Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Luciana Santos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Foto: Rodrigo Cabral / MCTI

Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher

Governar com sensibilidade é transformar o conhecimento científico em dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Por muito tempo, as dores e os desafios da saúde menstrual e da endometriose foram tratados sob o manto da invisibilidade, relegados a um silêncio que penaliza milhões de mulheres, trabalhadoras e estudantes brasileiras. Neste mês de junho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em um esforço conjunto com o Instituto Alana, deu um passo histórico para mudar essa realidade.

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

ile

Vovô avalia avanço em patrocínios para o Ilê Aiyê: “Não me sinto contemplado ainda, mas tem melhorado”
Foto: Bianca Andrade / Bahia Notícias

Uma das personalidades mais emblemáticas do Carnaval de Salvador, Vovô do Ilê, comentou, nesta sexta-feira (14), sobre um dos pontos que ainda permeiam os blocos afros da Bahia: patrocínios. Questionado pelo Bahia Notícias sobre uma possível melhora no recebimento dos apoios, o presidente do bloco Ilê Aiyê, oriundo da Liberdade e do Curuzu, analisou que houve um avanço nos auxílios de empresas. 

 

No entanto, o porta-voz revelou que, apesar da evolução, a entidade ainda não se sente contemplada, e que as empresas patrocinadoras visualizaram o retorno possível com as bandas afros. 

 

“Tem melhorado, não me sinto contemplado ainda, mas tem melhorado. Agora é uma busca constante. O pessoal que trabalha com a gente, Caderno 2, viagens. Então, nós estamos sempre em busca porque o pessoal sempre acha que é muito dinheiro quando é para bloco afro. Mas eles estão vendo o retorno para blocos como Olodum, Ilê, que viajam muito, que estão levando a marca deles”, disse Vovô durante o lançamento da Noite da Beleza Negra, na Senzala do Barro Preto.  

 

O diretor apontou ainda que a agremiação ultrapassa o período carnavalesco, e que também necessita de um apoio constante dessas organizações.

 

“Então eles estão começando a ver, porque eu falo muito que eles [empresas patrocinadores], antes de serem capitalistas, eles são racistas, não querem juntar a marca deles com a negrada. E também, por outro lado, nós, negros, não temos aqui a cultura de boicotar [o mercado local]. Aqui tem esses mercados que todo mundo vai lá e compra, se não botar, se não der [patrocínio]", indicou. 

 

Atualizada as 12h42

Incentivado por Saulo, Silva celebra Carnaval em SSA e revela convite de Daniela para trio
Foto: Bahia Notícias

Nascido e criado em Vitória, capital do Espírito Santo – o que significa dizer fora do eixo das grandes festas populares que acontecem nos vizinhos Rio de Janeiro, Minhas Gerais e Bahia – e educado por uma família cristã, a relação de Silva com o Carnaval foi um processo de descoberta. Se no início tudo era visto apenas por “um binóculo”, hoje o sangue já ferve pela festa. Prova disso é que o capixaba decidiu sair da zona de conforto e criar seu próprio “bloquinho”. E não só isso: ele o trará para Salvador, terra do Axé, no próximo domingo (3), no Trapiche Barnabé, Comércio.

 

“Depois que fiquei adulto, comecei a conhecer o [Carnaval] do Rio, os bloquinhos de rua. Ainda não vim para o de Salvador, mas esse ano não me escapa. Sempre gostei muito da música daqui, já é uma ligação. Porém, sei que aqui o negócio é uma loucura. Uma semana que passei aqui valeu minhas saídas de um ano em minha cidade. Gosto muito, amo Salvador em um grau que nem sei explicar”, iniciou em entrevista ao Bahia Notícias. Como ele mesmo pontua, a Bahia é um lugar que já é quase especialista em fazer festa. No verão, especialmente, a capital baiana conta com eventos de segunda a segunda. Porém, essa “pressão” não assusta o músico.

 

“Estava um pouco preocupado até fazer o primeiro [show], claro que foi em São Paulo. Mas pelas experiências que tenho tido aqui, como o show do TCA [Teatro Castro Alves] no ano passado, que foi top três da turnê, sei que vai ser especial, sabe? Acho que o repertório tá muito bom de cantar. Não tá uma ferveção completa, mas tem músicas que mexem com a lembrança de muita gente. Terá clássicos do Axé, samba, um pouquinho mais de frevo...”, explicou.

Ao longo desses quase sete anos desde seu primeiro álbum, “Claridão”, Silva ficou conhecido por realizar apresentações em teatro, resultantes sempre de CDs autorais. Com isso, a mudança para essa proposta é também uma surpresa para seu público. O incentivo, inclusive, tem cheiro de dendê. “A história do Carnaval veio de um show em Brasília, completamente diferente do meu raio de alcance. Era um evento na praia, que teve Safadão, Anitta, vários do sertanejo, e me colocaram no mesmo dia de Saulo. Esse dia foi uma loucura, pois percebi que o perfil seria diferente e muita gente não conhecia meu trabalho. Porém, no ensaio decidi colocar ‘Me Abraça’, da Banda Eva, e outras coisas de última hora. Quanto toquei, as pessoas que não conheciam meu trabalho foram ficando, trazendo uma energia maravilhosa. 'Opa, peraê. Tem uma coisa aqui”, lembrou.

 

“Depois teve o som de Saulo e me conectei de maneira muito legal. Ele ficou brincando: 'Cadê esse show de Carnaval?'. Fiz o teste e fui mostrando aos amigos. Ninguém falou para não fazer, sabe?”, ressaltou. E esse contato com o baiano pode ser prologando, como o próprio desejou. “Tenho vontade [de fazer uma parceria]. A gente fez esse bloco semana passada e ele entrou no finalzinho do show, chegou ao palco e deu muito certo. Ele tem toda a manha com o público. Foi muito legal. O empresário dele gostou muito. Eu iria amar fazer música, clipe, disco... qualquer coisa que ele topar”, empolgou-se.

 

Além da torcida do ex-vocalista do Eva, Silva contará ainda com duas bênçãos no domingo: participações de Daniela Mercury e Ilê Aiyê: “Daniela me recebeu de braços abertos, foi muito legal comigo. Ouço suas músicas desde que me entendo como gente e tê-la comigo no show é um presente gigantesco, é quase como se eu tivesse sido abraçado. O Ilê é um atestado real. Estou muito honrado. De verdade. Muito feliz de ser recebido por pessoas tão importantes para a cultura do Brasil. Então, vou ficar emocionado. As pessoas daqui têm um carinho, que nem na minha cidade tenho isso”, assegurou.

Tocado pela música baiana e cada vez mais próximo desta terra, sua participação no Carnaval começa a ser cogitada e esperada pelos seus admiradores. Quanto a isso, revelou: “Então, já recebei até o convite. Daniela me chamou, mas não sei como vou fazer, pois vou trabalhar também em outras cidades. Quero, pelo menos, um dia estar aqui em Salvador. Há uma possibilidade, adoraria. Mesmo se não subir no trio, só de participar já quero estar. Vou me organizar para isso”, garantiu. No papo, o artista ainda disse que o mais admira aqui é justamente a valorização da cultura local. “Toda hora temos uma renovação. Tipo agora com Afrocidade, Attooxxa, BaianaSystem, Larissa Luz, Luedji Luna e Xênia França. É incrível”.

 

ANITTA E O MAISTREAM

É fato que muita gente passou a conhecer e procurar pelo trabalho de Silva após sua parceria com Anitta. O clipe de “Fica Tudo Bem” é o mais visualizado do artista, com 28 milhões de acessos. “Isso é uma coisa muito engraçada, me levou para outro lugar. Sempre fui da internet, de nicho. Quando fiz Marisa [show com repertório de Marisa Monte] já foi aumentando. Agora, depois de Anitta, veio um público ainda mais diferente. Fico muito feliz, pois nunca fiz força para ser popular, sabe? É um desafio se popularizar, pois as pessoas começam a querer saber mais de sua vida. Sou cuidadoso e agradeço muito pela generosidade dela. A Anitta fez porque realmente gostou da música. Não foi algo de empresários”, destacou.

 

Uma das características de pertencer ao “mainstream” é ser cada vez mais cobrado por posicionamentos diversos, como questões sociais, politicas e pessoais. Silva já disse em outras entrevista que se posiciona em sua arte, mas que “é um cara reservado”. Porém, suas manifestações públicas partem do seguinte questionamento: “Estou fazendo disso um marketing?”.

 

“Acho que as causas são importantes e têm pessoas que dão as vidas por elas. Então, quando vou falar alguma coisa, procuro saber que tá dando a cara lá, sabe? Ao mesmo tempo tenho pavor de omitir, se me chamarem para luta eu vou. Eu não sou um cara de bater, sou mais tranquilo. Quero contribuir como posso. Falo muito de amor, de leveza”. Ele diz que tenta buscar o equilíbrio para “não se perder e contribuir no que pode”. Prova disso é que nunca escondeu seu namorado, o Fernando Sotele – que estava presente na entrevista . “Ao mesmo tempo que não fico o tempo todo postando sobre isso. Não sou assim. Mas quando tenho que falar, eu falo”. 

 

Por fim, cada vez mais focado no mercado brasileiro, com letras que buscam essa reflexão, ele sintetiza o que é ser “tupiniquim” diante de todas as crises que o país enfrenta. “É ser muito corajoso, ter que lutar muito. Tenho muito orgulho daqui, apesar dos pesares. Já morei em outros lugares, mas acho que o que temos de forte é o nosso povo, a nossa cultura. Aqui na Bahia, por exemplo, as pessoas são bem engajadas. A Bahia me orgulhou muito nessas eleições. Sei que estamos em um momento difícil, não sei se vai melhorar, porém acredito que o que segura a gente é saber que somos formados por pessoas tão talentosas, que lutam tanto. Vamos passar por essa”.

Dão e Opanijé são convidados do Ilê em ensaio de verão neste sábado
O bloco afro mais antigo de Salvador, o Ilê Aiyê, recebe neste sábado (30), às 22h, as bandas Dão & a Caravanablack e Opanijé. O show é o primeiro da temporada de ensaios de verão do Ilê Aiyê, que até o carnaval prmoverá outros encontros na Senzala do Barro Preto. Na apresentação deste sábado, além dos tambores do Ilê, a mistura de sons acontece entre a Opanijé [confira entrevista com Lázaro Erê ao Bahia Notícias] que tem a proposta de  desenvolver um estilo próprio de rap, com letras que exaltam a cultura negra e ancestralidade africana. Dão e a Carvanablack também apresenta a sonoridade da blackmusic moderna e brasileira de suas canções no palco da Senzala. Com influências do samba, funk, soul e pop, Dão também leva ao público baiano todo o swing dos ritmos africanos. Os ingressos custam R$20 (pista) e R$40 (camarote). 

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas