Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Luciana Santos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Foto: Rodrigo Cabral / MCTI

Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher

Governar com sensibilidade é transformar o conhecimento científico em dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Por muito tempo, as dores e os desafios da saúde menstrual e da endometriose foram tratados sob o manto da invisibilidade, relegados a um silêncio que penaliza milhões de mulheres, trabalhadoras e estudantes brasileiras. Neste mês de junho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em um esforço conjunto com o Instituto Alana, deu um passo histórico para mudar essa realidade.

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

vampeta

Esposa de Raphinha quebra o silêncio após fala de Vampeta sobre suposta crise financeira
Foto: Reprodução/TV Globo

 

Mesmo lesionado e desfalcando a Seleção Brasileira, o atacante Rphinha teve o nome repercutido nas redes sociais após uma polêmica após declarações do ex-jogador Vampeta. No último domingo (21), durante participação no programa Red News, o comentarista afirmou que o atleta do Barcelona estaria enfrentando um "problema sério familiar e financeiro".

 

“Ele está rezando para ver se vai para o Al-Hilal, está com essa dificuldade”, afirmou Vampeta, sugerindo uma necessidade de transferência por motivos econômicos.

 

Nesta terça-feira (23), a esposa de Raphinha, a influenciadora Natália Belloli, utilizou seu perfil no Instagram para publicar uma mensagem apontada por internautas como uma resposta indireta às declarações. 

 

“A oração da esposa é um escudo contra as armadilhas espirituais. Ela traz paz onde há guerra, esperança onde há desânimo e cura onde há feridas”, compartilhou, citando um trecho reflexivo associado à passagem de Filipenses 4:6-7.

 

Mais tarde, em declarações enviadas ao perfil Daily do Garotinho, Natália negou categoricamente os rumores levantados por Vampeta e lamentou a necessidade de se expor.

 

“De verdade, acho um absurdo eu ter que falar sobre a minha vida financeira. Se nós ganhássemos atualmente apenas 10% do que o Raphinha ganha, já seríamos muito abençoados. Não vejo necessidade de expor isso nas minhas redes sociais, pois tenho total noção da realidade social em que vivemos", desabafou.

 

A influenciadora explicou que optou pelo silêncio inicial por acreditar que os boatos não tomariam proporções maiores. “Se eu fizesse um post dizendo: ‘Olha, não estou pobre, continuo rica’, iriam me chamar de sem classe. Achei que a história morreria, mas esses boatos já chegaram à Espanha, e todos estão achando que estamos passando necessidade”, completou.

Relembre como foi a reabertura do Cine Rio Branco em Nazaré 26 anos após obra bancada por ensaio nu de Vampeta
Foto: Reprodução / Redes Sociais / Clériston Santana/TV Bahia

O Cinema Rio Branco, localizado em Nazaré, no sul da Bahia, completou nesta terça-feira (16) 26 anos de sua reabertura, viabilizada pelo ex-jogador Vampeta com R$ 80 mil do cachê que recebeu para posar nu na extinta revista G Magazine. A reinauguração, em 2000, contou com a presença do senador Antônio Carlos Magalhães (PFL), do jogador Ronaldo Fenômeno e do governador César Borges (PFL).

 

A história começa em 1998, quando Vampeta foi procurado pelo restaurador Uriel, responsável pelo imóvel, que pedia ajuda para consertar o telhado em risco de colapso. Na conversa, o jogador descobriu que a Igreja Universal do Reino de Deus pretendia comprar o espaço para abrir uma nova unidade. Decidido a preservar o patrimônio cultural, Vampeta comprou o local.

 

"Quando surgiu a proposta de sair na revista, e era uma proposta muito boa, o dinheiro foi para a restauração do cinema. Eu gosto de cinema para caramba mesmo. Na época foi uma chance de recuperar um patrimônio histórico, mas também de construir um patrimônio, porque o cinema me pertence também", disse o ex-jogador.

 

O ensaio foi publicado em janeiro de 1999, logo após o título do Corinthians no Campeonato Brasileiro, e rendeu R$ 100 mil ao atleta, equivalente a quatro salários seus na época. Com R$ 80 mil do valor, ele adquiriu o imóvel. No total, Vampeta investiu quase R$ 500 mil na revitalização, complementando com seu próprio salário como jogador ao longo de três anos de obras.

 

Na festa de reinauguração, em cima de um pequeno palanque na entrada do cinema, ACM elogiou publicamente a atitude do jogador e aproveitou para fazer um pedido político ao governador César Borges.

 

"Os ricos deste país devem seguir o exemplo de Vampeta e investir mais em projetos comunitários", declarou o senador, que também pediu a colocação de um busto do jogador em frente ao prédio. Vampeta, por sua vez, explicou o motivo do convite ao político baiano.

 

"Fiz questão de convidar o senador Antônio Carlos Magalhães porque sei que ele ama a Bahia, assim como eu amo Nazaré", disse.

 

Após o descerramento da placa comemorativa, Vampeta, Ronaldo Fenômeno, ACM e o governador César Borges assistiram juntos ao curta-metragem "Rádio Gogó", de 20 minutos, com enredo baseado no futebol.

 

Após a reabertura, o ex-atleta passou a administração do cinema para suas tias, Beta Alves e Edna, que tocam os projetos até hoje.

 

"Durante três anos eu fiquei na luta, depois entreguei para minhas tias administrarem, porque eu não tinha como ficar lá. Elas sempre tocaram os projetos do cinema e eu agradeço muito", explicou Vampeta.

 

"O cinema está como no dia de sua inauguração", disse o aposentado Nelson Santiago, 94 anos, que trabalhou na construção do Rio Branco e compareceu à festa de reinauguração.

 

Fundado em 1927 e pertencente à família Ribeiro Soares, o Rio Branco é uma das casas de espetáculo em estilo art nouveau do Nordeste, com dois pavimentos e capacidade para 670 pessoas. O espaço ficou desativado em diversos momentos entre 1970 e 1990 por falta de investimentos e riscos estruturais. A última reforma ocorreu em 2007 e hoje o local recebe exclusivamente alunos de escolas públicas.

Edílson Capetinha se declara para Vampeta no BBB 26: "Sinto falta"
Foto: Agliberto Lima / Estadão

O baiano Edílson Capetinha se declarou para os ex-jogadores Vampeta e Amaral, nesta sexta-feira (16), durante o Big Brother Brasil 26. O campeão mundial revelou o nível de sua proximidade ao colega de Seleção. 

 

 

"Eu só falo isso para o Vampeta, para o Amaral, que são pessoas que eu amo mesmo de coração assim. Se eu ficar uma semana sem falar com o Vampeta, eu já sinto falta", disse. 

 

Edílson e Vampeta se aproximaram durante a passagem de ambos pelo Corinthians. Os jogadores atuaram com a camisa do Timão em 1998 e conquistaram a taça do Campeonato Brasileiro e o Mundial de Clubes de 2000 juntos. Além desse título, os atletas também levantaram junto o pentacampeonato mundial da Seleção Brasileira, em 2002. 

 

Fora dos campos, os atletas já empresariaram a banda de pagode baiano Raça Pura, lançada em 1999. O grupo lançou músicas de sucesso como 'Samba Juliana' e 'O Pinto'. 

Vampeta repercute nas redes sociais por anunciar retorno do “Vampetaço”: “Preparem-se”
Foto: Reprodução/redes sociais

O ex-jogador Vampeta voltou a movimentar as redes sociais nesta terça-feira (30) ao anunciar um novo ensaio adulto. Em publicação no Instagram, o pentacampeão postou uma releitura da foto em que apareceu nu na revista G Magazine, em 1999, e informou que divulgará o material na próxima quinta-feira (2), às 14h.

 

“Meu Segundo ensaio +18. 02 Outubro - 14:00. Prepare-se”, escreveu o atual comentarista da Jovem Pan na legenda.

