Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Luciana Santos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Foto: Rodrigo Cabral / MCTI

Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher

Governar com sensibilidade é transformar o conhecimento científico em dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Por muito tempo, as dores e os desafios da saúde menstrual e da endometriose foram tratados sob o manto da invisibilidade, relegados a um silêncio que penaliza milhões de mulheres, trabalhadoras e estudantes brasileiras. Neste mês de junho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em um esforço conjunto com o Instituto Alana, deu um passo histórico para mudar essa realidade.

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

rodrigo branco

Val Benvindo lamenta apoio de artistas brancos a empresário condenado por racismo: "Sinto mesmo é por Thelminha"
Foto: Divulgação

A recente publicação do empresário e jornalista Rodrigo Branco, na qual ele pede desculpas e comunica o pagamento de uma indenização à médica e ex-BBB Thelma Assis, gerou uma onda de reações nas redes sociais. Enquanto diversas celebridades manifestaram apoio ao empresário, a comunicadora baiana Val Benvindo publicou um comentário na publicação criticando o que chamou de "acolhimento imediato a uma pessoa condenada por crime racial".

 

Rodrigo Branco foi condenado a pagar R$ 76.061,07 por danos morais após afirmar, em 2020, que a torcida por Thelma de Assis existia apenas por ela ser negra. Em seu vídeo de pedido de desculpas, Branco afirmou que o pagamento encerra um ciclo de aprendizado e que decidiu não recorrer da decisão judicial.

 

 

 

Após a postagem, celebridades como Xuxa Meneghel, Astrid Fontenelle e Gominho deixaram mensagens de incentivo. Xuxa afirmou que "estamos aqui para aprender", enquanto Astrid deu as "boas-vindas" ao empresário na luta antirracista.

 

Incomodada com a repercussão “positiva” entre os famosos, Val Benvindo utilizou o espaço dos comentários para expor sua indignação. A comunicadora descreveu a rede de apoio como uma demonstração prática do "pacto narcísico da branquitude".

 

"Me causa uma dor — de verdade — ver tanta gente famosa, em sua maioria branca, vindo aqui te acarinhar", escreveu Val, destacando que os comentários são uma “aula viva” do pacto da branquitude. Val Benvindo questionou, também, a ideia de que o reconhecimento do erro e o pagamento de uma quantia em dinheiro sejam suficientes para apagar o crime cometido. Contrastando com o tratamento recebido por pessoas negras, que, segundo ela, é bem diferente.

 

Além disso, a comunicadora destacou o impacto emocional sobre a vítima, no caso Thelma Assis, lamentando que a médica, além de ter passado pelo estresse de um processo judicial, tenha que ver pessoas "acolhendo" seu agressor.

 

Rodrigo Branco, condenado por racismo, ganha apoio de Xuxa, Gominho e Astrid Fontenelle: "Espero que você mude"
Foto: Instagram

O jornalista e empresário Rodrigo Branco, voltou a falar sobre a condenação no caso de racismo envolvendo a médica e ex-BBB Thelma de Assis. Em vídeo, o ex-Band pediu desculpas pelo episódio protagonizado em 2020, quando afirmou  que a torcida pela campeã do reality existia "porque ela é negra" e chegou a declarar que "torcer para Thelma é racismo".

 

No registro compartilhado no Instagram, Branco afirmou que espera que o caso sirva de exemplo no combate ao racismo. O empresário ainda disse que optou por não recorrer da decisão judicial e informou que pagou R$ 76.061,07, valor determinado pela Justiça.

 

 

"Eu quero, primeiro de tudo, que esse episódio sirva de exemplo na luta contra o racismo. É um vídeo de pedido de desculpas... Há seis anos eu cometi o maior erro da minha vida. Participei de uma live, onde fiz comentários ofensivos, racistas, agressivos. E depois da justiça analisar, me condenou por danos morais. No momento que soube da condenação, falei para o meu advogado que não queria recorrer. Hoje eu efetuei o pagamento de R$ 76.061,07. Entendo que assumir a responsabilidade é parte do aprendizado. Estou pagando pelo que fiz, e faço isso de cabeça erguida."

 

De acordo com o jornalista, o pagamento do valor estipulado pela Justiça marca um encerramento de ciclo: "Ao mesmo tempo que esse momento, para mim, foi extremamente difícil, marca o fechamento de um ciclo da minha vida. Foram seis anos de aprendizado, reflexão, muitas conversas difíceis, profundas e mudanças de como vejo as coisas. Foi um período de aprendizado e continuo aprendendo".

 

A declaração de Branco ganhou o apoio de diversas celebridades, entre elas Déborah Secco, Gominho, que também é amigo de Jude Paulla, DJ que promoveu a live na qual Branco cometeu o crime, Simone Mendes, Fabiana Karla, Lívia Andrade, e Xuxa, que deixou um texto em apoio ao amigo.

 

"Ro, achei de muita coragem e valia o que você fez. Errei muito, e estamos aqui pra aprender e tentar errar menos. É que essa pauta dói muito e, nós brancos, nunca vamos entender essa dor. Espero de coração que você, eu e o planeta mude. Não dá mais para errar nesse assunto. Beijos no seu coração", escreveu.

 

 

A apresentadora Astrid Fontenelle também se pronunciou sobre o caso e afirmou que o jornalista agora fazia parte da luta antirracista. "Sou das que te falou que errou. E acredito que agora você está pronto pra vir para essa luta antirracista. Não é fácil. Meu filho segue sendo um dos dois pretos que estudam na escola . Diariamente vemos no noticiário casos e mais casos racistas. E somos nós, brancos e brancas, que temos que ir à luta por eles. Bem-vindo".

Ex-BBB Thelma Assis vence processo contra empresário amigo de famosos em caso de racismo: "Seis anos lutando sozinha"
Foto: Instagram

A médica e ex-BBB Thelma Assis celebrou a vitória na Justiça em um caso de racismo envolvendo o empresário e jornalista Rodrigo Branco após seis anos. Nas redes sociais, a apresentadora da Globo revelou a condenação de Branco ao pagamento de R$ 40 mil por danos morais, além de juros e correção monetária.

 

"Eu precisava que a justiça reconhecesse o fato, e ela foi feita. Foram seis anos lutando praticamente sozinha, somente com o apoio da minha família e meus advogados, contra uma injúria racial covarde, já que eu estava confinada na época do ocorrido e não pude me defender", diz trecho da nota.

 

Em sua decisão, a juíza Flávia Snaider Ribeiro, da 6ª Vara Cível de São Paulo, destacou que os comentários de Rodrigo não podem ser admitidos. O processo correu à revelia, sem defesa do réu.

 

"Nesse contexto, verifica-se que, ao proferir as palavras anteriormente descritas, o réu, na tentativa de diminuir os evidentes atributos pessoais da autora (carisma, talento, competência, entre outros) os quais a levaram, inclusive, a vencer a referida disputa em programa televisivo com sucesso reconhecido nacionalmente, buscou atrelar o seu favoritismo ou a sua torcida relevante ao fato de a demandante ser pessoa negra e que, assim, na concepção do réu, seria digna de 'pena' pela sociedade, revelando, de forma cristalina, comportamento discriminatório que não se pode admitir", diz trecho da decisão.

 

Thelma ainda revelou que doará parte do valor da causa para uma instituição de combate ao racismo. “Se o condenado honrar com o pagamento, além de arcar com os custos do processo, a verba será destinada a uma instituição de combate ao racismo”, afirmou Thelminha.

 

SOBRE O CASO
O episódio aconteceu em março de 2020. Na época, em uma live promovida pela DJ Jude Paulla, que era amiga de Rodrigo Branco, o empresário afirmou que as pessoas estavam apoiando Thelma no BBB por ela ser uma "negra coitada". O ex-jornalista da Band ainda chegou a comparar Thelma com Maju Coutinho e ofendeu a apresentadora do 'Fantástico'.

 

"Não, a Thelma nem pensar. Posso falar uma coisa? Você gostar da Thelma é racismo. É o seguinte, todo mundo tá votando nela, porque ela é negra coitada. […] Quer ver, por exemplo, a Maju Coutinho é péssima, horrível, fala tudo errado e só tá lá pela cor. A carreira dela foi ela ser xingada".

 

Após a repercussão negativa, Rodrigo pediu desculpas publicamente e excluiu o perfil nas redes sociais, só voltando após alguns meses.

 

"Sempre falo o que eu penso e várias vezes eu falei besteira. Eu falei um monte de merda, não falei nada como eu penso. Eu queria falar uma coisa e falei outra, fui totalmente racista. Eu recebi ligações de amigos meus. Queria pedir desculpas, comecei a falar um monte de abobrinha", disse.

Consultor de imagem dos famosos revela que Rihanna vem ao Brasil em setembro
Foto: Reprodução / Instagram Rodrigo Branco
Em Tampa, na Flórida, o consultor de imagem Rodrigo Branco – responsável pelo marketing de viagens de famosos para Orlando – levou o jogador Kaká para assistir um show de Rihanna na turnê de ANTI, álbum recém-lançado. Com o registro do encontro dos brasileiros com a cantora no backstage, fãs de Rihanna já ficaram empolgados, pedindo para ela voltar ao país com a turnê. "Ela vai em setembro!", revelou Branco, em resposta a um fã.

Imagem: PrintScreen / Instagram Rodrigo Branco

Sem mais detalhes, o consultor deixou os fãs excitados e atentos com a possibilidade de shows dela aqui ainda em 2016. A última aparição de Rihanna no país foi em setembro do ano passado, no Rock in Rio, quando fez um show com hits de toda a sua carreira. O álbum ANTI foi lançado apenas este ano.
 

Foto: Reprodução / Instagram Kaká

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas