Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Luciana Santos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Foto: Rodrigo Cabral / MCTI

Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher

Governar com sensibilidade é transformar o conhecimento científico em dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Por muito tempo, as dores e os desafios da saúde menstrual e da endometriose foram tratados sob o manto da invisibilidade, relegados a um silêncio que penaliza milhões de mulheres, trabalhadoras e estudantes brasileiras. Neste mês de junho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em um esforço conjunto com o Instituto Alana, deu um passo histórico para mudar essa realidade.

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

vila laura

Polícia Civil apreende armas e munições durante ação no bairro da Vila Laura, em Salvador
Foto: Divulgação Polícia Civil

A Polícia Civil apreendeu armas de fogo, carregadores e munições, nesta segunda-feira (4), no bairro de Vila Laura, em Salvador. O material foi localizado após a fuga de um grupo de suspeitos, ao perceberem a aproximação policial. De acordo com a ocorrência, equipes da 6ª Delegacia Territorial (DT/Brotas) realizavam diligências de rotina na localidade de Santa Rita, quando visualizaram um grupo em atitude suspeita nas proximidades de uma horta.

 

Ao notarem a presença policial, os suspeitos fugiram do local. Durante varredura na área, os policiais encontraram uma sacola plástica abandonada, contendo uma caixa de papelão. No interior da embalagem, foram apreendidas uma submetralhadora calibre 9 mm, um revólver calibre .22, 76 munições calibre 9 mm, 22 estojos deflagrados do mesmo calibre, dois carregadores de submetralhadora e um carregador de pistola.

 

Todo o material foi apresentado à unidade policial, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. As investigações seguem para identificar os responsáveis pelo armamento apreendido.

PM prende homens suspeitos de assalto e apreende réplica de arma de fogo
Divulgação

Policiais Militares da 58ª CIPM realizavam rondas na Rua Raul Leite, bairro de Vila Laura, quando foram informados por transeuntes de que indivíduos teriam assaltado um ônibus coletivo e fugiram. Dois homens foram capturados. 

 

Com eles foram encontradas, uma réplica de arma de fogo, quatro aparelhos celulares e uma bolsa. As vítimas e os autores foram encaminhados à DERRC para tomada das medidas pertinentes.

Mulher é baleada durante feira dentro de condomínio no bairro da Vila Laura, em Salvador
Foto: Reprodução Google Street View

Uma moradora do condomínio Villa Privilege, no bairro da Vila Laura, em Salvador, foi atingida por um disparo de arma de fogo, na noite deste sábado (26). A mulher, que não teve a identidade revelada, participava de uma ação de vendas de plantas quando foi atingida na perna. 

 

Segundo o Alô Jucá, equipes da 58ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram chamadas e acionaram uma ambulância do Samu para que a vitima recebesse atendimento.

 

A mulher foi levada em uma cadeira de rodas e levada para uma unidade de saúde. O caso deve ser investigado pela 6ª Delegacia, localizada em Brotas.

 

Foto: Reprodução Alô Jucá 

Nova ligação viária entre Vila Laura e Rótula do Abacaxi é inaugurada nesta terça
Foto: Reprodução/Seinfra

A nova ligação viária entre o bairro de Vila Laura e a Rótula do Abacaxi será inaugurada nesta terça-feira (8), a partir das 9h, com a presença do prefeito Bruno Reis em cerimônia na Rua Luiz Negreiros (atrás do Assaí Atacadista da Rótula).

 

Com 580 metros de extensão, a ligação viária Deputado Cristóvão Ferreira permitirá tráfego em mão dupla, uma faixa em cada sentido. A obra teve investimento de cerca de R$ 7,2 milhões.

 

O novo trecho possibilita aos condutores uma conexão direta entre as ruas Armando Tavares, na Vila Laura, e Luís Negreiro, em Santa Tereza, nas proximidades da Rótula do Abacaxi e, também, irá facilitar o fluxo em direção a Av. Bonocô.

