Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Leonardo Góes
El Niño de 2026: o país não pode enfrentar uma seca histórica de olhos vendados
Foto: Divulgação

El Niño de 2026: o país não pode enfrentar uma seca histórica de olhos vendados

Às vésperas de um possível Super El Niño, cortar o orçamento da agência que monitora a água do Brasil é apagar o painel de instrumentos no meio da tempestade

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

expulsoes

Com Estádio Azteca lotado e três expulsões, México vence em uma abertura de Copa do Mundo pela primeira vez
Foto: Reprodução/Instagram (@miseleccionmx)

Quis o destino que, após 16 anos do ato inaugural do Mundial de 2010, México e África do Sul repetissem a dose e fossem os protagonistas da abertura da Copa do Mundo de 2026, na tarde desta quinta-feira (11). Depois do show de Shakira e J. Balvin, foi a vez de Julián Quiñones marcar o primeiro gol da Copa e comandar a festa mexicana depois da vitória por 2 a 0, que ainda teve o tento de Raúl Jiménez. 

 

No Estádio Azteca, na Cidade do México, foram necessários apenas nove minutos para os mexicanos levantarem a torcida ao balançar as redes com Julián Quiñones. Depois da roubada de bola no ataque, o atacante, que herdou a camisa 16 de Héctor Herrera, bateu por baixo das pernas do goleiro Ronwen Williams.

 

No início da segunda etapa, Siphephelo Sithole derrubou Brian Gutiérrez perto da área e foi expulso. Com um jogador a mais e domínio da partida, o México ampliou com o gol do atacante Raúl Jiménez, fechando o placar de 2 a 0.

 

Depois da análise do VAR, o árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio mudou a cor do cartão para o meio-campista Themba Zwane, expulsando o jogador por conduta violenta aos 39 minutos. Nos acréscimos, foi o momento de César Montes, zagueiro do México, ir para o chuveiro mais cedo após destruir uma clara ocasião de gol.

 

Em um jogo movimentado, principalmente no segundo tempo, a seleção mexicana garantiu não só a primeira vitória na Copa do Mundo de 2026, mas também o seu primeiro triunfo em aberturas de Copa, que já havia disputado em outras ocasiões, mas sempre batia na trave.

 

Ainda na noite desta quinta, Coreia do Sul e República Tchéquia fazem o segundo e último jogo do dia, o que também finaliza a primeira rodada do Grupo A. Às 23h, as equipes se enfrentam no Estádio Akron, em Guadalajara, no México.

 

Os shows de abertura ainda não acabaram. Antes de Canadá e Bósnia estrearem pelo Grupo B às 16h, nesta sexta-feira (12), no BMO Field, em Toronto, mais um evento de iniciação. O mesmo vai acontecer antes da partida entre Estados Unidos e Paraguai, às 22h, no SoFi Stadium, em Inglewood, nos EUA.

Cruzeiro e Atlético-MG fazem acordo com Procuradoria após briga generalizada e expulsões
Foto: Reprodução/GE TV

Atletas expulsos na confusão generalizada entre Cruzeiro e Atlético-MG, na final do Campeonato Mineiro, deverão cumprir quatro partidas de suspensão, além de multa de R$400 mil aplicada a cada clube. As sanções fazem parte de um acordo firmado entre as equipes e a Procuradoria e ainda dependem de homologação do Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais.

 

A proposta, classificada como transação disciplinar, foi apresentada ao plenário do tribunal nesta terça-feira e prevê ainda a realização de campanhas sociais. Entre as medidas, estão ações de doação destinadas à Zona da Mata mineira e iniciativas voltadas ao combate à violência no futebol.

 

Dois jogadores incluídos inicialmente na denúncia não sofreram punições: Vitor Hugo, do Atlético-MG, e Lucas Silva, do Cruzeiro. Ambos não foram expulsos durante o episódio.

 

O caso segue sob análise do tribunal, que deve apreciá-lo em caráter de urgência. A Procuradoria solicitou a suspensão do andamento do processo até a validação do acordo.

 

As suspensões definidas não serão cumpridas em competições nacionais, como o Campeonato Brasileiro ou a Copa do Brasil, e deverão ser aplicadas apenas na edição de 2027 do Campeonato Mineiro.

 

Ao todo, o TJD denunciou 25 jogadores, 13 do Cruzeiro e 12 do Atlético-MG, além do massagista Aluizio Carlos dos Santos, com base nos artigos 257 e 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que tratam de participação em tumulto e agressão física, respectivamente.

Vagner Mancini relembra ‘Ba-Vi da Paz’ e define momento como ‘grande palhaçada’
Foto: Reprodução/Futeboteco

Em participação no podcast ‘Futeboteco’ na última quarta-feira (5), Vagner Mancini, ex-técnico do Vitória, respondeu a pergunta de um espectador que insinuava que ele teria feito o pedido para seus atletas forçarem a expulsão para levar ao término prévio do Ba-Vi realizado em 2018, durante o Campeonato Baiano. Em sua fala, o treinador definiu aquele momento como “grande palhaçada”.

 

"Aquilo foi uma grande palhaçada, essa é a verdade. O Ba-Vi estava 1x0 para o Vitória, sai um pênalti para o Bahia, eles empatam, o Vinícius faz uma dancinha e vira uma pancadaria no jogo. Eu não saí da minha área, fiquei parado, até porque a minha época de briga já tinha passado. Aí eu fiquei quieto e entrei no campo no final para ver quem o árbitro tinha expulsado, quatro jogadores do Bahia e três do Vitória", afirmou Mancini.

 

O técnico seguiu explicando o que aconteceu naquele dia. Ele declarou que ficou furioso com as acusações de que ele teria mandado os jogadores do seu time forçarem a expulsão para causar o fim da partida. 

 

"A tendência era que o Bahia ganhasse o jogo. O Guto Ferreira trocou do Bahia quem tinha os amarelos e eu não tinha como fazer isso. Eu tinha as três trocas ainda. Por isso que eu sou extremamente revoltado, se eu quisesse fazer qualquer sacanagem, tinha chamado um jogador do banco para levar o vermelho. Fora de campo, eu chamava o jogador para ganhar tempo. É óbvio. Eu tinha sete jogadores em campo e eu queria ganhar tempo", detalhou.

 

Vagner Mancini ainda seguiu explicando porque não teria tomado essa atitude, que de acordo com a fala dele, iria desrespeitar e prejudicar outros membros do clube.

 

"Como é que eu vou falar para o jogador tomar o segundo amarelo para ser expulso? Eu tenho atrás de mim uma coletividade, presidente, diretor, supervisor e funcionários do grupo. Como é que eu posso tomar essa decisão? Pode ter certeza, não houve sacanagem", disparou.

 

O clássico Ba-Vi em questão aconteceu no dia 18 de fevereiro de 2018. No gramado, a partida terminou empatada em 1 a 1, mas o Esquadrão de Aço levou a melhor no fim das contas por ter vencido por W.O (3 a 0). Com nove expulsões, sendo cinco do Leão e quatro do Tricolor. O jogo foi finalizado aos 34 minutos do segundo tempo, depois da quinta advertência com cartão vermelho para o Rubro-Negro. Foram expulsos Vinicius, Lucas Fonseca, Edson e Rodrigo Becão, do lado tricolor, e Kanu, Denílson, Rhayner, Uillian Correia e Bruno Bispo pelo Vitória.

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas