Multimídia
Apesar de críticas, novo Sedur defende agilidade para avanços em Salvador
Artigos
Psicanálise da viabilidade: por que Caiado e o PSD mudam o jogo de 2026
Entrevistas
Afonso Florence garante candidatura de Lula em 2026 e crava retorno ao Congresso: “Sou parlamentar”
Últimas notícias
Felipe Pezzoni celebra retorno da Pipoca do Eva no Campo Grande
Por Leonardo Almeida / Fernando Duarte
Vocalista da Banda Eva, Felipe Pezzoni celebrou o retorno da Pipoca do Eva, no Campo Grande, na tarde desta sexta-feira (13). O bloco Eva foi um dos primeiros a iniciar desfiles sem cordas no Circuito Osmar, quando o cantor Saulo Fernandes ainda comandava a banda. “Muito feliz de estar aqui hoje no Campo Grande, onde tudo começou, né? Há 46 anos o Eva saiu aqui”, comemora Pezzoni.

“É um grande privilégio poder dar continuidade a esse legado, poder escrever novos capítulos e poder também resgatar a Pipoca do Eva, que é algo que a gente ficou um tempo sem fazer”, ressaltou o vocalista de uma das mais tradicionais bandas do Carnaval de Salvador.
A aposta do grupo para a edição de 2026 da Folia de Momo é a Eva Sinfonia, que, segundo Pezzoni, tem sido muito bem recebida pelo público. “A gente lançou em dezembro, já antecipando esse momento do Carnaval. Ela nasceu como nossa aposta pro Carnaval. E estou muito feliz com a repercussão, com o feedback da galera. No show, está sendo uma grande loucura”, revela.

O cantor aposta também no personagem Lady Mozart, inspirado na influência de Durval Lelys para os carnavais soteropolitanos. “A gente vai trazer, vai brincar sempre com isso. E Carnaval é isso, né? É se fantasiar, é criar outros personagens. Estou curioso para poder ver a reação do público aqui em Salvador, né? [Fora daqui] já está sendo uma loucura e aqui isso potencializa 10 vezes mais aí, então vai ser muito especial”, conclui.
O Camarote Villa deu início à sua programação oficial do Carnaval de Salvador 2026 na noite desta quinta-feira (12), no circuito Barra-Ondina. Com 90% da capacidade vendida, a primeira noite do espaço foi marcada por apresentações de forró e piseiro, gêneros que dominaram o line-up de abertura.
A atração principal da noite foi o cantor Wesley Safadão, que retornou ao palco do camarote com um repertório baseado em sucessos de sua carreira. Antes dele, o público acompanhou o show de Eric Land, intérprete da faixa “Pilantra e Meio”, em parceria com Natanzinho Lima, este também confirmado na programação do espaço. Completaram a escalação da primeira noite os artistas Léo Foguete e Henry Freitas.
Localizado em um dos pontos do circuito Barra-Ondina, o Camarote Villa ocupa uma área de mais de 5 mil metros quadrados. A estrutura inclui dois mirantes com vista para os trios elétricos, uma boate climatizada de 900 metros quadrados e dois palcos para apresentações musicais. O espaço opera com sistema all inclusive premium, com open bar e open food, este último assinado pelo chef Marcelo Petrarca nesta edição. Os abadás oficiais foram desenvolvidos pela estilista Letícia Manzan, e a jornalista e influenciadora Pati Guerra atua como embaixadora do camarote.
Para esta sexta-feira (13), a programação prevê as apresentações do DJ sul-africano Black Coffee, atração internacional exclusiva, além dos shows do grupo Menos É Mais e do cantor Natanzinho Lima.
Uma ação do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) na tarde desta quinta-feira (13) resultou na prisão de um homem de 38 anos e na apreensão de uma pistola, munições, drogas e uma motocicleta com restrição de furto no bairro do Mercado Municipal, em Brumado. O suspeito foi localizado escondido em uma casa abandonada após tentar fugir de guarnições que realizavam a Operação Comboio.
De acordo com informações do Portal Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, por volta das 18h, equipes sob o comando do coordenador de área avistaram um homem em atitude suspeita. Ao perceber a aproximação das viaturas, o indivíduo tentou escapar e se escondeu em um imóvel desabitado. Os militares montaram um cerco tático e, durante varredura no local, encontraram o suspeito no quintal.
Na abordagem, foram apreendidos uma pistola Taurus 24/7, calibre 40, com o brasão da Polícia Civil de São Paulo; munições dos calibres 40 e 357; uma motocicleta Honda Bros, que havia sido furtada na cidade de Dom Basílio; 65 trouxinhas de cocaína; dois comprimidos de droga sintética; duas pequenas porções de maconha; dois celulares; e a quantia de R$ 638 em espécie.
O homem preso e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia Territorial de Brumado, onde permanecem à disposição da Justiça para a adoção das medidas legais cabíveis.
VÍDEO: Foliões acompanham Pipoca de Saulo e revelam suas músicas para o Carnaval no Campo Grande
Por Leonardo Almeida / Ronne Oliveira
Ainda no meio da pipoca do circuito Campo Grande, rostos e torcidas que atravessam os dias de folia. Entre a multidão de branco que acompanhou Saulo Fernandes nesta sexta-feira (13), a dupla de amigos Francisco e Preta falaram em entrevista ao Bahia Notícias (BN) pela fidelidade e entusiasmo em suas torcidas pela música de carnaval.
"Viemos para a Pipoca de Saulo, viemos todos os dias", afirmaram em sintonia, completando a fala um do outro. Para os amigos, a conexão com o artista vai além da música atual; é uma questão de presença e tradição.
Confira a entrevista concedida ao Bahia Notícias:
Mesmo admitindo que, por vezes, discordam das tendências das composições de Carnaval, a vontade de "pular a pipoca" e celebrar a energia do circuito Osmar prevalece sobre qualquer crítica estética.
Questionados sobre as canções que definem o Carnaval de 2026, a dupla não hesitou em apontar os seus favoritos. Entre os dois soteropolitanos, o hit "Que calor é esse?" e as novas apostas de Bell Marques é o favorito de Preta.
Contudo, o momento de maior descontração veio de Francisco. Utilizando uma auréola de anjo como parte da sua fantasia, ele revela o contraste do seu figurino com os seus desejos musicais, as intenções malignas ao esperar pelo sucesso "Vampirinha", de Carnaval de 2026.
A presença da dupla exemplifica o espírito da Pipoca de Saulo, que mistura a exaltação da cultura local e o "Batuque Orixá" com a descontração característica do folião baiano. Para Francisco e Preta, a terça-feira de Carnaval é apenas mais um capítulo de uma jornada de alegria que se renova a cada saída do trio.
Nikolas convoca ato para pedir impeachment de Lula, Toffoli e Moraes; Alden anuncia manifestação em Salvador
Por Edu Mota, de Brasília
O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que em janeiro promoveu uma caminhada de 240km entre as cidades de Paracatu (MG) e Brasília, anunciou em suas redes sociais a realização de uma nova manifestação da oposição. O ato acontecerá no dia 1º de março, na Avenida Paulista, em São Paulo, desta vez para defender o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, do STF.
No vídeo, que até o final da manhã desta sexta-feira (13) já tinha ultrapassado 13 milhões de visualizações, Nikolas questiona a tolerância da população brasileira diante de casos de corrupção envolvendo autoridades dos três poderes.
“Se você é brasileiro, esse vídeo só tem uma pergunta pra você: Qual escândalo precisa acontecer pra que você diga chega? Porque é inacreditável o limite que o brasileiro aguenta de impunidade”, afirma o deputado mineiro.
Nikolas Ferreira cita diversas suspeitas ligadas ao Banco Master e contratos envolvendo pessoas próximas a ministros e integrantes do governo Lula. O parlamentar ainda mencionou outras relações do banco com figuras do governo e do Congresso, e cobrou a instalação de uma CPMI para apurar o caso.
“Tá todo mundo vendo isso acontecer, e ainda assim o Alcolumbre, que é presidente do Congresso, se nega a instalar a CPMI para investigar o Banco Master”, declarou.
“Chegou a hora de acordarmos mais brasileiros, de não sermos mais cúmplices dessa impunidade”, concluiu o deputado, ao convocar a manifestação, que também seria para exigir a derrubada do veto do presidente Lula ao projeto da dosimetria das penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro e pela tentativa de golpe.
No mesmo dia do ato em São Paulo, está programada uma manifestação pela manhã, no Farol da Barra, em Salvador. O ato está sendo convocado pelo deputado federal Capitão Alden (PL-BA), e irá se chamar “Acorda Bahia, Acorda Brasil”.
Segundo publicação do deputado baiano, é preciso convencer a população a sair às ruas e protestar contra a impunidade e a corrupção.
“O Brasil está cansado de manobras, de decisões questionadas e de ver a confiança nas instituições sendo colocada à prova. O caso Master não pode ser varrido para debaixo do tapete. Quando o povo sente que há algo errado no topo do sistema, ele responde. E responde nas ruas, com bandeira na mão e voz firme”, disse o deputado Capitão Alden.
Outros parlamentares da oposição também gravaram vídeos fazendo a convocação para os atos do próximo dia 1º de março. Gustavo Gayer (PL) disse que no mesmo dia, na cidade de Goiânia, também será realizado um ato com o mesmo mote de “fora Lula, Moraes e Toffoli”.
Quem também fez convocação para os atos do dia 1º de março foi o deputado Carlos Jordy, do PL do Rio de Janeiro. O parlamentar é o autor do pedido de criação de uma CPMI para investigar as fraudes cometidas pelo banco Master e as relações de ministros e autoridades com o banqueiro Daniel Vorcaro.
Carnaval 2026 bate recorde e já é o maior da história de Salvador, afirma vice-prefeita
Por Aline Gama
Em coletiva realizada no Circuito Campo Grande na manhã desta sexta-feira (13), a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, apresentou um balanço do primeiro dia de folia e projetou um dos maiores carnavais da história da cidade. "A gente tá aqui com a expectativa melhor possível. Ontem o circuito, ele bombou", celebrou a gestora, referindo-se à movimentação da última quinta-feira (12).
Segundo a vice-prefeita, a cidade nunca havia registrado um público tão expressivo em uma quinta-feira de Carnaval. "A gente nunca tinha tido na história de Salvador uma quinta-feira com 500 mil pessoas só aqui [referindo-se ao Campo Grande] e, somando nosso circuito aqui do Campo Grande com o Centro Histórico, que é o Batatinha, a gente ultrapassou o Barra-Ondina, que é o circuito Dodô", afirmou.
Ana Paula atribuiu parte desse sucesso à inovação na grade de programação. "Historicamente, também a gente tem mais tarde já aqui o circuito do samba e ontem houve essa inversão. Começou com samba", explicou.
A movimentação de turistas foi um dos pontos altos do balanço. "A ocupação hoteleira ano passado tava em 84% no primeiro dia. Esse ano a gente já chegou a 95%", comemorou.
"Pela primeira vez, a gente tem uma quinta-feira com tantos turistas, porque nos outros estados normalmente você tem um feriado que chega depois, começa a vir o turista no sábado. Agora tem um número que eu queria destacar: nós temos registrados 10 mil anfitriões de plataformas como Airbnb só na região da Barra-Ondina. Isso tem um número muito grande. Você pegar uma média de cinco pessoas por Airbnb, são mais 50 mil pessoas, fora casa de parentes, de amigos. Então, esse número ele é ainda maior", detalhou.
"Turistas internacionais aumentam em 43%", revelou Ana Paula. "O que mostra pra gente é que a gente tá fazendo esse carnaval com uma cidade bem cuidada, bem estruturada, investimento com artistas, com esse equilíbrio nos circuitos, tinha atraído mais turistas. Os turistas que durante o dia vão pra praia, vão passear e que estão depois curtindo nos dois circuitos", concluiu a vice-prefeita.
A Federação Bahiana de Futebol (FBF) definiu a equipe de arbitragem para o duelo entre Vitória e Bahia de Feira, marcado para o dia 18 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, às 21h30, no Barradão, pela 8ª rodada do Campeonato Baiano 2026.
O responsável pelo apito será Emerson Ricardo de Almeida Andrade. Ele terá como assistentes Alessandro Álvaro Rocha de Matos, ex-árbitro FIFA, e Paulo de Tarso Bregalda Gussen. O quarto árbitro escalado para a partida é Edvan Lima Silva.
Faltando dois jogos para o fim da 1ª fase do Campeonato Baiano, o Vitória ocupa a 3ª colocação, com 10 pontos, já o Bahia de Feira é o 6° lugar, com nove.
Presidente da Saltur minimiza críticas de artistas locais e nega privilégios na logística do Carnaval
Por Aline Gama / Ronne Oliveira
O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, minimizou as críticas sobre a organização do Carnaval em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (13) no Campo Grande. O gestor classificou como "injustas" as reclamações referentes a quebras de trios e atrasos nos circuitos, problemas que afetaram atrações como Xanddy Harmonia, Pagodart, Fantasmão e Oh Polêmico.
Questionado pela imprensa sobre as queixas de artistas locais, que alegam queda na qualidade dos equipamentos e uma suposta priorização de atrações nacionais, Edington minimizou o cenário e rebateu com supostos atrasos dos próprios artistas. O presidente alega que a programação e as normas são estabelecidas de forma colegiada.
"Me perdoe, mas a programação é feita por um conselho no qual os próprios artistas têm assento. Eles participam das decisões e existem normas e horários a serem seguidos. Infelizmente, tenho que discordar das críticas", alega o presidente. Segundo ele, embora a prefeitura admita falhas, muitos dos transtornos na avenida são provocados pelo descumprimento das regras por parte das próprias equipes dos artistas.
Trio quebrado no meio do circuito do pré-carnaval | Fotos: Aline Gama / Ronne Oliveira / Bahia Notícias
‘BARULHO DA MINORIA’
Durante a rodada de perguntas, Edington foi enfático ao tratar as reclamações como casos isolados dentro do volume total de apresentações da folia. Para o gestor, o descontentamento de uma pequena parcela não reflete o sucesso da operação logística deste ano.
"Reclamações à parte, em um universo de 1.200 atrações, é natural que existam algumas queixas. Não estamos aqui para punir ninguém, mas um ou dois artistas fizeram esse barulho, enquanto outros 160 seguiram o fluxo normalmente. Cada um faz o seu barulho", diz o presidente.
A declaração ocorre em um momento de tensão entre a gestão municipal e músicos locais, que cobram melhores condições de infraestrutura para os trios que desfilam nos circuitos oficiais. Até o momento, a Saltur mantém o cronograma planejado e reforça que a prioridade é a fluidez dos desfiles até o fechamento da folia.
Presidente da Saltur celebra escolha do samba como tema do Carnaval e detalha complexidade da operação da folia
Por Aline Gama
Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (13), no Campo Grande, o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, fez uma avaliação sobre a relevância e a potência do Carnaval de Salvador, destacando o impacto de uma decisão estratégica tomada ainda em abril de 2025: a adoção do samba como tema central da folia.
"Lançamos isso, e o que é que aconteceu? O samba ganhou o ecossistema do samba do Brasil inteiro. Hoje se fala mais em Carnaval de Salvador do que em qualquer outro ritmo musical", afirmou Edington, reforçando que a aposta no gênero não apenas diversificou a programação, mas também posicionou a festa baiana como um fenômeno nacional de debate cultural.
Segundo ele, o resultado prático dessa escolha já pôde ser sentido na abertura oficial da festa. "A gente fez uma abertura histórica aqui no centro, no Circuito Osmar. Em plena quinta-feira, onde a gente tem um movimento fortíssimo de trios na Barra, a gente conseguiu ter mais atrações no centro do que no Circuito Dodô", celebrou, destacando a importância de equilibrar a programação para valorizar diferentes regiões da cidade.
Durante a entrevista, ele revelou que Salvador tem se tornado uma referência global em gestão de eventos, citando a visita recente de dois grupos de gestores públicos e empresários estrangeiros para entender os bastidores da festa. "Eles ficaram surpreendidos com o que vivemos aqui. É uma operação de segurança pública extraordinária — não existe nenhuma operação no Brasil para grandes eventos como a da Bahia —, além do trânsito, transporte e saúde funcionando de forma integrada."
Polícia investiga tentativa de estupro cometido por mototaxista após vítima deixar Carnaval
Por Redação
A Polícia Civil confirmou a investigação de um caso de um mototaxista suspeito de tentar estuprar e roubar uma mulher na madrugada da última quarta-feira (11), depois de deixar o circuito do Carnaval. Conforme informações da polícia, o episódio aconteceu na região do Centro Administrativo da Bahia (CAB).
“Segundo informações da ocorrência, um homem que atuava como mototaxista tentou abusar sexualmente da vítima durante uma corrida e subtraiu seu celular”, detalhou a polícia, por meio de nota encaminhada ao Bahia Notícias.
Diligências estão sendo realizadas pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher da Casa da Mulher Brasileira (Deam/CMB) para identificar o suspeito e esclarecer as circunstâncias do crime.
Curtas do Poder
Pérolas do Dia
João Roma
"Eu acho que é animador para todos aqueles que querem transformar a Bahia, encerrar esse período de 20 anos do PT, onde foram feitas bonitas propagandas, mas infelizmente o PT não entregou o que prometeu, não melhorou a vida do baiano, então a chegada do Coronel fortalece essa chapa que quer mudança para a Bahia".
Disse o presidente do PL na Bahia e ex-ministro da Cidadania, João Roma ao manifestar entusiasmo após o senador Angelo Coronel (PSD) confirmar publicamente sua aliança com o grupo político do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União).