Multimídia
João Cláudio Bacelar defende permanência da Câmara na Praça Thomé de Souza
Artigos
Bahia registra menor taxa de desocupação dos últimos 12 anos
Entrevistas
Diretor do FIDA/ONU no Brasil reforça parcerias na Bahia para geração de emprego e renda no campo
Últimas notícias
Uma motocicleta com restrição de roubo foi apreendida pela Polícia Militar no município de Vereda, na manhã da última sexta-feira (29).
A ação foi realizada pela 44ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) durante um patrulhamento de rotina.
De acordo com informações, os militares notaram uma motocicleta realizando manobras irregulares e decidiram abordar o condutor. Durante a abordagem, os agentes perceberam discrepâncias nas informações fornecidas sobre os documentos e a origem do veículo.
Após uma verificação detalhada do chassi e motor, os militares consultaram os sistemas de segurança pública e confirmaram que o veículo possuía uma restrição de roubo registrada em 2010 no estado de São Paulo.
Além disso, a motocicleta estava vinculada a uma empresa locadora de veículos. O condutor foi apresentado à Delegacia, e a moto retida pelos policiais.
O BN Autos é a melhor opção para quem busca facilidade e segurança na hora de comprar e vender veículos novos e seminovos.
Para cadastrar seu automóvel é só acessar o nosso site www.bnautos.com.br, procurar a área "Anuncie seu carro" e realizar o seu cadastro. Após acrescentar as informações solicitadas, seu veículo já estará disponível para quem buscá-lo em nosso sistema.
Uma taxa é cobrada pelo BN Autos para que os veículos sejam anunciados, mas o valor é mais baixo que o de outras plataformas, e seu anúncio ficará disponível até que você consiga vendê-lo.
Entre as opções disponíveis em nosso site, está um BMW M 850i, cor Branco, ano 2019/2020, na loja Bahia Motors. Todas as informações de contato estão disponíveis na nossa plataforma.
Além desse modelo, outros veículos de diversas faixas de preço estão disponíveis. Você pode buscá-los em nosso site ou acompanhar o nosso Instagram, @bnautos_.
Governo anuncia convênio com três hospitais privados e filantrópicos no Nordeste e Sudeste
Por Luísa Monte | Folhapress
O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (29) a adesão de três hospitais privados e filantrópicos ao programa de atendimento a pacientes do SUS. As unidades de saúde estão localizadas nos estados do Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco. Nenhuma instituição das regiões Centro-Oeste, Norte ou Sul foi contemplada ainda.
A ação faz parte do programa Agora Tem Especialistas. As unidades de saúde atenderão os pacientes do SUS com o objetivo de reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias. Em troca, receberão créditos financeiros para abatimentos de dívidas federais.
O Ministério da Saúde diz que analisa o pedido de adesão de 130 hospitais e que os demais estados devem ser contemplados em breve. Regiões que não tiverem convênios receberão mais investimentos em contratação e treinamento. Carretas de atendimento também serão destinadas a locais sem estrutura.
"O programa chegará com investimentos e estratégias diferentes para cada estado. Em regiões que não têm hospitais privados para abaterem dívidas, a maior parte do investimento vai ser direto do Ministério da Saúde, em parceria com o estado e o município", diz o ministro Alexandre Padilha.
As instituições que aderiram até o momento foram a Maternidade São Francisco (RJ), a Santa Casa de Misericórdia do Recife (PE) e a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (CE).
O ministro também anunciou o destino de R$ 142,3 milhões para a aquisição de equipamentos para tratamento de câncer em 10 estados. O Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) selecionou as instituições contempladas.
Treze aceleradores lineares serão destinados aos estados de Pernambuco, Goiás, Paraíba, Ceará, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná; e três tomógrafos para Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo. Esses equipamentos começarão a funcionar a partir do ano que vem, segundo o ministério.
Business Bahia celebra 7 anos com evento em Salvador e palestra do astronauta Marcos Pontes
Por Redação
O movimento Business Bahia, conhecido por sua atuação em prol do desenvolvimento econômico do estado, celebrou seus sete anos de fundação com um almoço especial na capital baiana.
O evento, que reuniu diversos empresários no restaurante Trapiche Adega na última sexta-feira (29), teve como convidado de honra o senador e astronauta Marcos Pontes, que ministrou uma palestra sobre tecnologia e o cenário político nacional.
Ao longo dos sete anos de existência, o grupo realizou 21 encontros, publicou cartas abertas e promoveu três ações de destaque: o lançamento da campanha Made in Bahia, a criação da Vex Business Bahia Capital para atrair investimentos e a realização do Summit Made in Bahia, a primeira feira multissetorial do estado.
Para Carlos Falcão, uma das lideranças do grupo, o movimento "reúne uma constelação de líderes em prol do fortalecimento da nossa economia e dos nossos negócios".
Em ação conjunta, suspeito é localizado e preso em ponto de ônibus no bairro de Pituaçu, em Salvador
Por Redação
Um foragido da Justiça foi preso na manhã desta sexta-feira (29) em uma ação integrada entre o Batalhão de Polícia de Pronto Emprego (BPEO) e o núcleo de inteligência do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O homem foi localizado em um ponto de ônibus no bairro de Pituaçu, em Salvador.
A captura aconteceu após o compartilhamento de informações entre as equipes. Contra o indivíduo havia mandados de prisão em aberto por homicídio, tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Após a prisão, ele foi conduzido para a Polinter, onde permanece à disposição da Justiça.
O último fim de semana de agosto será marcado por instabilidade em Salvador, com previsão de muitas nuvens e chuvas isoladas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No sábado (30), o dia deve ser de céu nublado e pancadas isoladas de chuva. A temperatura mínima será de 21°C e a máxima pode chegar a 28°C. A umidade relativa do ar varia entre 55% e 95%, e os ventos sopram de sudeste, com intensidade fraca.
No domingo (31), o cenário se mantém parecido, com muitas nuvens e chance de chuva isolada ao longo do dia. As temperaturas ficam entre 20°C e 27°C, e a umidade do ar se eleva, variando de 75% a 100%. Os ventos sopram de sudeste-sudeste, também de fraca intensidade.
O escritor, cartunista, tradutor e músico brasileiro, Luis Fernando Verissimo, de 88 anos, teve a morte confirmada neste sábado (30), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada por familiares de Veríssimo.
O veterano estava internado na UTI do Hospital Moinhos de Vento há cerca de três semanas com princípio de pneumonia.
O escritor, diagnosticado com Parkinson, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em 2021 e, desde então, enfrentava problemas cardíacos.
Uma das últimas entrevistas dada pela esposa do escritor, Lúcia Verissimo, ela revelou que ele não conseguia mais escrever e lia de forma lenta. Verissimo também não tocava mais saxofone, instrumento que sempre foi familiarizado desde os 16 anos pela paixão que tinha pelo jazz.
Ícone da literatura brasileira, Luís Fernando, filho do também escritor Érico Verissimo, ele se tornou um dos nomes mais populares da literatura contemporânea, conhecido por sua obra cheia de humor, ironia e um olhar perspicaz sobre o cotidiano.
O escritor deu início a carreira através do jornalismo, trabalhando em jornais como a Zero Hora, de Porto Alegre, e o Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro, e através das colunas de jornal que seus personagens e crônicas ganharam vida e conquistaram o público. Entre os livros de Verissimo estão "O Analista de Bagé", "Comédias da Vida Privada" e "As Cobras", best-sellers que misturam crítica social com um humor sutil.
STF solicita informações ao MP-BA e AL-BA sobre estrutura de cargos no Parquet após revogação de leis
Por Aline Gama
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) prestem informações complementares no prazo de cinco dias sobre o quadro de cargos do Parquet. A decisão, do ministro Edson Fachin, ocorre no âmbito de embargos de declaração opostos em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 6219).
A ADI foi originalmente proposta pela Associação Nacional dos Servidores do Ministério Público (Ansemp) contra leis estaduais que criaram centenas de cargos em comissão no âmbito do MP baiano, mediante a extinção de cargos de provimento efetivo. A associação sustentava que as normas violavam o princípio do concurso público e os princípios da moralidade, impessoalidade e eficiência administrativa.
