Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Luciana Santos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Foto: Rodrigo Cabral / MCTI

Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher

Governar com sensibilidade é transformar o conhecimento científico em dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Por muito tempo, as dores e os desafios da saúde menstrual e da endometriose foram tratados sob o manto da invisibilidade, relegados a um silêncio que penaliza milhões de mulheres, trabalhadoras e estudantes brasileiras. Neste mês de junho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em um esforço conjunto com o Instituto Alana, deu um passo histórico para mudar essa realidade.

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

haxixe

PF apreende 8,8 kg de haxixe no Porto de Salvador em navio vindo da Europa
Foto: Reprodução / Alô Juca

Uma operação conjunta entre a Receita Federal, Polícia Federal, Marinha do Brasil e o Comando de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil resultou na apreensão de 8,8 quilos de haxixe no Porto de Salvador, nesta segunda-feira (21).

 

A droga estava escondida em compartimentos de quadros de energia de um navio que havia retornado recentemente da Europa. A embarcação deixou o Brasil no início de junho e passou por diversos portos nacionais e internacionais antes de retornar à capital baiana.

 

De acordo com as autoridades, o entorpecente pode ter sido inserido durante escalas realizadas em portos conhecidos por ações do narcotráfico, como Algeciras, na Espanha, e Tânger-Med, no Marrocos.

 

O trajeto completo da embarcação foi o seguinte:


    •    09/6 – Salvador (BA)
    •    14/6 – Santos (SP)
    •    16/6 – Itapoá (SC)
    •    18/6 – Paranaguá (PR)
    •    23/6 – Santos (SP)
    •    24/6 – Itaguaí (RJ)
    •    11/7 – Algeciras (Espanha)
    •    13/7 – Tânger-Med (Marrocos)
    •    21/7 – Salvador (BA)

 

Os pacotes estavam acondicionados de maneira estratégica para dificultar a detecção, mas foram localizados durante uma inspeção minuciosa realizada no desembarque.

 

O material apreendido foi encaminhado à Polícia Federal, que dará continuidade às investigações para identificar os responsáveis pela tentativa de tráfico internacional de drogas.

 

As informações são do site Alô Juca.

PRF apreende drogas escondidas em caixa de som durante fiscalização na BR-242 em Barreiras
Foto: Reprodução / PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu porções de maconha e haxixe que estavam sendo transportadas na parte interna de uma caixa de som que estava em ônibus abordado no município de Barreiras, no oeste da Bahia, na BR-242.

 

A equipe realizava fiscalização no km 827 da rodovia quando deu ordem de parada ao veículo. Durante a inspeção de segurança nas bagagens dos passageiros, os policiais encontraram a caixa suspeita e, ao abri-la, descobriram um tablete de maconha, pesando aproximadamente 380 gramas, além de 14 papelotes de haxixe.

 

O passageiro responsável pelo item também portava cerca de 20 gramas de maconha no bolso. Diante do flagrante, a droga foi apreendida e encaminhada, com o passageiro, à Central de Flagrantes da Polícia Civil de Barreiras para as providências. O ônibus foi liberado para seguir viagem.

Polícia desarticula laboratório de drogas com 38 pés de maconha em Serrinha
Foto: Reprodução / ASCOM

Agentes da Polícia Militar, através do 16º BPM, desarticularam um laboratório de drogas com quase 40 plantações de maconha e prenderam quatro pessoas na tarde desta terça-feira (10), na Rua Senhora Santana, em Serrinha. 

 

Após receberem denúncia anônima sobre a existência do laboratório, os policiais se dirigiram ao local indicado. Ao chegarem, encontraram um homem tentando fugir para em uma casa. Os militares realizaram buscas no imóvel e encontraram mais três indivíduos envolvidos na produção de drogas.

 

No local, a polícia apreendeu 38 pés de maconha, equipamentos para a produção de haxixe, como extrator, compressor, cilindros de gás, secador e triturador, além de outros materiais utilizados na fabricação de entorpecentes.

 

Os quatro suspeitos e todo o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Serrinha, onde foram apresentados à autoridade policial.

Operação da Rondesp RMS resulta em apreensão de drogas e armas em Simões Filho
Foto: Divulgação

Agentes da Polícia Militar com membros da CIPT/Rondesp RMS apreenderam na manhã desta de quarta-feira (04), grande quantidade de drogas junto a munições e equipamentos utilizados pelo tráfico na região chamada de guerreiro no município de Simões Filho.

 

Em patrulhamento de rotina na região do Guerreiro, uma equipe da Polícia Militar foi surpreendida por disparos de arma de fogo, provenientes de um grupo de indivíduos que transportava mochilas. Diante da agressão, os policiais revidaram e houve um confronto armado. Os suspeitos, aproveitando a oportunidade, empreenderam fuga.

 

Imagem dos itens apreendidos pelos policiais | Foto: Reprodução / Assessoria da PM

 

Após o confronto, os policiais encontraram no local cerca de 3,6 kg de cocaína (em pinos), 2 kg de haxixe, 23 porções de cocaína, 1 kg de crack, 49 porções de crack, 33 porções de maconha, sete balanças de precisão, nove celulares e uma motocicleta.

 

Todo material apreendido foi encaminhado à 22ª Delegacia Territorial de Simões Filho para o registro da ocorrência.

Depois de sete dias internado, bebê que ingeriu haxixe tem alta hospitalar
Foto: Leonardo Rattes / GOVBA

Internado desde o último dia 10 de junho, o bebê de 1 ano e três meses, intoxicado após ingerir haxixe em Salvador, teve alta médica na noite desta sexta-feira (16). Ele estava no Hospital Obras Sociais Irmã Dulce. As informações são do g1. 

 

Enquanto estava na casa do pai, sob os cuidados da madrasta, a criança ingeriu a droga. Devido a gravidade do quadro, o bebê ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) entre os dias 10 e 12, quando foi extubado e levado à enfermaria. A avó do bebê afirma que ele teve cinco convulsões e uma overdose. 

 

O pai do bebê admitiu ser o dono do haxixe. Segundo ele, a situação foi um acidente. A madrasta teria sentado no sofá para descansar e colocado o menino no chão. Ele, então, teria pego a droga, que estava em um rack, e colocado na boca.

 

O g1 teve acesso ao relatório médico do bebê. De acordo com o documento, inicialmente a madrasta e o pai pensaram que o menino havia ingerido biscoitos. Quando perceberam que ele havia comido a droga, tentaram dar leite ao menino, pois encontraram na internet que o alimento pode ser usado em casos de intoxicação.

 

A madrasta foi presa em flagrante no dia 9, após levar a criança para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro São Marcos. O pai do bebê não foi preso, pois não estava com ele no momento do ocorrido.

 

Na última segunda-feira (12), a mulher, que não teve o nome revelado, teve a prisão convertida para preventiva e foi encaminhada para o Complexo Penitenciário da Mata Escura. Ela segue presa.

Bebê hospitalizado após ingerir haxixe tem alta da UTI de hospital em Salvador
Foto: Divulgação / Osid

O bebê de um ano e três meses que ingeriu haxixe, droga derivada da maconha, saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Salvador e foi transferido para a enfermaria pediátrica na segunda-feira (12).

 

Segundo informações do G1, a criança foi intoxicada na sexta (9) e transferida para o Hospital Obras Sociais Irmã Dulce no sábado (10). De acordo com o relatório médico, o pai e a madrasta, que cuidavam do bebê no dia do acidente, acreditavam que ele estava comendo biscoitos.

 

Após perceberem que a criança havia consumido a droga, eles deram leite ao menino, pois encontraram na internet que o alimento pode ser usado em casos de intoxicação.

 

A criança estava na casa da madrinha antes de ser levado ao local onde o incidente aconteceu. Segundo a irmã da tutora da criança antes do ocorrido, em entrevista à RecordTV nesta segunda-feira (12), o garoto foi levado pelo pai para a casa dele após ter solicitado à mãe que cuidasse do filho durante o fim de semana. Algumas horas após a criança ingerir a droga, ela foi levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro São Marcos

 

Devido ao incidente, a madrasta da criança foi conduzida à Delegacia Especializada de Repressão a Crime Contra Criança Adolescente (Derca) junto com o genitor do menino e autuada em flagrante por estar sozinha com o menor no momento em que tudo aconteceu.

 

Neste domingo (11), a acusada teve a prisão preventiva decretada e deverá ser encaminhada para o Complexo Penitenciário da Mata Escura, na capital baiana.

Madrasta de bebê que ingeriu haxixe em Salvador tem prisão preventiva decretada
Foto: Divulgação / Osid

A madrasta do bebê que foi hospitalizado após engolir haxixe, droga derivada da maconha, teve a prisão preventiva decretada neste domingo (11), em Salvador. A mulher havia sido detida em flagrante e será encaminhada para o Complexo Penitenciário da Mata Escura nesta segunda (12).

 

Segundo informações do G1, o bebê de 1 ano e 3 meses, segue internado no Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). Não há mais detalhes sobre o estado de saúde da criança, que precisou ser intubada no sábado (10).

 

O caso aconteceu na noite de sexta-feira (9). A Polícia Militar apontou que a criança tinha sinais de intoxicação ao ser socorrida à unidade de saúde pela própria madrasta e o pai. Ambos foram conduzidos à Delegacia Especializada de Repressão a Crime Contra Criança Adolescente (Derca), porém, apenas a mulher foi autuada porque ela estaria sozinha com a criança na hora do ocorrido.

 

A polícia informou que, na madrugada do sábado (10), a mulher de 21 anos foi levada à delegacia e teria dito que a ingestão da substância foi acidental.

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas