Artigos
O Paraguaçu sob ataque
Multimídia
Alex Santana revela convite de ACM Neto para assumir secretaria
Entrevistas
Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
el clasico
Federico Valverde voltou aos treinos do Real Madrid nesta sexta-feira (15), em Valdebebas, após ficar afastado por pouco mais de uma semana. O meio-campista uruguaio se recuperava de um traumatismo cranioencefálico sofrido depois de uma briga com Aurélien Tchouaméni no centro de treinamento do clube.
Por causa do diagnóstico, Valverde ficou fora do El Clásico, partida em que o Barcelona confirmou o título espanhol no Camp Nou, e também não atuou contra o Real Oviedo, na última quinta-feira (14).
A confusão entre os dois jogadores aconteceu durante atividades no CT do Real Madrid e terminou no vestiário. Após o episódio, Valverde precisou ser levado ao hospital.
Segundo o jornal espanhol Marca, os desentendimentos começaram ainda no início do treino e se agravaram ao longo da atividade, exigindo a intervenção de companheiros de elenco. Internamente, o incidente foi tratado como "muito grave" por integrantes do clube.
Mesmo com Valverde tendo levado a pior fisicamente, o Real Madrid decidiu punir os dois jogadores. O clube aplicou multa de 500 mil euros (cerca de R$ 2,9 milhões) para cada um.
Com o retorno aos treinos, a tendência é que Valverde fique à disposição para os últimos compromissos da temporada. O Real Madrid enfrenta o Sevilla neste domingo (17), pela 37ª rodada de La Liga, e encerra a campanha na sexta-feira (23), contra o Athletic Bilbao, pela 38ª rodada.
Após o fim da temporada pelo clube espanhol, Valverde se apresentará à Seleção Uruguaia para a disputa da Copa do Mundo de 2026.
O Real Madrid decidiu encerrar internamente o caso envolvendo Federico Valverde e Aurélien Tchouaméni com uma punição financeira. Nesta sexta-feira (8), o clube anunciou multa de 500 mil euros, cerca de R$ 2,9 milhões, para cada jogador após a briga entre os dois no centro de treinamento de Valdebebas.
A decisão foi comunicada um dia depois da abertura de processo disciplinar contra os atletas. Segundo o clube espanhol, Valverde e Tchouaméni compareceram diante do responsável pela apuração interna, demonstraram arrependimento pelo episódio e pediram desculpas um ao outro.
"O Real Madrid CF anuncia que, na sequência dos acontecimentos que levaram à abertura de um processo disciplinar ontem contra os nossos jogadores Federico Valverde e Aurélien Tchouaméni, ambos compareceram hoje perante o investigador do caso. Durante a aparição pública, os jogadores expressaram profundo arrependimento pelo ocorrido e pediram desculpas uns aos outros", diz a nota do Real Madrid.
No comunicado, o clube informou ainda que os atletas também se desculparam com a instituição, o elenco, a comissão técnica e a torcida. A dupla aceitou ficar à disposição para cumprir a sanção definida pela diretoria.
VALVERDE SEGUE HOSPITALIZADO
A confusão entre Valverde e Tchouaméni ocorreu nesta semana, durante a preparação do Real Madrid para o clássico contra o Barcelona. De acordo com a imprensa espanhola, o desentendimento começou ainda no treino, em uma atividade no gramado, e continuou no vestiário.
Os dois teriam trocado socos e precisaram ser contidos por companheiros de elenco. Valverde acabou levado ao Hospital Blua Sanitas Valdebebas, acompanhado pelo técnico Álvaro Arbeloa.
Em nota médica, o Real Madrid informou que o uruguaio foi diagnosticado com traumatismo cranioencefálico. O meio-campista deverá permanecer em repouso por um período de 10 a 14 dias, seguindo os protocolos indicados para esse tipo de quadro.
O episódio amplia o clima de tensão no clube em uma temporada marcada por instabilidade interna. A punição acontece às vésperas do clássico contra o Barcelona, marcado para domingo, às 16h, pelo horário de Brasília, pela 35ª rodada de La Liga.
O duelo pode definir o título espanhol a favor do rival catalão. Caso vença, o Barcelona confirma a conquista antecipada do Campeonato Espanhol.
A semana do Real Madrid antes do clássico contra o Barcelona ganhou mais um episódio de tensão nos bastidores. Os meio-campistas Fede Valverde e Aurélien Tchouaméni se envolveram em uma confusão durante o treino da última quarta-feira (6), em Valdebebas, centro de treinamento do clube espanhol.
Segundo informações do jornal espanhol Marca, a discussão começou após uma entrada mais forte de Tchouaméni em Valverde durante a atividade comandada pela comissão técnica. O uruguaio não gostou do lance, reagiu, e os dois passaram a trocar empurrões.
A situação precisou ser contida por jogadores e integrantes da comissão técnica. Ainda de acordo com a publicação, Valverde foi levado a um hospital após o episódio. Informações do veículo RMC Sport apontam que o uruguaio foi nacauteado, perdeu a consciência, caiu no chão e fraturou a cabeça.
O caso aumentou a pressão sobre o ambiente interno do Real Madrid, que já vinha sendo descrito pela imprensa espanhola como conturbado nas últimas semanas. O elenco convive com desgaste, atritos recentes e cobranças após a eliminação na Champions League.
A briga entre Valverde e Tchouaméni não foi o único episódio de tensão recente no clube. A imprensa europeia também repercutiu um desentendimento entre Antonio Rüdiger e Álvaro Carreras em atividade no CT, com relatos de agressão do zagueiro alemão. Kylian Mbappé, por sua vez, virou alvo de críticas internas após uma viagem à Itália durante período de recuperação de lesão.
O cenário ocorre às vésperas de um jogo decisivo pelo Campeonato Espanhol. O Real Madrid encara o Barcelona precisando vencer para manter chances matemáticas de título. Em caso de empate, o clube catalão confirma a conquista de La Liga.
Em uma final emocionante, marcada por duas viradas e decidida na prorrogação, o Barcelona derrotou o Real Madrid por 3 a 2 e conquistou a Copa do Rei neste sábado (26), no Estádio de La Cartuja, em Sevilha. O gol do título foi marcado pelo lateral-direito francês Jules Koundé, a cinco minutos do fim do tempo extra.
O Barcelona foi superior no primeiro tempo e abriu o placar com Pedri. No entanto, o Real Madrid reagiu na segunda etapa e virou o jogo com gols de Kylian Mbappé e Aurélien Tchouaméni. Aos 38 minutos do segundo tempo, Ferrán Torres empatou para o time catalão, levando a decisão para a prorrogação. Com seis gols, Torres terminou a Copa do Rei como artilheiro da competição.
No tempo extra, Koundé aproveitou um erro na saída de bola do Real Madrid para marcar o gol da vitória e garantir o troféu para o Barcelona.
A conquista da Copa do Rei é o primeiro passo para o sonho do Barcelona de alcançar a Tríplice Coroa na temporada. No Campeonato Espanhol, a equipe lidera a tabela com quatro pontos de vantagem sobre o Real Madrid, faltando cinco rodadas para o término da competição. Os dois rivais ainda têm um confronto direto agendado para o dia 11 de maio, pela 35ª rodada.
Além disso, o Barcelona também busca o título da Liga dos Campeões da UEFA. Na próxima quarta-feira (30), o time comandado por Xavi Hernández enfrentará a Inter de Milão, no jogo de ida das semifinais da competição europeia.
Curtas do Poder
Pérolas do Dia
João Roma
"A lei não pode ter lado político".
Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.