Em março de 2025, o Plenário Virtual do STF, por maioria, julgou prejudicada a ação diante de informação da Procuradoria-Geral de Justiça baiana de que uma nova lei estadual (Lei 14.763/2024) havia revogado integralmente os diplomas normativos impugnados. O entendimento majoritário foi o de que a revogação das leis originais configurou perda superveniente de objeto para o julgamento de mérito da ADI.
Contra essa decisão, a Ansemp opôs embargos de declaração. A associação alegou omissão do Tribunal por não ter apreciado um pedido de aditamento da inicial que trazia novos argumentos. Afirmou ainda que a nova legislação, embora tenha revogado as leis anteriores, criou um cenário ainda mais desfavorável, aumentando a proporção de cargos comissionados para 49,14% do quadro total, contra 32,71% anteriormente.
Para a entidade, a mudança legislativa caracterizou uma manobra para esvaziar a jurisdição constitucional, mantendo vício de inconstitucionalidade.
"Acrescenta que a alteração legislativa que resultou na prejudicialidade da presente ação se deu após a formação de maioria por sua procedência, configurando estratégia do Ministério Público baiano para 'tentar burlar a jurisdição constitucional do Supremo Tribunal Federal'", diz o texto.
O ministro Edson Fachin considerou necessária a coleta de informações adicionais. No despacho, o relator entendeu ser imprescindível obter dados atualizados do MP baiano e da Assembleia Legislativa. As informações solicitadas devem detalhar o número atual de cargos efetivos (providos e vagos) e comissionados, suas respectivas porcentagens e áreas de alocação.
LEIA TAMBÉM:
Em julho deste ano, um grupo de candidatos aprovados no concurso público do MP-BA acionou o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) alegando preterição e desrespeito aos princípios constitucionais da administração pública.
Em resposta, o MP-BA enviou uma manifestação detalhada ao CNMP e classificou as alegações como "inteiramente improcedentes".
O CNMP decidiu arquivar o Pedido de Providências que alegava irregularidades no provimento de cargos no MP-BA. O caso, relatado pela conselheira Cíntia Menezes Brunetta, envolvia denúncias de que o órgão estaria priorizando a contratação de servidores comissionados e terceirizados em vez de nomear aprovados em concurso público para os cargos efetivos de Assistente Técnico-Administrativo e Analista Técnico.
Da brincadeira a tradição: Festa dos Palhaços do Rio Vermelho pode se tornar Patrimônio Imaterial de Salvador
Por Bianca Andrade
"Tudo era apenas uma brincadeira, e foi crescendo, crescendo, me absorvendo, e de repente…", a Festa dos Palhaços do Rio Vermelho se transformou em uma tradição no calendário soteropolitano de festas do verão.
Diferente da história cantada por Peninha em 'Sonhos', a história dos Palhaços do Rio Vermelho tem uma continuação feliz, porque está longe de ter um final. E a relação com a música não é apenas uma piada, tudo realmente começou como uma brincadeira que foi crescendo.
A movimentação para salvaguardar tradições populares em Salvador segue a todo vapor, e após projetos de indicação envolvendo estilos musicais e outros fazeres culturais, a tentativa da Câmara Municipal de Salvador é de proteger e valorizar outra iniciativa 100% soteropolitana: dar a festa "Palhaços do Rio Vermelho" o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Salvador.
Foto: Fernando Naiberg/ Divulgação
Em entrevista ao Bahia Notícias, a servidora pública Lúcia Menezes, presidente do Instituto Artístico e Sociocultural Palhaços do Rio Vermelho, e uma das idealizadoras do movimento que completou 15 anos em 2025, falou sobre a festa, que teve início antes mesmo da folia arrastar mais de 15 mil pessoas pelas ruas do bairro.
"Em 86, quando a gente se juntou com o Rui Santana, que é meu irmão e foi o criador dessa festa, eram 20 pessoas, amigos, irmãos, na minha casa fazendo esse movimento, de sair fantasiado de palhaços na avenida. Passamos quatro anos assim, e foi crescendo, 20, 40, 80, 120 pessoas… Naquele momento eu falei: ‘Vamos dar uma segurada, porque já tá muito grande’."
A festa surgiu na contramão do que o mercado pedia para o Carnaval. Era a época em que os abadás estavam estourando na avenida, e as fantasias, tradição de quem brincava a folia na rua, passou a ser “aposentada” pelo público.
Foto: Fernando Naiberg/ Divulgação
“Naquele momento a gente estava muito na contramão porque a fantasia já tinha sumido, os blocos de índios já não tinham mais tanta força, tudo estava acontecendo tipo um rolo compressor. Só que em 2010, quando a gente saiu de palhaço nos Mascarados, a gente viu que poderia ir além. Mas não pensávamos nunca que chegasse aonde chegou. Quando eu penso em, 5 mil, 8 mil, 10 mil pessoas, me dá um frio na barriga."
Promovido pelo Instituto Artístico e Sociocultural Palhaços do Rio Vermelho, o desfile acontece sempre no penúltimo sábado antes do Carnaval, reunindo milhares de pessoas nas ruas do bairro com um cortejo gratuito, sem cordas e repleto de fantasias, cores, música e performances.
"Quando a gente começou, a festa atraía mais o pessoal +50. Hoje a gente atrai todas as gerações. Já tinha essa coisa lúdica da criança fantasiada, mas, esse ano, por exemplo, alguém colocou um pula-pula na quadra, tinha muitas crianças lá esperando a saída do desfile. Nosso movimento não foi proposital, foi algo espontâneo que as pessoas se identificaram com isso, com o som das marchinhas, com essa brincadeira que existe, com perna de pau, com malabares. Foi espontâneo e não existe nada melhor na vida do que você saber que você é responsável ou saber que você proporcionou uma coisa tão espontânea. E a espontaneidade, eu acho, é o que faz acontecer para mim."
Foto: Ulisses Gama
Segundo Lúcia, a festa cresceu a ponto de trazer pessoas do interior do estado para participar do desfile.
"Nós temos coletivos e diversas outras manifestações do interior do estado que participam da festa. São mais de 500 pessoas trabalhando para colocar o movimento na rua, a gente tem pessoas envolvidas entre receptivo de ônibus, acompanhar para alimentação, local de se vestirem, onde estacionar os carros, as vans. Alguns são voluntários e outros já remunerados."
Ao site, Lúcia pontua a importância da festa para a cultura baiana e para o turismo na capital, e como calendarizar o movimento consegue impactar na realização e consolidação da festa.
"Foi um salto grande que demos. A gente ser reconhecido como um movimento que agrega e que atende a demanda, a carência do que a sociedade, do que a comunidade precisa. A festa tem impacto cultural, além de fomentar o turismo, a economia. Não é só a brincadeira, nós movimentamos o comércio com a venda de fantasias, adereços, os ambulantes, os bares que estão lotados, então, se você somar tudo que está em volta desse movimento da gente, é realmente é muito forte sim."
Com a inclusão da festa no calendário oficial de celebrações da capital baiana, e consequentemente a criação do Dia Municipal do Desfile dos Palhaços do Rio Vermelho, Lúcia entende que o movimento terá mais força para acontecer e ser organizado de uma forma que dê menos dor de cabeça e mais diversão para quem faz e quem curte.
Foto: Fernando Naiberg/ Divulgação
"São 15 anos de resistência, nós somos resistentes e como eu digo sempre eu não largo o osso. Eu estou desde o início e na luta, porque é uma batalha anual, é uma batalha grande para gente conseguir recursos, eu já botei muitas vezes no meu bolso, porque todo ano, tem essa ameaça de não sair. E fazendo parte do calendário oficial da Prefeitura, os recursos, a infraestrutura, a logística, passa a ter esse apoio municipal para acontecer. Não que eles vão pagar tudo, mas com isso, iremos receber uma ajuda de custo para a realização, o que é essencial."
Ao ser transformado em Patrimônio Imaterial de Salvador, faz com que o movimento tenha garantido a salvaguarda do patrimônio; o respeito ao patrimônio cultural imaterial das comunidades, grupos e indivíduos envolvidos; a conscientização no plano local, nacional e internacional da importância do patrimônio cultural imaterial e de seu reconhecimento recíproco; e a cooperação e a assistência internacionais.
Para além da folia de verão, a presidente do Instituto Artístico e Sociocultural Palhaços do Rio Vermelho, afirma que a intenção do movimento é de "promover trabalhos sociais na área da educação, do esporte". "Estamos com planos para capacitar as costureiras, e promover ações muito maiores do que só o entretenimento, que já é bacana, é, mas o social é carente, a gente precisa fazer."
O Ministério Público da Bahia (MP-BA), através da 8ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Salvador, emitiu um despacho oficial que determina que o Estado da Bahia e o município de Salvador prestem contas detalhadas sobre a implementação de políticas públicas de saúde mental voltadas para crianças e adolescentes com deficiência auditiva.
A medida, assinada eletronicamente pelo promotor Moacir Silva do Nascimento Júnior e publicada nesta sexta-feira (29), é parte de um Procedimento Administrativo que, segundo o documento, visa superar barreiras históricas no acesso a serviços essenciais desta população.
O procedimento em trâmite dá continuidade a uma fiscalização anterior, iniciada em 2018 e arquivada por decurso de prazo legal. A nova ação foi distribuída por prevenção tem o objetivo de assegurar a efetividade das discussões e ações já iniciadas, focando na implementação de medidas estruturantes e na expansão do acesso à saúde mental para jovens surdos em todo o estado.
Conforme detalhado no despacho, a instauração do procedimento decorre de audiências técnicas e reuniões interinstitucionais com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), do Conselho Regional de Psicologia (CRP), da Escola de Saúde Pública da Bahia (ESPBA), da Central de Libras, de universidades públicas e de organizações da sociedade civil.
De acordo com o documento, esses encontros revelaram um cenário preocupante, devido a ausência de profissionais bilíngues na rede SUS, pela insuficiência de intérpretes de Libras, pela inadequação dos formulários de atendimento para identificar pessoas com deficiência e pela baixa adesão aos cursos de capacitação ofertados.
Apesar de reconhecer iniciativas positivas, como a contratação de uma psicóloga bilíngue para o Multicentro Liberdade, a criação de turmas de capacitação, a elaboração de edital específico para contratação de psicólogos bilíngues e a articulação com entidades como AESOS, CEDAF e UFBA, o MP-BA apontou que a necessidade de ações, a formação continuada dos profissionais, a estruturação pedagógica dos cursos e a articulação interinstitucional seguem como obstáculos.
O promotor prorrogou o prazo para conclusão do procedimento e determinou a notificação formal do Estado e do Município. As secretarias estaduais e municipais de saúde têm o prazo de 20 dias úteis para se manifestar sobre o número atual de profissionais bilíngues em atividade na rede SUS com suas respectivas lotações, a descrição do fluxo de atendimento para crianças e adolescentes surdos, os resultados dos atendimentos realizados nos Multicentros e unidades básicas, e um levantamento estatístico detalhado sobre a demanda reprimida de atendimento psicológico em Libras.
Além disso, o MP requer a apresentação de cópias dos editais e contratos para contratação de psicólogos bilíngues e de qualquer plano de comunicação existente para divulgação desses serviços, incluindo a utilização de mídias acessíveis como vídeos em Libras, cards informativos e conteúdo para redes sociais.
Procurada pela redação do Bahia Notícias, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) afirmou que todas as informações requeridas pelo MP-BA serão reunidas para responder ao despacho.
Veja nota na íntegra:
A intimação foi entregue nesta quinta-feira. A Secretaria da Saúde do Estado tem o prazo de 20 dias úteis para responder. Todas as informações pertinentes serão reunidas para resposta ao Ministério Público.
Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não respondeu ao pedido de posicionamento do Bahia Notícias até a publicação da matéria.
Curtas do Poder
Pérolas do Dia
Cláudio Villas Boas
"Iniciou esse contrato com a celebração do aditivo em 4 de junho de 25 agora, e a previsão contratual é que precisamos iniciar a construção da ponte em um ano após a assinatura desse contrato. Portanto, em junho de 26 iniciaríamos a construção. Logicamente, para isso, algumas etapas precisam ser desenvolvidas antes".
Disse o CEO do consórcio responsável pela ponte Salvador-Itaparica, Cláudio Villas Boas ao indicar que a data para o início da construção está marcada para junho de 2026.