Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Gustavo Falcón
O Paraguaçu sob ataque
Foto: Acervo pessoal

O Paraguaçu sob ataque

O rio Paraguaçu é o mais longo rio baiano. Ele nasce na cidade de Barra da Estiva e desagua em Salinas das Margaridas após um longo percurso de cerca de 600 km. Irriga plantações, serve de bebedouro para os animais, fonte de renda para pescadores, corta povoados e cidades, incorpora muitos afluentes e em Cachoeira, já próximo a sua foz, majestoso e imponente, se transforma num imenso lago represado na Barragem de Pedra do Cavalo. Dali manda água para abastecer milhares de pessoas, no interior e principalmente na capital do estado.

Multimídia

Alex Santana revela convite de ACM Neto para assumir secretaria

 Alex Santana revela convite de ACM Neto para assumir secretaria
Em entrevista ao Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o secretário de Relações Institucionais de Salvador e deputado federal licenciado, Alex Santana (Republicanos), afirmou que a decisão de não disputar a reeleição em 2026 foi motivada exclusivamente por razões pessoais.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

valderico junior

VÍDEO: Valderico Júnior defende ACM Neto para 2026 e projeta ampliar vantagem da oposição na Bahia
Foto: Maurício Leiro / Bahia Notícias

Em visita à Bahia Farm Show nesta quarta-feira (10), o prefeito de Ilhéus, Valderico Júnior (União Brasil), concedeu entrevista ao portal Bahia Notícias, em que traçou as diretrizes políticas de seu grupo para o pleito de 2026. O gestor garantiu empenho irrestrito para ampliar a vantagem eleitoral do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União), além de defender um intercâmbio tecnológico e econômico entre Ilhéus e o Oeste baiano.

 

Confira abaixo:

 

Ao avaliar o cenário de articulação política para a sucessão estadual, Valderico relembrou o desempenho de seu grupo político na eleição de 2022. Na ocasião, mesmo estando na oposição municipal, o grupo conseguiu garantir a vitória de ACM Neto nas urnas de Ilhéus.

 

"Temos uma energia muito boa e realizamos um trabalho conjunto. Em 2022, quando ainda não estávamos na prefeitura e éramos oposição em Ilhéus, nós vencemos a eleição para o ACM Neto lá dentro. Agora, não tenho dúvidas de que precisamos alargar esse resultado. Estamos imbuídos para fazer essa mudança. Ilhéus é uma cidade grande que acredita nesse potencial, e o objetivo agora é acelerar para aumentar essa vantagem", planeja o prefeito.

 


Além das articulações políticas, Valderico Júnior aproveitou a agenda no maior evento do agronegócio do Norte e Nordeste para propor uma aproximação estratégica entre a produção de cacau do Sul e a alta tecnologia do agronegócio praticada no Oeste da Bahia.

 

Para o gestor, o desenvolvimento técnico alcançado por municípios como Luís Eduardo Magalhães e Barreiras serve de modelo para a modernização da lavoura cacaueira e para a consolidação de Ilhéus como a capital nacional do chocolate.

 

"A nossa história é muito forte com o cacau. Ilhéus é a capital nacional do chocolate e sabemos da representatividade desse fruto, mas reconhecemos o quanto temos a aprender com a região Oeste. Precisamos trazer as tecnologias desenvolvidas aqui para o nosso campo. Esse intercâmbio é o principal fator que viemos buscar", explica.

 

O prefeito também defende que a aproximação entre as duas potências econômicas baianas vai além do setor agrícola, abrindo portas para o fortalecimento do turismo e do comércio regional de forma integrada.

 

"O agronegócio é a mola propulsora que realmente sustenta a economia, e precisamos levar essa força de desenvolvimento para a nossa região. Mas falar de Ilhéus também é falar de turismo, das praias, do verão e da nossa rica herança cultural com a história de Gabriela, Cravo e Canela e de Jorge Amado", elabora o gestor.

Prefeito de Ilhéus cumpre agenda em Brasília em busca de novos investimentos para o município
Foto: Divulgação / Prefeitura de Ilhéus

O prefeito de Ilhéus, Valderico Junior (União), cumpriu agenda oficial em Brasília de segunda-feira (18) até a última quinta-feira (21) de maio para participar da XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento reuniu prefeitos e gestores de todo o país com o objetivo de debater pautas prioritárias da administração pública, estreitar o diálogo com o Governo Federal e ampliar a captação de investimentos para as cidades brasileiras.

 

Durante a viagem de trabalho, o chefe do Executivo ilheense participou de uma série de audiências e articulações institucionais focadas no andamento de projetos locais e na captação de novas verbas. A iniciativa dá sequência a um esforço contínuo de aproximação com ministérios e membros do Congresso Nacional que, recentemente, resultou na garantia de mais de R$ 4 milhões em emendas parlamentares para o município.

 

Os recursos já assegurados são fruto de articulações políticas com o deputado federal Leur Lomanto Junior (União), o deputado estadual Pedro Tavares, entre outros representantes do estado. De acordo com a gestão municipal, esses valores estão sendo integralmente direcionados para obras de infraestrutura e melhorias nos serviços públicos essenciais de Ilhéus.

 

Valderico Junior destacou que a representação ativa do município na capital federal é indispensável para viabilizar o desenvolvimento local. “O diálogo com os ministérios e parlamentares é importante para que Ilhéus continue conquistando investimentos. Os recursos já conquistados mostram a importância desse trabalho de articulação, que segue em busca de novas conquistas para a cidade”, afirma.

Valderico Junior intensifica agenda de obras e faz importantes entregas em Ilhéus
Foto: Yan Hughes

 

Com frentes de trabalho espalhadas por diversas regiões, a Prefeitura de Ilhéus tem ampliado o ritmo das ações de infraestrutura, sob a liderança do prefeito Valderico Junior (União). Nesta quinta-feira (16), o gestor cumpriu uma agenda de vistorias e entregas, avançando em obras importantes para a cidade.

 

Ao lado do deputado federal Leur Lomanto Júnior (União), da vice-prefeita Wanessa Gedeon (Novo) e de secretários, o prefeito percorreu diferentes pontos do município, acompanhando o andamento e a conclusão das intervenções.

 

A agenda incluiu a entrega da obra na Rua Alan Kardec, no bairro Pontal, além da vistoria da pavimentação da Avenida Governador Paulo Souto, no Teotônio Vilela. O roteiro foi encerrado com a inauguração da nova Avenida João Alfredo Amorim de Almeida, conhecida como Avenida Contorno, no Malhado, agora completamente revitalizada e pronta para melhorar a mobilidade urbana na zona norte.

 

As intervenções no Pontal e no Teotônio Vilela contam com emenda parlamentar destinada por Leur Lomanto Júnior, fortalecendo a parceria para impulsionar melhorias na infraestrutura urbana.

Gestão  de Ilhéus assina carta compromisso voltada à produção de cacau no Sul da Bahia
Foto: Nadson Carvalho / Sucom Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus realizou, na última quinta-feira (26), uma audiência pública na Câmara de Vereadores para apresentar iniciativas voltadas à cadeia produtiva do cacau. O evento coincidiu com a celebração do Dia Mundial do Cacau e reuniu representantes do setor e autoridades locais.

 

Durante a sessão, o prefeito Valderico Junior (União) e a vice-prefeita Wanessa Gedeon (Novo) detalharam o plano de fomento ao setor, que inclui o apoio direto aos produtores e a implementação de instrumentos de identificação geográfica.

 

Como parte das medidas anunciadas, foram lançados oficialmente os selos “Ilhéus: Capital Nacional da Rota do Cacau e do Chocolate” e “Dia Mundial do Cacau”. Segundo a administração municipal, os selos servirão como ferramentas de valorização do território e do produto local.

 

Também foi apresentado o projeto de um totem temático que será instalado na Avenida Soares Lopes, nas imediações da Catedral de São Sebastião. O equipamento visa reforçar a identidade visual da cidade ligada ao fruto e servir como ponto de referência para o turismo.

 

A audiência foi finalizada com a assinatura de uma carta compromisso. O documento estabelece as diretrizes e metas da gestão para o enfrentamento de desafios técnicos e econômicos da lavoura cacaueira na região.

 

As ações propostas buscam a organização do setor para impulsionar a economia local por meio do resgate de práticas culturais e do fortalecimento da infraestrutura de produção.

