Artigos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Multimídia
Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Entrevistas
Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
manoel victorino
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) anunciou um novo processo licitatório para gestão do Hospital Manoel Victorino, em Salvador. A licitação visa selecionar uma empresa responsável pela operacionalização e execução das ações e dos serviços de saúde da unidade de saúde, localizada no bairro de Nazaré.
Conforme acessado pelo Bahia Notícias, a empresa que deseja vencer o certame, deverá ser a que apresentar a melhor técnica. O processo seletivo está programado para ocorrer no próximo dia 7 de julho.
Entidades interessadas em concorrer na licitação, devem acessar o edital completo no site de compras governamentais ou entrar em contato com a Diretoria de Licitações.
GESTÃO EMERGENCIAL
A nova licitação chega quase dois anos depois que a secretaria de Saúde determinou um contrato emergencial para a gestão do Hospital Manoel Victorino. Conforme revelado pelo BN na época, a pasta firmou contrato com a Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde (Fabamed) para gerir, operacionalizar e executar as ações de serviços de saúde da unidade, durante o período de 180 dias.
De acordo com informações da pasta, antes do final do período seria iniciado um processo licitatório com o objetivo de selecionar uma nova organização social para a administrar o equipamento de saúde.
A medida ocorreu depois que o hospital mudou sua especialização para promover atendimentos na área de clínica médica. Anteriormente a unidade era destinada à assistência na área ortopédica. A unidade, que funcionava como referência em ortopedia, teve também seu perfil alterado para absorver pacientes adultos e pediátricos com síndromes respiratórias, dengue e outras patologias clínicas.
Com a alteração, o hospital passou a oferecer 50 leitos de enfermaria adulto, 48 leitos de enfermaria pediátrica, além de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, todos com perfil de clínica médica.
Após mudar o perfil de assistência e atendimentos, o Hospital Manoel Victorino (HMV) terá um contrato emergencial para a gestão da unidade. A minuta do Contrato de Gestão Emergencial foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (17).
Conforme a publicação, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) firmou contrato com a Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde (Fabamed) para gerir, operacionalizar e executar as ações de serviços de saúde da unidade, durante o período de 180 dias. O período do contrato pode ser alterado, caso aconteça alguma mudança no “panorama epidemiológico, com a redução sustentada dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e de dengue".
De acordo com informações da pasta, antes do final do período será iniciado um processo licitatório com o objetivo de selecionar uma nova organização social para a administrar o equipamento de saúde.
NOVO PERFIL
A medida chega após o local iniciar os atendimentos na área de clínica médica, na última quarta-feira (15). Antes a unidade era destinada à assistência na área ortopédica. A unidade, que funcionava como referência em ortopedia, teve seu perfil alterado para absorver pacientes adultos e pediátricos com síndromes respiratórias, dengue e outras patologias clínicas.
Dados da diretoria de Vigilância Epidemiológica da Bahia mostram que, somente até o início de maio deste ano, foram 3.259 casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) hospitalizados, um aumento superior a 11,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Diante do crescimento expressivo, o Hospital Manoel Victorino passa a ser referência em leitos clínicos de retaguarda, acolhendo pacientes via Central Estadual de Regulação (CER).
Com a alteração, o hospital ofertará 50 leitos de enfermaria adulto, 48 leitos de enfermaria pediátrica, além de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, todos com perfil de clínica médica.
O Hospital Manoel Victorino (HMV), localizado no bairro de Nazaré, continuará com atendimentos e especialidades ortopédicas até o próximo dia 30 de abril, em Salvador. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou à reportagem do Bahia Notícias que o planejamento do hospital é de atendimentos ortopédicos até o final deste mês.
Atualmente, a unidade de saúde ainda comporta pacientes que precisam de atendimentos na área de ortopedia. No entanto, alguns desses pacientes podem ser transferidos para o Hospital Ortopédico do Estado (HOE), no bairro do Cabula, em Salvador. O novo equipamento de saúde foi construído para receber grande parte dos pacientes ortopédicos e de receber algumas demandas do Manoel Victorino.
A Sesab informou ao BN que estão sendo realizadas algumas definições acerca do novo perfil de especialidade e atendimentos que o hospital deve ter. Em fevereiro deste ano, a reportagem do BN já tinha adiantado que o HMV passaria por uma reformulação interna para tratar de cuidados prolongados para pacientes de cirurgia vascular e clínica médica, com atendimento por demanda referenciada pela Central Estadual de Regulação.
A reestruturação para o novo formato e definição já tinha sido também anunciada pela titular da saúde, Roberta Santana ao BN, no mês de novembro (veja aqui).
“Ele não vai ser fechado, nós vamos colocar a unidade em funcionamento com um novo perfil assistencial, a partir da demanda do que a gente tiver na central de regulação para reestruturar o Manoel Victorino. Esses pacientes vão migrar para o Hospital Ortopédico no que couber urgência e emergência, procedimentos eletivos a gente continua realizando, pois o hospital ortopédico o principal propósito dele é atender a maior demanda da regulação que é a ortopedia de urgência e emergência, fruto de acidente de trânsito, também dos idosos que sofrem fraturas ou em casa ou acidente domésticos”, pontuou Santana.
O Hospital Manoel Victorino (HMV), localizado no bairro da Saúde, em Salvador, passará por uma reformulação interna para receber novos tipos de atendimentos. De acordo com informações obtidas pela reportagem do Bahia Notícias, a unidade de saúde passará pela transformação para abrigar atendimentos de cuidado prolongado para pacientes de cirurgia vascular e clínica médica.
Atualmente o Manoel Victorino atende demandas da área de ortopedia através de regulação. Procurada pela reportagem, a Sesab indicou que as especialidades atendidas seriam as indicadas.
A mudança deve acontecer após a inauguração do Hospital Ortopédico da Bahia (HOBA), localizado no bairro do Cabula. A unidade de saúde, que tem previsão de inauguração no mês de março, deve receber grande parte dos pacientes e das demandas do Manoel Victorino. Anteriormente, o Bahia Notícias já tinha antecipado que os pacientes internados por algum problema ortopédico serão transferidos para o novo equipamento de saúde.
O local está com 100% da estrutura pronta e a gestão estadual de saúde espera uma confirmação da agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para que ele participe da entrega do novo hospital. Já o HMV passará também por uma reestruturação e reforma para o novo formato e reestruturação para atender às novas demandas da regulação, conforme tinha antecipado Roberta Santana ao BN, no mês de novembro.
“Ele não vai ser fechado, nós vamos colocar a unidade em funcionamento com um novo perfil assistencial, a partir da demanda do que a gente tiver na central de regulação para reestruturar o Manoel Victorino. Esses pacientes vão migrar para o Hospital Ortopédico no que couber urgência e emergência, procedimentos eletivos a gente continua realizando, pois o hospital ortopédico o principal propósito dele é atender a maior demanda da regulação que é a ortopedia de urgência e emergência, fruto de acidente de trânsito, também dos idosos que sofrem fraturas ou em casa ou acidente domésticos”, informou Santana. (Atualizada às 12h para corrigir a informação inicialmente publicada de que haveria atendimentos hematológicos na unidade)
Curtas do Poder
Pérolas do Dia
João Roma
"A lei não pode ter lado político".
Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.