Artigos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Multimídia
Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Entrevistas
Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
thelma assis
A recente publicação do empresário e jornalista Rodrigo Branco, na qual ele pede desculpas e comunica o pagamento de uma indenização à médica e ex-BBB Thelma Assis, gerou uma onda de reações nas redes sociais. Enquanto diversas celebridades manifestaram apoio ao empresário, a comunicadora baiana Val Benvindo publicou um comentário na publicação criticando o que chamou de "acolhimento imediato a uma pessoa condenada por crime racial".
Rodrigo Branco foi condenado a pagar R$ 76.061,07 por danos morais após afirmar, em 2020, que a torcida por Thelma de Assis existia apenas por ela ser negra. Em seu vídeo de pedido de desculpas, Branco afirmou que o pagamento encerra um ciclo de aprendizado e que decidiu não recorrer da decisão judicial.

Após a postagem, celebridades como Xuxa Meneghel, Astrid Fontenelle e Gominho deixaram mensagens de incentivo. Xuxa afirmou que "estamos aqui para aprender", enquanto Astrid deu as "boas-vindas" ao empresário na luta antirracista.
Incomodada com a repercussão “positiva” entre os famosos, Val Benvindo utilizou o espaço dos comentários para expor sua indignação. A comunicadora descreveu a rede de apoio como uma demonstração prática do "pacto narcísico da branquitude".
"Me causa uma dor — de verdade — ver tanta gente famosa, em sua maioria branca, vindo aqui te acarinhar", escreveu Val, destacando que os comentários são uma “aula viva” do pacto da branquitude. Val Benvindo questionou, também, a ideia de que o reconhecimento do erro e o pagamento de uma quantia em dinheiro sejam suficientes para apagar o crime cometido. Contrastando com o tratamento recebido por pessoas negras, que, segundo ela, é bem diferente.
Além disso, a comunicadora destacou o impacto emocional sobre a vítima, no caso Thelma Assis, lamentando que a médica, além de ter passado pelo estresse de um processo judicial, tenha que ver pessoas "acolhendo" seu agressor.
A médica e ex-BBB Thelma Assis celebrou a vitória na Justiça em um caso de racismo envolvendo o empresário e jornalista Rodrigo Branco após seis anos. Nas redes sociais, a apresentadora da Globo revelou a condenação de Branco ao pagamento de R$ 40 mil por danos morais, além de juros e correção monetária.
"Eu precisava que a justiça reconhecesse o fato, e ela foi feita. Foram seis anos lutando praticamente sozinha, somente com o apoio da minha família e meus advogados, contra uma injúria racial covarde, já que eu estava confinada na época do ocorrido e não pude me defender", diz trecho da nota.
Em sua decisão, a juíza Flávia Snaider Ribeiro, da 6ª Vara Cível de São Paulo, destacou que os comentários de Rodrigo não podem ser admitidos. O processo correu à revelia, sem defesa do réu.
"Nesse contexto, verifica-se que, ao proferir as palavras anteriormente descritas, o réu, na tentativa de diminuir os evidentes atributos pessoais da autora (carisma, talento, competência, entre outros) os quais a levaram, inclusive, a vencer a referida disputa em programa televisivo com sucesso reconhecido nacionalmente, buscou atrelar o seu favoritismo ou a sua torcida relevante ao fato de a demandante ser pessoa negra e que, assim, na concepção do réu, seria digna de 'pena' pela sociedade, revelando, de forma cristalina, comportamento discriminatório que não se pode admitir", diz trecho da decisão.
Thelma ainda revelou que doará parte do valor da causa para uma instituição de combate ao racismo. “Se o condenado honrar com o pagamento, além de arcar com os custos do processo, a verba será destinada a uma instituição de combate ao racismo”, afirmou Thelminha.
SOBRE O CASO
O episódio aconteceu em março de 2020. Na época, em uma live promovida pela DJ Jude Paulla, que era amiga de Rodrigo Branco, o empresário afirmou que as pessoas estavam apoiando Thelma no BBB por ela ser uma "negra coitada". O ex-jornalista da Band ainda chegou a comparar Thelma com Maju Coutinho e ofendeu a apresentadora do 'Fantástico'.
"Não, a Thelma nem pensar. Posso falar uma coisa? Você gostar da Thelma é racismo. É o seguinte, todo mundo tá votando nela, porque ela é negra coitada. […] Quer ver, por exemplo, a Maju Coutinho é péssima, horrível, fala tudo errado e só tá lá pela cor. A carreira dela foi ela ser xingada".
Após a repercussão negativa, Rodrigo pediu desculpas publicamente e excluiu o perfil nas redes sociais, só voltando após alguns meses.
"Sempre falo o que eu penso e várias vezes eu falei besteira. Eu falei um monte de merda, não falei nada como eu penso. Eu queria falar uma coisa e falei outra, fui totalmente racista. Eu recebi ligações de amigos meus. Queria pedir desculpas, comecei a falar um monte de abobrinha", disse.
Curtas do Poder
Pérolas do Dia
João Roma
"A lei não pode ter lado político".
Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.