 

Há 26 anos, Vampeta foi o primeiro jogador de futebol brasileiro a estrelar um ensaio voltado ao público gay. O lançamento da época foi considerado histórico para a revista. Em entrevista recente ao podcast Acompanhados, o ex-atleta contou como fechou o acordo.

 

 “Eu, já de fogo, ganhava R$25 mil no Corinthians. Falei: Me dá R$100 mil. Quatro salários meus. Ele me deu um cheque na hora, e no dia seguinte o cheque compensou. Aí tive que posar”, relembrou.

 

A publicação desta terça-feira rapidamente repercutiu entre os seguidores, que reagiram com mensagens bem-humoradas. “Que Deus nos proteja” e “Virou bagunça” foram alguns dos comentários mais curtidos.

 

Vampeta processa INSS e cobra auxílio por lesão no joelho: “Redução permanente da capacidade laboral”
Foto: Reprodução/Bate Pronto

O ex-volante Vampeta, pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002, entrou na Justiça contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), solicitando o pagamento do benefício de auxílio-acidente. A cobrança se refere a problemas crônicos no joelho esquerdo, que o acompanham desde sua carreira como jogador profissional.

 

De acordo com a ação, o ex-jogador sofreu uma grave lesão no joelho em maio de 2003, quando rompeu o ligamento cruzado anterior. À época, precisou passar por cirurgia e ficou um ano afastado dos gramados, realizando tratamento intensivo e fisioterapia.

 

Mesmo tendo conseguido retomar sua carreira posteriormente, Vampeta conviveu desde então com dores constantes e sucessivas lesões no mesmo joelho. Um laudo médico, assinado pelo Dr. Joaquim Grava — ex-médico do Corinthians —, foi anexado ao processo, apontando que o ex-jogador sofre de “gonartrose não especificada (CID 10 M17.9)”, uma doença degenerativa e irreversível, diretamente associada à prática esportiva de alto rendimento.

 

Segundo os advogados de Vampeta, o pedido foi inicialmente feito em novembro de 2024, mas foi negado administrativamente pelo INSS. Por isso, a defesa optou por acionar a Justiça, alegando que há “redução permanente da capacidade laboral”, o que, de acordo com a legislação, justifica a concessão do auxílio-acidente.

 

Na petição, os representantes do ex-atleta solicitam o pagamento de 50% do salário de benefício, retroativo à data do pedido administrativo, além de honorários advocatícios e a gratuidade processual. A defesa também pediu que o Corinthians, clube no qual Vampeta atuava na época da lesão, seja intimado a apresentar o prontuário médico do atleta, bem como outros documentos que comprovem o histórico da lesão e seus impactos na carreira.

 

O processo terá um próximo capítulo em agosto, quando está marcada a realização de uma perícia médica judicial que deverá avaliar a extensão dos danos e suas consequências permanentes.

Justiça manda penhorar medalhas, troféus e outros bens de Vampeta por dívida com escola de filhas
Foto: Nuno Krause / Bahia Notícias

A Justiça de São Paulo decidiu penhorar parte dos bens, dentre eles medalhas e troféus, do ex-jogador Vampeta por conta de uma dívida com a Escola Castanheiras, onde as filhas estudaram na década de 2010, que fica localizada na cidade de Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo. O débito é de quase R$ 300 mil. A informação é do site G1.

 

A decisão foi proferida pela juíza Renata Bittencourt Couto da Costa no último dia 19 de abril. A magistrada determinou que Vampeta liste os bens passíveis de penhora até o próximo sábado (29). Caso não apresente, o ex-jogador estará sujeito a multa. Anteriormente, ele e a ex-mulher foram condenados ao pagamento das mensalidades em aberto referentes ao ano letivo de 2013. Eles podem questionar os valores de custas processuais, mas não cabe mais recursos.

 

De acordo com a escola, a dívida somaria R$ 214,8 mil na década de 2010, e que atualizado chega a cerca de R$ 300 mil. No pedido de penhora, a defesa da instituição detalhou os prêmios recebidos por Vampeta entre 1998 e 2006, período que inclui a conquista da Copa do Mundo de 2002 pela Seleção Brasileira.

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas