Tombador Cacau: Bahia abriga empresa que produz chocolate com até 100% de cacau
A Bahia abriga uma "fantástica fábrica de chocolate", mais especificamente no povoado de Tombador II, na Região da Beira do Rio Jiquiriçá, na cidade de Valença. Se trata do Tombador Cacau, empresa que produz chocolate, desde o colhimento do cacau, principal ingrediente, até a finalização do doce, já em barra.
A história do Tombador Cacau surgiu repentinamente, diante das diversas plantações realizadas por Isaías Alves, juntamente com a esposa, Genilda Vieira e as filhas, Bianca e Júlia Vieira.
"O Tombador Cacau começou na propriedade que temos aqui em Valença e nós, ao longo de vários anos, plantamos muito maracujá, pimenta do reino, mamão, até que resolvemos plantar cacau, já tínhamos um quintalzinho com uns 50 pés de cacau e vimos uma possibilidade da começar a produzir chocolate. Então, para que isso acontecesse, nós tivemos que plantar novos cacaueiros para que a gente pudesse ter a nossa produção", explicou.
A plantação de cacau, então, aumentou cada vez com a atividade familiar. Em 2019, Isaías e sua família realizaram um curso sobre derivados do cacau, onde eles puderam ter conhecimento de mais de 25 produtos oriundos do fruto, entre doces, geleia e o próprio chocolate.
No final de 2021, uma nova oportunidade para aprimorar os conhecimentos da família surgiu com mais um curso, Já capacitados, não demorou muito para que Isaías, a esposa e as filhas criassem uma fábrica para produzir os chocolates e, finalmente, vender. Equipamentos para o desenvolvimento do produto foram adquiridos pela família e a evolução foi evidente.
Segundo Isaías, a família seleciona os melhores frutos de cacau para fazer o chocolate e, visando a sustentabilidade, aproveitam a casca do fruto para transformar em composto orgânico, virando adubo para o crescimento de mais cacau.
Os produtos comercializados são diversos, entre eles, chocolates com 56,6%, 70% e 100% cacau, chocolates zero açúcar, ovos de páscoa, chocolates com café e com castanha, além de Mel de Cacau e Licor de Mel de Cacau para o São João.
Durante a trajetória, Isaías e suas companheiras participaram de eventos que os ajudaram a divulgar e aprimorar o trabalho, como o Festival Internacional do Chocolate em Ilhéus, ocorrido em dezembro de 2021,e a Feira Solidária do projeto Verão Costa a Costa, promovido em Valença, pelo Governo do Estado, eventos onde Isaías disse ter conhecido marcas de renome e declarou ter sido "uma troca de experiência importante".
Em parceria com a CESOL (Centro Público de Economia Solidária), o Tombador Cacau pôde ser exposto em outros locais além de Valença, como no Salvador Shopping e no Shopping Jequitibá, além de pontos de vendas em Itabuna e Barra Grande (Maraú).
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.