Ligação viária entre Vila Laura, Rótula do Abacaxi e Bonocô alcança 65% de obras concluídas
Foto: Valter Pontes/Secom PMS

As obras de construção da nova ligação viária entre as ruas Armando Tavares, na Vila Laura, e Luís Negreiro, em Santa Tereza (nas proximidades da Rótula do Abacaxi), foram vistoriadas por uma comitiva de gestores municipais nesta segunda-feira (15). Com 65% das intervenções concluídas, a pista vai trazer mais mobilidade para quem mora em ambas as localidades e deseja acessar a rótula ou a Avenida Bonocô, reduzindo, portanto, o tempo de deslocamento.

 

Com investimento de mais de R$7 milhões, a via terá tráfego em mão-dupla, sendo uma faixa em cada sentido, e abrange aproximadamente 700 metros de extensão. Neste momento, estão em execução serviços de terraplenagem, contenção de encosta em gabião e implantação de galeria de sistema de drenagem.

 

Após a conclusão desta fase, serão feitos pavimentação, passeios, instalação de iluminação em LED e urbanização de toda a área. Além disso, haverá ciclovia para facilitar a locomoção de ciclistas que passarem pelo trecho, assim como equipamentos de saúde e parque infantil.

 

A construção da ligação viária é coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) e foi uma das solicitações mais votadas pelos moradores que vivem na região, por meio do programa Ouvindo o Nosso Bairro (ONB). 

 

A solução viária, por exemplo, vai otimizar o tempo de tráfego dos motoristas que saem do Conjunto Laura Catarino, na Vila Laura, e precisam se deslocar hoje por Luís Anselmo e ruas do bairro para chegar até a Rótula do Abacaxi ou à Avenida Bonocô, trajeto que chega a alcançar cerca de 5 km até essas regiões. Com um acesso direito, a distância será reduzida para apenas 700 metros, promovendo mais qualidade de vida para a população.

Homem que exibia armas em redes sociais morre em confronto com a polícia
Foto: Divulgação / SSP-BA

 

Um homem que ostentava armas nas redes sociais foi morto pela 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Pirajá), após uma troca de tiros na Avenida Bernardo Spector, no bairro da Vila Laura, em Salvador.

 

De acordo com a corporação, uma pistola, drogas e materiais usados no tráfico de entorpecentes foram apreendidos na noite de quarta-feira (8), num imóvel onde o suspeito se escondia, no bairro de Fazenda Grande do Retiro.

 

Conforme o comandante da unidade, major Elison Santos Oliveira, o homem havia trocado tiros com as guarnições na manhã do mesmo dia e denúncias anônimas ajudaram as equipes na identificação do local onde o suspeito se escondia.

 

As guarnições foram até a Avenida Bernardo Spector e se depararam com um grupo armado que, ainda de acordo com a corporação, ao perceber a aproximação da polícia, começou a atirar. Foi solicitado o reforço de guarnições da Rondesp Baía de Todos os Santos (BTS) e, após troca de tiros, os PMs perceberam que o criminoso estava ferido. 

 

De acordo com a PM, ele foi socorrido para o Hospital Geral Ernesto Simões Filho, mas não resistiu. “O homem de 27 anos era conhecido por nossas equipes e possuía passagens por roubo de veículo, tráfico de drogas e homicídio nos anos de 2013, 2014 e 2016”, detalhou o oficial.

 

Com ele foram encontrados uma pistola calibre 40, carregador, munições, 62 pedras de crack, 37 porções de cocaína, 45 frascos pequenos de lança perfume, pinos vazios para embalar drogas, celular e um caderno com anotações do tráfico.

 

A Polícia Militar informou que todo o material foi levado para a sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde a ocorrência foi registrada.

Padaria que funcionava dentro de apartamento em Salvador é interditada pela Sedur
Foto: Reprodução / TV Bahia

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) interditou e embargou, nesta quinta-feira (1º), a padaria localizada dentro de um apartamento, localizada em um condomínio no bairro da Vila Laura, em Salvador.

 

A pasta alegou que a medida foi tomada porque o estabelecimento não possuir alvará de funcionamento. Ainda de acordo com a Sedur, o decreto de número 29.987/2018, que dispõe sobre o funcionamento de empresas em residências, não permite este tipo de atividade  em apartamento.

 

A Sedur ainda informa que na última sexta-feira (26), notificou e autuou a padaria pela atividade comercial não licenciada e também o condomínio por ser coresponsável em permitir a instalação da atividade irregular.

 

Em entrevista ao G1, as advogadas da proprietária do imóvel, Glenda Almeida e Samara Sampaio, informou que as vendas seguiam normalmente na quinta e que nenhum comunicado foi recebido para encerrar as vendas no local.  

 

Elas relataram que a Sedur pediu apenas a aprovação dos condôminos para que o local seguisse funcionando. Por causa disso, foi feito um abaixo-assinado, que reuniu mais de 450 assinaturas de condôminos que são a favor da manutenção da padaria. Segundo elas, o documento foi protocolado na segunda-feira (29), na sede da Sedur.

 

ENTENDA O CASO

A padaria é alvo de críticas de vizinhos que reclamam muito de barulho e de bastante movimentação. A situação foi noticiada na semana passada e tomou grande repercussão.

 

“É o tempo todo um movimento imenso nos corredores, um barulho ‘retado’, uma algazarra, crianças correndo para um lado, para o outro”, reclamou um dos moradores ao BA TV.

 

Ainda segundo os vizinhos à Rede Bahia, o condomínio tentou um acordo com os donos da padaria, para que eles pudessem transferir a panificadora para a garagem, onde existem outras vendas também, no entanto, a proposta foi negada.

 

Ainda segundo moradores, a situação, no 14º andar, da torre quatro, acontece desde o início da pandemia da Covid-19, quando começaram a vender os produtos de padaria dentro do apartamento.

Moradores de um condomínio montam padaria em apartamento e vizinhos reclamam: “Uma algazarra”
Foto: Reprodução / TV Bahia

Moradores do bairro de Vila Laura, em Salvador, montaram uma padaria dentro de um apartamento em um condomínio. Com o empreendimento, os vizinhos começaram a reclamar muito de barulho e de bastante movimentação.

 

“É o tempo todo um movimento imenso nos corredores, um barulho ‘retado’, uma algazarra, crianças correndo para um lado, para o outro”, reclamou um dos moradores ao BA TV.

 

Ainda segundo os vizinhos à Rede Bahia, o condomínio tentou um acordo com os donos da padaria, para que eles pudessem transferir a panificadora para a garagem, onde existem outras vendas também, no entanto, a proposta foi negada.

 

A Prefeitura informou já ter notificado o dono do imóvel, mas o serviço não foi interrompido.

 

Em imagens feitas pelos vizinhos, é possível ver as prateleiras com presuntos e produtos no meio da sala de televisão.

 

Ainda segundo moradores, a situação, no 14º andar, da torre quatro, acontece desde o início da pandemia da Covid-19, quando começaram a vender os produtos de padaria dentro do apartamento.

 

Além da denúncia de barulho, os moradores falam sobre a exposição de alimentos, sem a refrigeração correta. "A situação tem sido criticada por quem vive no condomínio, que conta com quatro torres. Os condôminos do 14º andar, da torre quatro, desde o início da pandemia da Covid-19, começaram a vender os produtos de padaria dentro do apartamento."

 

O problema se agravou de uma maneira que um vizinho precisou se mudar por conta da concentração de pessoas no local. “Ficou inviável porque eu tenho um filho muito pequeno. A concentração de pessoas foi muito grande no andar e doenças acometeram o meu filho”, disse.

 

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Na era da IA, será Gargamel o último que mostra a verdade nas redes? Tudo bem que não é lá uma verdade muito bonita, mas... Enquanto isso, o Soberano devia parar de focar no cozido de Card e ficar de olho nas chapas que estão montando pra ele por aí. E teve prefeito brilhando também essa semana. É anúncio emocionado de São João, é #tápago com post sobre buraco na rua... Mas o amor mesmo está no Detalhes! Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas