Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Leonardo Góes
El Niño de 2026: o país não pode enfrentar uma seca histórica de olhos vendados
Foto: Divulgação

El Niño de 2026: o país não pode enfrentar uma seca histórica de olhos vendados

Às vésperas de um possível Super El Niño, cortar o orçamento da agência que monitora a água do Brasil é apagar o painel de instrumentos no meio da tempestade

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

transferencias

Livre no mercado, Thiago Silva mantém portas abertas para retorno ao Fluminense, diz jornalista
Foto: Lucas Merçon / Fluminense

O futuro de Thiago Silva segue indefinido, mas um eventual retorno ao Fluminense continua sendo uma possibilidade concreta. Livre no mercado após sua saída do Porto, de Portugal, o zagueiro de 41 anos mantém contato com a diretoria tricolor, que vê com bons olhos uma nova passagem do ídolo pelo clube.

 

Segundo informações divulgadas pelo jornalista Victor Lessa, na última segunda-feira (8), o Fluminense nunca descartou a possibilidade de repatriar o defensor. No entanto, qualquer avanço nas conversas depende inicialmente da decisão do próprio jogador sobre os próximos passos da carreira, seja dentro dos gramados ou em uma eventual transição para a função de treinador.

 

Nos bastidores, a avaliação é de que a questão financeira não seria um entrave para uma negociação. Apesar de Thiago Silva voltar a figurar entre os atletas mais bem remunerados do país, o clube entende que a operação é viável e compatível com a importância do jogador.

 

O defensor deixou o Fluminense no fim da última temporada antes do término do contrato, que tinha validade até meados de 2026. Na época, a diretoria desejava contar com o atleta para a disputa da Libertadores, mas compreendeu sua decisão de retornar à Europa para ficar mais próximo da família.

 

A mudança tinha relação direta com a vida pessoal do jogador. Sua esposa, Belle Silva, e os filhos Isago e Iago vivem em Londres, onde os jovens atuam nas categorias de base do Chelsea. Outro fator que pesou na escolha foi o desejo de disputar mais uma Copa do Mundo pela Seleção Brasileira, objetivo que acabou não se concretizando após sua ausência na lista de convocados de Carlo Ancelotti.

 

Enquanto analisa os próximos passos da carreira, Thiago Silva também se prepara para um possível futuro fora das quatro linhas. Recentemente, o zagueiro concluiu o curso da Licença A da Uefa, realizado na Escócia. O jogador já declarou em diversas oportunidades o interesse em seguir carreira como treinador e iniciou sua formação ainda em 2020, por meio dos cursos da CBF Academy.

Gustavo Scarpa rebate rumores de saída do Atlético-MG e avisa: "Estou feliz no Galo"
Foto: Pedro Souza / Atlético

Gustavo Scarpa se manifestou publicamente após ter o nome ligado a uma possível saída do Atlético-MG na próxima janela de transferências. Em publicação nos Stories do Instagram, na última quarta-feira (6), o meia afirmou que está feliz no clube mineiro e negou ter conhecimento de qualquer negociação em andamento.

 

O camisa 10 disse que ele e a família estão adaptados a Belo Horizonte e reforçou que não recebeu informação sobre uma eventual saída. Segundo Scarpa, o executivo de futebol do Atlético-MG, Paulo Bracks, teria dito justamente o contrário nos bastidores.

 

No posicionamento, o jogador também fez questão de reafirmar sua disposição para seguir defendendo o Galo. Scarpa se descreveu como “teimoso, orgulhoso, resiliente e muito vitorioso” ao comentar o momento.

 

O meia tem contrato com o Atlético-MG até o fim de 2027. Ele chegou ao clube em 2024 e se tornou uma das principais peças do elenco alvinegro.

 

Por outro lado, informações da Itatiaia apontam que Scarpa está fora dos planos do clube mineiro.  De acordo com o veículo mineiro, a diretoria do Galo pretende negociar o meia na próxima janela de transferências e, por isso, o atleta será preservado de partidas do Brasileirão.

 

Vale lembrar que a CBF permite que os jogadores atuem até 12 partidas por um clube antes de transferir-se para outro time na Série A nesta mesma edição. Gustavo Scarpa já fez 10 jogos pelo Campeonato Brasileiro nesta temporada.

 


Foto: Instagram / @gustavoscarpa10

Palmeiras anuncia Jhon Arias até 2029; Verdão desembolsou R$ 155 milhões pelo jogador
Foto: Divulgação / Palmeiras

O Palmeiras anunciou na manhã deste sábado a contratação do meia-atacante colombiano Jhon Arias, de 28 anos. O jogador deixa o Wolverhampton, da Inglaterra, e assinou contrato com o clube paulista até dezembro de 2029.

 

A negociação avançou na última quinta-feira, após o Fluminense não conseguir igualar a proposta apresentada pelo Verdão. Para tirar Arias do clube inglês, o Palmeiras vai desembolsar 25 milhões de euros (cerca de R$ 155 milhões), em valores que serão pagos de forma parcelada ao longo de quatro anos.

 

Após acertar salários e luvas com o atleta, o clube finalizou os trâmites burocráticos e oficializou Arias como o segundo reforço nesta janela de transferências. Antes dele, o Palmeiras já havia anunciado a chegada de Marlon Freitas.

 

Com passagem marcante pelo Fluminense entre 2021 e 2025, Arias foi peça importante em conquistas como a Copa Libertadores, a Recopa Sul-Americana e dois títulos do Campeonato Carioca. Apesar do destaque no futebol brasileiro, sua experiência no futebol europeu não teve o rendimento esperado.

 

O colombiano chegou ao Wolverhampton em julho de 2025, motivado pelo sonho de atuar na Europa, mas encontrou dificuldades. Lanterna da Premier League, o clube inglês contou com Arias em 26 partidas, nas quais ele marcou dois gols e distribuiu uma assistência.

 

No Palmeiras, Jhon Arias chega para ampliar o leque ofensivo do técnico Abel Ferreira, que já dispõe de nomes como Vitor Roque, Flaco López, Sosa, Allan, Paulinho, Luighi, Bruno Rodrigues, Felipe Anderson e Riquelme Fillipi.

Multas de trânsito podem ser transferidas por aplicativo na Bahia; entenda
Foto: Raíssa Santana/ Ascom - Detran/BA

Os proprietários de veículos da Bahia já podem indicar, de forma digital, o real infrator de uma multa de trânsito. A nova funcionalidade, disponibilizada nesta terça-feira, 15 de julho, está disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e no Portal de Serviços da Senatran, sem necessidade de comparecimento presencial ou envio de documentos físicos.

 

A Indicação Online de Real Infrator foi desenvolvida pelo Serpro, empresa federal de inteligência em governo digital e tecnologia da informação, em parceria com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A solução digital já está em operação em diversos estados e agora passa a beneficiar também os condutores e proprietários de veículos da Bahia, por meio da adesão do Departamento Estadual de Trânsito do estado (Detran/BA).

 

Com a novidade, o processo de indicação de condutor responsável por uma infração se torna mais rápido, seguro e transparente. A versão digital substitui o trâmite físico, permitindo que o cidadão realize todas as etapas diretamente no celular ou computador, com validação biométrica ou login pela conta Gov.br.

 

BENEFÍCIOS 

 

A solução reduz o tempo de tramitação do processo, evita fraudes e torna o procedimento mais acessível para os cidadãos, que agora podem resolver tudo sem sair de casa.

A funcionalidade está integrada aos sistemas do Detran e segue os critérios da Senatran. Ela é ativada nos casos em que a infração não tenha sido cometida pelo proprietário do veículo e permite a indicação do verdadeiro condutor, dentro do prazo legal, com maior confiabilidade.

 

COMO USAR 

Para utilizar a funcionalidade, o cidadão deve acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou o Portal de Serviços da Senatran, fazer login com sua conta gov.br e selecionar a opção de indicação de real infrator.

 

A indicação pode ser feita em até 30 dias a contar da data de notificação da multa e só é permitida entre pessoas físicas. O proprietário do veículo e o real infrator devem possuir CNH digital e o indicado deve assinar o aceite de forma eletrônica.

 

Com a entrada do Detran/BA na funcionalidade, a Bahia se soma a outros departamentos estaduais de trânsito que já adotaram a solução, como Paraná, Goiás, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Roraima e São Paulo, contribuindo para a ampliação da transformação digital no setor público. Veja a lista completa de adesões aqui.

 

O APLICATIVO

 

A Carteira Digital de Trânsito é o aplicativo da Senatran, desenvolvido pelo Serpro, que reúne a documentação de porte obrigatório no trânsito e diversos serviços de governo, como a carteira de habilitação (CNH) e o registro e licenciamento de veículos (CRLV).

 

A CDT também disponibiliza a emissão de credencial de estacionamento para pessoas 60+, o pagamento de multas com até 40% de desconto, a venda digital de veículos, avisos de recall e de vencimento da CNH, além de veicular campanhas de conscientização no trânsito.

Clubes terão período extra para realizar transferências após fim da janela; entenda
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Como fez na temporada passada, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) autorizou que jogadores inscritos em algum campeonato estadual desta temporada possam mudar de clube após o fim da atual janela de transferências, que termina em 28 de fevereiro, na próxima sexta-feira. O período de exceção para transferências vai de 10 de março até 11 de abril.

 

A decisão, comunicada em dezembro de 2024, vale para clubes de todas as séries do futebol brasileiro. Além desta nova possibilidade, os atletas que rescindirem os seus contratos até 28 de fevereiro também poderão ser registrados em novas equipes. Vale lembrar que, além do período que se encerra em 28 de fevereiro, existem outras duas janelas no ano: uma especial para o Mundial de Clubes, de 2 a 10 de junho, e outra de 10 de julho a 2 de setembro. 
 

 

Até o momento, em 2025, o Bahia contratou nove jogadores (Erick, David Martins, Erick Pulga, Rodrigo Nestor, Michel Araújo, Zé Guilherme, Santiago Migo, Willian José e Kayky). Já o Vitória anunciou 15 atletas (Gabriel, Zé Marcos, Lucas Halter, Claudinho, Hugo, Jamerson, Ronald, Thiaguinho, Val Soares, Baralhas, Wellington Rato, Bruno Xavier, Lucas Braga, Fabri e Carlinhos).

 

LEIA TAMBÉM:

 

A dupla Ba-Vi volta a campo neste sábado (22), às 18h30, pela última rodada da fase de classificação do Campeonato Baiano. O Esquadrão encara a Juazeirense, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, e o Leão enfrenta o Atlético de Alagoinhas, no Carneirão. 
 

Jacuipense vende meia destaque do sub-15 para o Internacional
Foto: Reprodução / Jacuipense

O Jacuipense anunciou, na manhã desta terça-feira (27), a transferência do meio-campista João Sancho, um dos destaques do clube no sub-15 durante a temporada 2023, para o Internacional.

 

"O atleta foi um dos destaques do Leão do Sisal na disputa do Campeonato Baiano Sub-15 em 2023, sendo capitão do elenco em vários jogos e marcando gols importantes em diversas competições. Desejamos toda sorte nesta nova caminhada.", disse o clube em comunicado.


Fontes ligadas ao BN informaram que a transferência de Sancho ao Internacional se dá por uma parceria entre os clubes nas divisões de base.


João é o segundo jovem do Leão do Sisal que vai para o clube colorado, o primeiro foi o atacante Sidney, que foi cedido ao time gaúcho por empréstimo de um ano.

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas