Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Luciana Santos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Foto: Rodrigo Cabral / MCTI

Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher

Governar com sensibilidade é transformar o conhecimento científico em dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Por muito tempo, as dores e os desafios da saúde menstrual e da endometriose foram tratados sob o manto da invisibilidade, relegados a um silêncio que penaliza milhões de mulheres, trabalhadoras e estudantes brasileiras. Neste mês de junho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em um esforço conjunto com o Instituto Alana, deu um passo histórico para mudar essa realidade.

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

sub 20

Seleção brasileira é convocada para o Sul-Americano Sub-20
Foto: CBF

Na última sexta-feira (21), o técnico Ramon Menezes anunciou a lista dos jogadores convocados para a seleção brasileira sub-20. A Amarelinha irá disputar o Sul-Americano da categoria, entre os dias 23 de janeiro e 16 de fevereiro do ano que vem, na Venezuela.

 

Os atletas chamados pelo treinador terão que se apresentar na Granja Comary no dia 7 de janeiro. Portanto, eles irão desfalcar suas equipes em partidas dos Estaduais da próxima temporada.

 

O Brasil está no Grupo B do Sul-Americano ao lado de Bolívia, Argentina, Equador e Colômbia. Os três primeiros de cada grupo avançam para o hexagonal final, quando todas as equipes se encaram. Os quatro primeiros garantem lugar no Mundial Sub-20, no Chile.

 

Confira os convocados da seleção brasileira sub-20:

 

Goleiros - Felipe Longo (Corinthians), Otávio (Cruzeiro) e Robert (Atlético-MG);

Laterais - JP Chermont (Santos), Pedro Lima (Wolverhampton), José Guilherme (Grêmio) e Leandrinho (Vasco);

Zagueiros - Anthony (Goiás), Bordon (Lazio), Iago (Flamengo) e Jair Paula (Santos);

Meio-campistas - Breno Bidon (Corinthians), Gabriel Carvalho (Internacional), Kauan Rodrigues (Fortaleza) e Gabriel Moscardo (Reims);

Atacantes - Alisson Santana (Atlético-MG), Deivid Washington (Chelsea), Gustavo Prado (Internacional), Nathan Fernandes (Grêmio), Pedro (Zenit), Rayan (Vasco), Ricardo Mathias (Internacional) e Wesley (Al-Nasr).

Na véspera da final, Fábio Frubal, técnico do Jacuipense Sub-20, exalta trabalho:"O título é a cereja do bolo"
Foto: ASCOM Jacuipense

Neste sábado (17), Bahia e Jacuipense decidem o Campeonato Baiano Sub-20, às 18h, em Pituaçu. Com a vitória por 1 a 0 no jogo de ida, o Leão do Sisal tem a vantagem do empate para conquistar o que seria o primeiro título da categoria em sua história. Do outro lado, o Esquadrãozinho busca o pentacampeonato consecutivo. 

 

Caso o Bahia vença por um gol de diferença, a decisão irá para os pênaltis. Produto de um complexo trabalho feito nas suas divisões de base, o Jacuipense possui a melhor campanha da competição até aqui com nove vitórias, dois empates e apenas duas derrotas em 13 partidas disputadas. 

 

O treinador da Jacupa Sub-20 é Fábio Frubal. Com passagem pelo Salvador FC, futebol dos EUA, onde disputou a USL, Gama, entre outros, Fábio foi auxiliar técnico do Jacuipense no histórico acesso à Série C do Brasileirão, em 2019. 

 

O técnico de 46 anos falou com o Bahia Notícias sobre a ótima campanha da sua equipe e a sensação de chegar à final do Campeonato Baiano Sub-20. 

 

"A gente atribui a um trabalho de continuidade. Estamos muito felizes com os resultados obtidos, mas o título é a cereja do bolo. Vamos trabalhar muito para buscá-lo", comentou. 

 

Final do Campeonato Baiano Sub-20 será disputado neste sábado (17)

 

Fábio também explicou o processo feito pelo Jacuipense na formação e captação de atletas. 

 

"Hoje nós temos um núcleo de iniciação muito forte, através da  MAF Academia, dos 5 aos 13 anos, e migrados a Jacuipense aos 14. É uma captação minuciosa que busca atletas específicos para composição das categorias e um modelo de jogo implantado no clube, que facilita a transição dos atletas para a equipe profissional", disse. 

 

Atualmente disputando a Série D do Campeonato Brasileiro, a equipe profissional do Jacuipense está na 3ª posição do Grupo 4. Fábio Frubal falou sobre quem da equipe sub-20 do Leão do Sisal pode aparecer no time profissional, comando pelo técnico Jonilson Oliveira, vice-campeão baiano em 2023. 

 

"Todos os jogadores estão sendo monitorados pela comissão do profissional. Eu destaco o meia Pablo, que já tem minutos na Série D e pós-Baiano sub-20 deve se apresentar", explicou Fábio. 

 

A final entre Bahia e Jacuipense terá transmissão ao vivo da TVE. Maior campeão da história do Baianão Sub-20, o Bahia tem 21 títulos contra 16 do Vitória, 4 do Ypiranga e um do Atlético de Alagoinhas.

Jogador do Doce Mel Sub-20 é punido por ofensas a trio de arbitragem feminino
Foto: Reprodução/FBF

 

Na tarde desta terça-feira (6), a Terceira Comissão Disciplinar do TJD-BA (Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia) puniu por oito jogos o jogador Luís Felipe Queiroz Nascimento, do Doce Mel Sub-20, por ofensas ao trio de arbitragem feminino do jogo contra o Atlético de Alagoinhas pela 9ª rodada do Campeonato Baiano da categoria. 

 

Luís Felipe pegou a suspensão "por ofender a honra e praticar ato discriminatório contra a equipe de arbitragem ao preferir as seguintes palavras: 'arbitragem não é para mulher, arbitragem feminina não é para jogo de homem, rebanho de fdp'", segundo a decisão do relator Dr. Ricardo Borges Maracajá Pereira. 

 

A partida entre Atlético de Alagoinhas x Doce Mel foi apitada por Iara Janaina Rubinatti do Nascimento, auxiliada por Jessica Alves Costa Almeida e Jaiala Pereira dos Santos. A quarta árbitra do jogo foi Maria Cristina Xavier Aragão. 

 

Esta é a primeira vez na história que o TJD-BA julga um caso de discriminação contra mulher.

 

O Campeonato Baiano Sub-20 de 2023 terá a sua final disputada nos próximos dias 10  e 17 de junho entre Bahia e Jacuipense.

"Agora é foco total contra a Tunísia", diz André Dhominique antes das oitavas de final do Mundial Sub-20
Foto: Lesley Ribeiro / CBF

Na próxima quarta-feira (31), o Brasil entra em campo, às 14h30, no Estádio Ciudad de La Plata, para enfrentar a Tunísia, pelas oitavas de final do Mundial Sub-20.

 

Após vencer a Nigéria por 2 a 0 e se classificar na liderança do Grupo D, a Seleção Brasileira retornou aos treinamentos nesta segunda e começou a preparação para o duelo das oitavas de final. Campeão Sul-Americano Sub-20, o lateral-direito André Dhominique projetou a partida contra os tunisianos. 

 

“Foi muito bom (o dia de folga) para relaxar e esfriar a cabeça. Agora é foco total no próximo jogo contra a Tunísia. Eles têm uma equipe muito boa, muito qualidade. Vamos dar o nosso máximo para poder sair com o triunfo”, disse o lateral-direito do Bahia. 

 

Com dez gols marcados, o Brasil de Ramon Menezes tem o melhor ataque da competição junto com a Argentina. O time perdeu na estreia para a Itália por 3 a 2 e depois aplicou 6 a 0 e 2 a 0 diante da República Dominicana e Nigéria, respectivamente. 
 

Após derrota na estreia, Ramon avisa: "Vamos para duas decisões em busca da classificação"
Foto: Lesley Ribeiro/CBF

A Seleção Brasileira Sub-20 não conseguiu um bom resultado em sua estreia Mundial da categoria e acabou derrotada por 3 a 2 para a Itália, no último domingo (21). Com o revés, o Brasil do técnico Ramon Menezes agora ocupa a 3ª colocação no Grupo D, mesma pontuação da República Dominicana, adversária da próxima quarta-feira (24), às 18h, no Estádio Malvinas Argentinas. 

 

Os líderes do Grupo D são os italianos, pois marcaram um gol a mais que a Nigéria — a equipe africana venceu por 2 a 1 na 1ª rodada. Itália e Nigéria se enfrentam também na quarta-feira, às 15h, antes da partida do Brasil contra a República Domininca. 

 

Em seu retorno aos Mundiais Sub-20, depois de ter ficado de fora nas edições de 2019 e 2021, o Brasil chegou a estar perdendo por 3 a 0 para a Itália ainda antes dos 35 minutos do 1° tempo. Os gols itaianos foram marcados por Mateo Prati e Cesare Casadei, duas vezes. Na 2ª etapa, a Seleção Brasileira marcou com Marcos Leonardo, aos 26 e 41 minutos, mas não conseguiu chegar ao empate. 

 

O técnico Ramon Menezes mandou a campo: Mycael, Arthur, Jean, Robert Renan e Kaiki Bruno (André Dhominique); Andrey Santos, Marlon Gomes (Matheus Nascimento), Giovani (Sávio) e Guilherme Biro (Kevin); Matheus Martins (Marquinhos) e Marcos Leonardo. 

 

“Vamos para duas decisões em busca da classificação”, disse o treinador brasileiro após a derrota na estreia. 

 

Formado por seis grupos de quatro equipes cada, avançam para as oitavas de final do Mundial Sub-20 as duas primeiras seleções de cada chave e as quatro mais bem classificadas entre as seis que terminarem em terceiro lugar.

FBF define datas e horários das quartas de final do Baianão Sub-20
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

As datas e horários das quartas de final do Baianão Sub-20 foram divulgados nesta quarta-feira (10) pela Federação Bahiana de Futebol (FBF). Três partidas irão acontecer no sábado e mais uma no domingo. 

 

Confira os jogos de ida: 

 

SÁBADO, 13/5 

 

9h - Jacuipense x Barcelona de Ilhéus
9h - Camaçariense x Bahia 
15h - Itabuna x Vitória 

 

DOMINGO, 14/5 

 

15h - Conquista FC x Bahia de Feira

 

Jogos de volta: 

 

SÁBADO, 20/5 

 

9h - Bahia de Feira x Conquista FC
9h - Vitória x Itabuna
10h - Bahia x Camaçariense 

 

DOMINGO, 21/5 

 

15h - Barcelona de Ilhéus x Jacuipense 

 

Em uma das semifinais, enfrentam-se os vencedores de Bahia de Feira x Conquista e Jacuipense x Barcelona; na outra, o confronto será entre quem passar de Bahia x Camaçariense e Itabuna x Vitória. 

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas