Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Fernanda Menezes
Bandeirolas e fogueiras: a festa junina como recurso de aprendizagem
Foto: Divulgação

Bandeirolas e fogueiras: a festa junina como recurso de aprendizagem

Quando pensamos em festa junina na escola, é comum que a primeira imagem seja a de bandeirolas coloridas, músicas típicas, danças e comidas tradicionais. Limitar esse momento apenas à comemoração é deixar de reconhecer um dos projetos pedagógicos mais ricos do calendário escolar brasileiro.

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

manuel ugarte

Insatisfeitos, jogadores do Uruguai teriam cobrado Bielsa antes de decisão contra a Espanha, diz rádio
Foto: Divulgação / Seleção Uruguaia

O clima nos bastidores da Seleção Uruguaia ganhou repercussão antes do jogo decisivo contra a Espanha, nesta sexta-feira (26), às 21h, no horário de Brasília, pela última rodada do Grupo H da Copa do Mundo de 2026.

 

Segundo informações divulgadas pela rádio uruguaia Espectador Deportes, um grupo de jogadores teria procurado o técnico Marcelo Bielsa para demonstrar insatisfação com a metodologia de trabalho adotada durante a preparação para o Mundial.

 

De acordo com a publicação, o grupo seria formado por Federico Valverde, do Real Madrid, Sergio Rochet, do Internacional, Manuel Ugarte, do Manchester United, e Rodrigo Bentancur, do Tottenham. Os atletas teriam reclamado da carga de treinos e relacionado o desgaste físico ao número de lesões no elenco.

 

Além das queixas sobre a preparação, os jogadores também teriam pedido uma mudança no plano de jogo para enfrentar a Espanha. A ideia defendida pelo grupo, conforme a rádio, seria atuar com linhas mais baixas e explorar contra-ataques, em vez de manter a proposta de pressão e jogo mais agressivo associada ao trabalho de Bielsa.

 

Ainda segundo a Espectador Deportes, Bielsa reagiu ao pedido com uma reunião geral com o elenco. No encontro, o treinador teria falado por 48 minutos sobre seu método de trabalho, sua visão de jogo e a situação interna da seleção.

 

Durante a conversa, o técnico argentino teria dito que alguns jogadores tentaram tirá-lo do cargo após a decisão de não convocar Luis Suárez e de deixar Nahitan Nández fora da Copa do Mundo. Bielsa também teria citado nomes de atletas que, na avaliação dele, evoluíram durante sua passagem pela seleção uruguaia.

 

O relato aponta que a reunião teve momentos de tensão. Alguns jogadores teriam deixado o encontro antes do fim, enquanto o zagueiro José María Giménez tentou conter a situação.

 

O tema não foi abordado publicamente na entrevista coletiva de Marcelo Bielsa e Rodrigo Aguirre, realizada na quinta-feira (25), véspera da partida contra a Espanha. Até o momento, os jogadores citados, o treinador e a Associação Uruguaia de Futebol não se manifestaram oficialmente sobre o caso.

 

A situação ocorre em meio a um cenário de pressão esportiva. O Uruguai empatou os dois primeiros jogos da Copa, contra Arábia Saudita e Cabo Verde, e precisa vencer a Espanha para avançar à fase eliminatória.

 

O elenco também conviveu com problemas físicos durante a preparação e a disputa do torneio. Antes da partida decisiva, Bielsa já havia falado publicamente sobre lesões no grupo e defendido os protocolos médicos adotados pela comissão técnica.

 

A Espanha, por outro lado, chega à última rodada classificada e na liderança do Grupo H. A equipe comandada por Luis de la Fuente enfrenta o Uruguai em um jogo que pode definir a permanência ou eliminação da seleção sul-americana no Mundial.

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

Michelle Bolsonaro

Michelle Bolsonaro
Foto: Reprodução / Redes Sociais

"Vamos todos trabalhar juntos para derrotar o atual desgoverno. Não há briga, nem competição. Peço apenas que não retirem trechos da minha fala de contexto para não gerar confusão". 


Disse a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro depois de expor um desentendimento com o enteado Flávio Bolsonaro (PL) e voltar a comentar o caso envolvendo o presidenciável nesta quinta-feira (25), em um texto publicado em suas redes sociais.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas