hospital da Obesidade, Carolina Chacra, explicou o propósito do evento. Segundo ela, a iniciativa busca formalizar uma parceria entre as duas instituições, com foco na ampliação dos conhecimentos.
"Nessa parceria, vamos realizar trocas no processo formativo dos profissionais, contribuindo para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes", afirmou. Ela destacou ainda o aumento no número de pacientes com obesidade e a crescente associação desses casos com problemas de saúde mental.
De acordo com o coordenador médico do hospital, Dr. Cristiano Gidi Portela, uma abordagem multidisciplinar é importante para garantir melhores resultados no tratamento da obesidade. "A medicina precisa ver o paciente de forma integral, considerando tanto a dimensão psíquica quanto a clínica. A integração entre áreas como cardiologia, endocrinologia e psiquiatria é fundamental, já que muitos pacientes com obesidade também apresentam questões psiquiátricas", disse.
A psicóloga e coordenadora do programa de transtorno alimentar e obesidade da Holiste, Bárbara Santos, também conversou com o BN Hall. Ela ressaltou que o foco não deve ser apenas o peso, mas também o sofrimento psíquico associado à doença.
"Cada paciente é tratado a partir de sua individualidade. Não se trata apenas de perder peso, mas de entender o sofrimento psíquico associado à obesidade. Muitos pacientes enfrentam preconceito e estigma, o que impacta sua vida social e emocional", salientou.
Conforme Bárbara, o trabalho da Holiste busca ajudar os pacientes a lidar com essas questões, promovendo uma mudança significativa em suas vidas.
O tratamento humanizado, focado no paciente por meio de uma abordagem empática e transparente, é um pilar em comum com o Hospital da Obesidade. A gerente de relacionamento com o paciente da instituição, Jane Sholl, acredita que a colaboração com a Holiste trará benefícios mútuos e resultará em um cuidado mais completo e eficaz.
"A parceria com a Holiste vai permitir uma troca de conhecimentos valiosa, especialmente no que diz respeito ao tratamento de questões mentais associadas à obesidade", declarou.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.