Prefeito entrega 15 novos ônibus em modernização de transporte público em Ilhéus
Foto: Divulgação / Prefeitura de Ilhéus

O prefeito de Ilhéus, no Litoral Sul, Valderico Junior (União), entregou 15 novos ônibus que passaram a integrar a frota do transporte público local.  Os veículos foram apresentados na última quarta-feira (11), em evento realizado na Avenida Soares Lopes.

 

A chegada dos novos ônibus ocorre após articulação da gestão municipal com a concessionária Via Metro, responsável pela operação do sistema na cidade.

 

Segundo o prefeito, a iniciativa reforça o compromisso da administração municipal de melhorar a qualidade do transporte coletivo oferecido à população. Ainda segundo o gestor, os veículos são zero quilômetro e contam com ar-condicionado, Wi-Fi, elevador para cadeirantes, entradas USB e motor com menor emissão de poluentes.

 

Além disso, contam com sistema de localização em tempo real, o que permite que usuários acompanhem o trajeto por meio de aplicativo. A plataforma Nosso Buzu disponibiliza horários e informações sobre o percurso de cada linha.

 

De acordo com a prefeitura, a renovação da frota integra um conjunto de medidas adotadas desde o início da gestão para reestruturar o sistema de transporte público do município.

 

Atualmente, Ilhéus conta com 90 veículos novos em circulação, o que, segundo a administração municipal, contribui para melhorar as condições de deslocamento de estudantes, trabalhadores e demais usuários do transporte coletivo na cidade.

Valderico Junior destaca aumento na arrecadação em Ilhéus e equilíbrio das contas públicas: “Eficiência administrativa”
Foto: Divulgação

A gestão do prefeito Valderico Junior apresentou o balanço do último quadrimestre de 2025, com crescimento de 43,53% na arrecadação de impostos municipais. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (27), durante audiência pública realizada pela Prefeitura de Ilhéus.

 

De acordo com a prestação de contas, o aumento na arrecadação ocorreu sem elevação de alíquotas ou criação de novos impostos. As transferências de ICMS também superaram a previsão inicial e registraram crescimento superior a 40% em relação ao período anterior.

 

O relatório fiscal aponta que as receitas primárias ficaram acima das despesas, resultando no superávit. A dívida consolidada do município apresentou redução no período.

 

As despesas com pessoal permaneceram abaixo do limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Os investimentos em educação e saúde superaram os percentuais mínimos constitucionais, e os recursos do Fundeb foram aplicados conforme as exigências legais.

 

"A apresentação é parte das nossas ações de transparência. Os resultados mostram que atuamos com responsabilidade e eficiência administrativa, mesmo com os bloqueios judiciais de precatórios ao longo do ano", destacou o prefeito Valderico Junior.

 

A transparência foi elogiada por vereadores e pela comunidade presente. A gestão informou ainda que mantém monitoramento preventivo das receitas.

Com liderança de Valderico Junior, Virada Ilhéus 2026 reúne 280 mil pessoas e impulsiona turismo na cidade
Foto: Walter Guedes

A Virada Ilhéus 2026 evidenciou o projeto do prefeito Valderico Junior em tornar o município referência na realização de grandes eventos na Bahia. Com shows na Avenida Soares Lopes, entre 28 e 31 de dezembro, o réveillon reuniu grandes atrações nacionais, estrutura de alto nível e aproximadamente 280 mil pessoas nas quatro noites.

 

Sob a condução direta do prefeito, o evento contou com mais de 30 horas de música, 20 artistas e bandas no palco, entre nomes como Alok, Pablo, Belo, Manu Bahtidão e Thiago Aquino, além da valorização de artistas locais. A estrutura robusta, com dois palcos integrados, esquema reforçado de segurança, saúde e organização, garantiu uma festa tranquila, sem registros de ocorrências graves, reforçando a imagem de eficiência da gestão municipal.

 

Além do sucesso popular, a Virada Ilhéus teve forte impacto econômico, impulsionando setores como turismo, hotelaria, comércio, bares e restaurantes, além de gerar renda para ambulantes e trabalhadores informais. O evento também se destacou pelo viés social e inclusivo, com ações de acessibilidade, espaço kids, coleta seletiva e campanhas de conscientização.

 

Com a Virada Ilhéus 2026, Valderico Junior fortalece seu capital político e posiciona Ilhéus como um dos principais destinos no período de fim do ano.

Prefeito Valderico Junior entrega o Food Park, novo espaço de lazer e gastronomia em Ilhéus
Foto: Divulgação

A cidade de Ilhéus ganhou, no domingo (07), um novo espaço de lazer e gastronomia com a inauguração do Food Park. A entrega, liderada pelo prefeito Valderico Junior, marca mais um passo da gestão na requalificação de áreas públicas e no estímulo à economia local. O ato contou com a presença da vice-prefeita Wanessa Gedeon, da primeira-dama Thais Paula, do deputado estadual Pedro Tavares, vereadores e secretários.

 

Instalado na Avenida Soares Lopes, um dos cartões-postais da cidade, o equipamento foi estruturado com iluminação em LED, parque para crianças, banheiro climatizado, paisagismo e uma variedade de empreendimentos gastronômicos. A iniciativa amplia as opções de lazer para moradores e visitantes, além de fortalecer oportunidades de geração de renda para pequenos negócios.

 

Durante a inauguração, o prefeito destacou o caráter social e econômico do novo espaço. “O Food Park foi pensado para atender às pessoas, com organização, segurança e oportunidades para quem empreende. É gratificante ver a confiança da população e dos comerciantes no nosso trabalho, que tem como foco o desenvolvimento de Ilhéus”, afirmou Valderico Junior.

 

O novo Food Park passa a funcionar diariamente e visa ampliar o acesso ao lazer e fortalecer o turismo e a economia no município.

Prefeitura inicia revitalização de praia situada em cartão-postal de Ilhéus
Foto: Nadson Carvalho / Sucom Ilhéus

O prefeito de Ilhéus, no Sul, Valderico Junior (União), deu início, nesta sexta-feira (7), a uma ação de limpeza e revitalização da praia da Avenida Soares Lopes. O local é considerado um dos principais cartões-postais da cidade. Segundo a gestão, a iniciativa marca o compromisso de recuperar áreas turísticas e de lazer que são referência para moradores e visitantes.

 

A operação, que envolve remoção de resíduos, nivelamento da faixa de areia e recuperação ambiental, conta com autorização de órgãos ambientais e acompanhamento técnico especializado.

 

“Estamos devolvendo à população de Ilhéus um espaço que é símbolo da nossa cidade. A Soares Lopes é um ponto de encontro, lazer e esporte, e merece esse cuidado”, afirmou o prefeito, que acompanhou as equipes desde a madrugada.

 

Além da limpeza e do reordenamento da praia, o gestor anunciou que o plano de revitalização da orla vai incluir novas intervenções urbanas como forma de valorizar o turismo e impulsionar o comércio local. Ainda segundo a prefeitura, ação obteve repercussão positiva nas redes sociais, com elogios de moradores e visitantes.

 

A Avenida Soares Lopes abriga alguns dos principais pontos turísticos do município, como a Catedral de São Sebastião, o Bar Vesúvio, a Ponte Jorge Amado, a Praça Rui Barbosa e a Praça Castro Alves.

 

O local também é palco de grandes eventos, como o Virada Ilhéus, que promete uma programação musical com artistas nacionais nos dias 29, 30 e 31 de dezembro. 

Prefeito de Ilhéus participa de evento global sobre chocolate no Salon du Chocolat em Paris
Foto: Divulgação / Sucom de Ilhéus

O prefeito de Ilhéus, Valderico Junior (União), está em Paris participando do Salon du Chocolat 2025, o maior evento global dedicado ao chocolate e cacau que ocorre até o próximo domingo (02). A presença do gestor projeta Ilhéus como um destino turístico internacional e promover suas riquezas da cadeia produtiva de cacau baiano.

 

Nesta edição, o Brasil é o país homenageado, produtos de Ilhéus aparecem na feira como um polo histórico na produção de cacau e chocolate, o gestor se diz grato. “É uma oportunidade de mostrar nossos produtos, atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico de Ilhéus por meio do turismo”, alega Valderico Junior.

 

A participação na feira francesa faz parte da estratégia da administração municipal para recolocar a cidade do sul da Bahia no cenário global, buscando atrair visibilidade e novas oportunidades de negócios.

 

Ao participar do Salon du Chocolat, a Prefeitura de Ilhéus alega "firmar novas parcerias e fomentar a economia, aproveitando a vitrine internacional do evento para apresentar o potencial turístico e gastronômico da região".

Prefeitura de Ilhéus inaugura obras e assina ordem de serviço para reformas de UBS
Foto: Divulgação / Prefeitura de Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, no Sul da Bahia realizou inaugurações e assinaturas de ordens de serviço ao longo da última semana, obras nas áreas como educação, saúde, infraestrutura e lazer. O prefeito Valderico Junior (União) terminou sua agenda de entregas ainda nesta quarta-feira (22), além da assinatura de ordem de serviço para reformas das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

Uma das obras foi entregue de uma área de lazer na zona rural. No último domingo (19), a comunidade de Santo Antônio recebeu a nova Praça do Santo Antônio totalmente revitalizada. O espaço foi modernizado com nova pavimentação, iluminação, paisagismo e a instalação de uma área de lazer pensada para crianças e famílias.

 

Na área urbana, as ações se concentraram em melhorias estruturais e de segurança. Nesta quarta-feira (22), foi inaugurada a requalificação da Escola Municipal Vovô Isaac, localizada no bairro Esperança. A unidade educacional passou por manutenção completa do telhado, pintura geral e recuperação de sua quadra de esportes, visando melhores condições para alunos e educadores.

 

A semana de entregas incluiu, ainda, a revitalização do paredão e da escadaria do Parque Infantil, no bairro Malhado. As intervenções visam reforçar a segurança estrutural do local e valorizar o espaço urbano.

 

Além das inaugurações, o prefeito Valderico Junior assinou as ordens de serviço que autorizam o início das reformas em duas importantes Unidades Básicas de Saúde (UBS). Com as unidades a serem reformadas são a UBS Euler Azaro, no bairro Teotônio Vilela, e a UBS do Iguape.

 

Segundo a administração municipal, o conjunto de entregas “reflete o compromisso em promover uma melhoria abrangente na infraestrutura da cidade e, consequentemente, elevar a qualidade de vida da população ilheense”.

Prefeito projeta Ilhéus como destino turístico em eventos internacionais
Foto: Divulgação / Prefeitura de Ilhéus

De olho na expansão do turismo, o prefeito de Ilhéus, no Litoral Sul, Valderico Júnior (União), tem participado de feiras e eventos internacionais. Neste domingo (14), o gestor marcou presença na Brasil Origem Week Lisboa, em Portugal.

 

Valderico também já confirmou a ida à Feira Internacional do Chocolate e Cacau, que ocorre de 23 a 26 de outubro, no Porto, em Portugal; e no Chocolat Festival, de 29 de outubro a 2 de novembro, em Paris, na França.

 

“Mais do que fortalecer a marca de Ilhéus no exterior, essa participação abre caminhos para atrair investimentos, gerar empregos e favorecer toda a cadeia de serviços”, disse Valderico Junior.

 

O prefeito segue antenado com o momento vivido pelo turismo brasileiro. Em 2024, o país recebeu 6,65 milhões de visitantes estrangeiros, um recorde que representa crescimento de 12,6% em relação ao ano anterior, segundo a ONU Turismo.

 

Além do cacau e do chocolate, Ilhéus oferece uma diversidade de experiências turísticas, como patrimônio histórico e religioso, praias paradisíacas, turismo literário inspirado na obra de Jorge Amado e etnoturismo em aldeias tupinambás.

 

Com essa pluralidade de atrativos, aliada à estratégia de internacionalização, o município busca se reposicionar no cenário turístico nacional e internacional, ampliando visibilidade e oportunidades de desenvolvimento econômico.

Prefeito de Ilhéus afirma que bloqueios judiciais somam R$ 74 milhões
Foto: Reprodução / Redes Sociais

O prefeito de Ilhéus, no Litoral Sul, Valderico Junior (União), afirmou que o município já acumula R$ 74 milhões em bloqueios judiciais no ano, valor referente a precatórios e débitos com o INSS. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Boa Tarde Bahia, da Band Bahia, nesta terça-feira (2).

 

Conforme o gestor, os bloqueios chegam a representar até R$ 12 milhões por mês, o que comprometeria a execução das ações municipais, exigindo replanejamento constante das finanças. “Não é fácil, mas estamos trabalhando. Você tem que planejar, fazer a contingência da contingência e buscar fluidez para poder evoluir”, disse Valderico.

 

Ainda segundo o gestor, parte dos problemas financeiros é resultado de dívidas herdadas da gestão anterior, o que dificultou o início do novo governo. Apesar do cenário, o prefeito declarou que busca reorganizar as contas para retomar obras e serviços, e que a gestão tem sido reconhecida pela população da cidade. 

Prefeito de Ilhéus discute medidas de segurança em reunião com titular da SSP-BA
Foto: Divulgação / Prefeitura de Ilhéus

O prefeito de Ilhéus, no Litoral Sul, Valderico Junior (União), se reuniu com o secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner. O objetivo foi buscar soluções para conter a violência no município. Segundo a prefeitura, o diálogo teve como foco a necessidade de ampliar a atuação do Estado em Ilhéus diante do crescimento dos índices de criminalidade.

 

Entre as medidas apresentadas pela gestão municipal estão a expansão do sistema de monitoramento eletrônico, que atualmente conta com 70 câmeras em funcionamento, e a articulação de operações integradas entre as polícias Civil e Militar, além da Guarda Municipal.

 

O prefeito também solicitou reforços estratégicos, como o uso de quadriciclos e cavalaria, para intensificar o patrulhamento em áreas críticas da cidade. “Nosso compromisso é com a proteção da população e a tranquilidade das famílias ilheenses”, afirmou o prefeito. O encontro, realizado nesta semana, contou também com a presença do deputado estadual Pedro Tavares (União).

Prefeito de Ilhéus irá ao MPF contra ex-gestor por suposta irregularidade em obra milionária
Foto: Reprodução / Políticos do Sul da Bahia

O prefeito de Ilhéus, Valderico Júnior (União), afirmou que irá acionar o Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-prefeito Mário Alexandre, o Marão (PSD). A queixa é de supostas irregularidades na aplicação de recursos públicos destinados à obra do Canal do Malhado.

 

Segundo o Políticos do Sul da Bahia, parceiro do Bahia Notícias, o caso foi relatado durante entrevista do prefeito a um programa de rádio local. Na fala, Valderico disse que a gestão anterior recebeu mais de R$ 2,7 milhões para a execução da obra, mas não realizou os serviços nem prestou contas dos valores recebidos.

 

A ausência da prestação de contas, acrescentou o gestor, tem impedido a liberação de novos repasses, o que mantém a obra paralisada. A obra do Canal do Malhado é considerada estratégica para a infraestrutura urbana e o sistema de drenagem da cidade.

 

Ainda segundo o blog, a declaração reacende tensões entre os grupos políticos locais e abre um novo capítulo no embate entre o atual prefeito e o ex-mandatário de Ilhéus. Até o momento, Mário Alexandre não se manifestou publicamente sobre as acusações. 

Prefeito de Ilhéus participa de aniversário de Itabuna ao lado de ACM Neto e Leur Lomanto Júnior
Foto: Divulgação / Prefeitura de Ilhéus

O prefeito de Ilhéus, no Litoral Sul, Valderico Júnior (União), participou nesta segunda-feira (28) das comemorações pelos 115 anos de emancipação política da cidade vizinha de Itabuna,. O gestor esteve ao lado do ex-prefeito de Salvador e dirigente nacional do União Brasil, ACM Neto, e do deputado federal Leur Lomanto Júnior (União).

 

A agenda incluiu a participação na Missa em Ação de Graças, realizada na Catedral de São José, e um encontro com a imprensa local. Durante o evento, Valderico destacou a importância do fortalecimento das relações institucionais entre os municípios da região:

 

“Itabuna desempenha um grande papel para a nossa região. Assim como Ilhéus, é uma cidade de destaque, com enorme capacidade de influenciar positivamente o desenvolvimento do Sul da Bahia. Estar presente neste momento simbólico é também afirmar o nosso respeito com a história do município”, afirmou.

 

Segundo o prefeito, a cooperação entre as cidades do sul baiano é fundamental para enfrentar desafios comuns e impulsionar o desenvolvimento regional. Ele reiterou seu compromisso com uma atuação integrada entre Ilhéus, Itabuna e outras cidades da região. 

Empresa contratada de forma emergencial para operar transporte em Ilhéus completa 45 dias de atividade
Foto: Divulgação / Prefeitura de Ilhéus

A empresa contratada para assumir de forma emergencial o transporte público de Ilhéus, no Sul, completa nesta quarta-feira (15) 45 dias de atividade. Segundo a prefeitura, os reflexos da medida tomada pelo prefeito Valderico Júnior (União) começam a ser sentidos nas ruas da cidade.

 

A nova fase do transporte coletivo começou no dia 1º de junho, quando a empresa contratada no processo emergencial assumiu. Desde então, acrescentar a prefeitura, usuários relatam maior regularidade nos horários, melhor estado físico dos ônibus e retomada de rotas que estavam abandonadas, sobretudo na zona rural.

 

A fiscalização do serviço fica a cargo da Autarquia de Transporte e Trânsito do município. O prefeito Valderico Júnior também planeja uma redução no valor da tarifa, como forma de tornar o transporte público mais acessível para os ilheenses.

Prefeitura de Ilhéus: Mário Alexandre inicia diálogo com o prefeito eleito Valderico Júnior
Foto: Reprodução/Blog do Anderson

Na última sexta-feira (25), o prefeito eleito de Ilhéus, Valderico Luiz dos Reis Júnior, do União Brasil, se reuniu com o atual prefeito, Mário Alexandre Corrêa de Sousa, do Partido Social Democrático, para dar início ao processo de transição de governo.

 

O encontro, marcado pela cordialidade e compromisso mútuo, destacou o interesse de ambos em garantir uma transição tranquila em benefício da comunidade ilheense. A principal meta desse primeiro encontro foi estabelecer diretrizes para uma transição organizada e eficiente, conforme noticiado no Blog do Anderson, parceiro do Bahia Notícias.

 

O governo atual comprometeu-se a colaborar de forma transparente, fornecendo todos os dados e informações essenciais para o funcionamento dos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal.

 

“É um momento muito importante para a democracia. Estarei sempre presente, priorizando meu compromisso com Ilhéus. No encontro, apresentei toda a estrutura do Centro Administrativo e alinhamos como se dará a transição. A partir do dia 1º de novembro, iniciaremos todo o processo com nosso grupo e o candidato eleito”, destacou Mário Alexandre.

 

Essa troca permitirá que a nova gestão faça um planejamento adequado, identificando prioridades e ajustes necessários. “Uma boa transição fortalece a democracia e nos permite focar no que realmente importa: o trabalho pela melhoria da qualidade de vida das pessoas e de Ilhéus. Estou totalmente interessado nisso, e senti que o atual governo também”, ressaltou Valderico Júnior.

 

O prefeito eleito compareceu à reunião acompanhado por Cristiano Carvalho, vice-presidente municipal do União Brasil; Caio Garcia, presidente do DC Ilhéus; Michel Mendonça, advogado; e Paulo Queiroz, empresário.

Reunião irá definir quem será o candidato da oposição em Ilhéus
Foto: Reprodução / Políticos do Sul da Bahia

Esta semana promete ser crucial para o grupo político do vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, em Ilhéus. Segundo informações do site Políticos do Sul da Bahia, parceiro do Bahia Notícias, até a próxima sexta-feira (12) será realizada uma reunião para definir quem será o candidato do grupo na cidade. 

 

Uma pesquisa foi encomendada e o resultado será determinante para a formação da chapa que deve enfrentar, ao menos, dois candidatos da ala do governo: Bento Lima, cujo prefeito Marão (PSD) tenta emplacar como seu sucessor; e Adélia Pinheiro (PT), que é a candidata apoiada pelo governador Jerônimo Rodrigues.  

 

Em Ilhéus, o acordo é entre os pré-candidatos Jabes Ribeiro (PP) e Valderico Júnior (União). Jabes, que governou a cidade por quatro mandatos, possui um eleitorado mais consolidado e experiente. Por outro lado, Valderico Júnior, que foi candidato em 2020, tenta atrair os eleitores que buscam uma renovação na política local.

 

A escolha do candidato que representará o grupo de ACM Neto terá um grande impacto na eleição municipal, com ambos os pré-candidatos possuindo perfis distintos e estratégias diferentes para conquistar o eleitorado de Ilhéus. Jabes, com sua experiência e histórico político, e Valderico Júnior, com sua promessa de novidade e renovação, representam duas abordagens que poderão definir o futuro da cidade.

 

O resultado da pesquisa encomendada fornecerá dados concretos para embasar a decisão do grupo, tornando este momento particularmente sensível e estratégico. O desfecho desta semana esclarecerá as direções que os principais grupos políticos de Ilhéus irão tomar, moldando o cenário eleitoral da cidade. 

Candidato a deputado federal em 2022 terá de devolver R$ 437,7 mil por rejeição de contas em campanha
Foto: Reprodução / Instagram

O candidato derrotado nas eleições de Ilhéus em 2020, no Sul, Valdérico Júnior (União), não conseguiu reverter a reprovação das contas dele no pleito de 2022, quando se candidatou a deputado federal. Com isso, o político terá de devolver R$ 437,7 mil.

 

Em sessão desta quinta-feira (28), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) rejeitou por unanimidade um recurso [no caso, embargos de declaração] do deputado federal suplente, o que manteve a reprovação das contas de Valdérico Júnior.

 

Os desembargadores seguiram o voto do relator da matéria, Abelardo da Matta Neto. Valdérico Júnior é filho do ex-prefeito Valdérico Reis, e obteve 11,4 mil votos em 2022. Não se elegeu, mas ficou na suplência.

 

Em 2020, foi derrotado por Mário Alexandre (PSD). O atual gestor se reelegeu com 43,24% dos votos válidos. Já Valdérico Júnior, que ficou em segundo lugar, obteve 23,50% dos sufrágios.

 

Caso não devolva os recursos ao Tesouro Nacional, o postulante pode sofrer penalidades que impedem nova candidatura, além de afetar o partido da qual faz parte, que pode ficar impedido de receber recursos do Fundo Partidário. (Atualizado às 11h40)

Valderico Júnior pode ser nome da oposição na disputa pela Prefeitura de Ilhéus, diz Cacá Colchões
Foto: Maurício Leiro / Bahia Notícias

O PP pode surpreender e abrir mão de lançar um quadro do partido para a disputa pela Prefeitura de Ilhéus em 2024. Nome quase certo na corrida eleitoral, Jabes Ribeiro pode dar lugar a Valderico Júnior (União), que tentou uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2022, mas não conseguiu se eleger.

 

“Na eleição passada, com a mudança do PP para apoiar a candidatura de ACM Neto, todos nós fizemos um grande trabalho. No segundo turno tivemos uma vitória da união dos grupos onde Valderico Júnior junto comigo, conseguimos quase 10 mil votos de frente para Neto no segundo turno. Temos um entendimento que mesmo contra a maquina estadual e contra a maquina municipal, a população analisou e mesmo com isso, deu uma expressiva vitória a ACM Neto”, comentou o ex-vice prefeito da cidade, Cacá Colchões.

 

“Agora nos nós fortificamos, o PP e o União Brasil de Ilhéus, entre outros partidos, em um total de 14, estamos nos reunindo uma vez por mês e se tivermos unidade partidária poderemos sair vitoriosos nas eleições de 2024”, acrescentou.

 

Na manhã desta sexta-feira (26) a cúpula do Partido Progressista se reúne para cerimônia de posse do deputado federal Mário Negromonte Júnior como presidente da sigla. Os deputados Neto Carletto, sobrinho de Ronaldo Carletto (Avante), Claudio Cajado e o secretário de Governo da prefeitura de Salvador, Cacá Leão, irão assumir a vice-presidência do PP.

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Na era da IA, será Gargamel o último que mostra a verdade nas redes? Tudo bem que não é lá uma verdade muito bonita, mas... Enquanto isso, o Soberano devia parar de focar no cozido de Card e ficar de olho nas chapas que estão montando pra ele por aí. E teve prefeito brilhando também essa semana. É anúncio emocionado de São João, é #tápago com post sobre buraco na rua... Mas o amor mesmo está no Detalhes! Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas