Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Luciana Santos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Foto: Rodrigo Cabral / MCTI

Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher

Governar com sensibilidade é transformar o conhecimento científico em dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Por muito tempo, as dores e os desafios da saúde menstrual e da endometriose foram tratados sob o manto da invisibilidade, relegados a um silêncio que penaliza milhões de mulheres, trabalhadoras e estudantes brasileiras. Neste mês de junho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em um esforço conjunto com o Instituto Alana, deu um passo histórico para mudar essa realidade.

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

cloroquina

Cloroquina matou 17 mil pessoas na 1a onda da covid, diz estudo
Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O uso da cloroquina como forma de lidar com a covid-19 causou a morte de quase 17 mil pessoas nos países ricos, apenas durante a primeira onda da pandemia ainda em 2020. Os dados fazem parte da revista científica Biomedicine & Pharmacotherapy, em sua edição que irá circular em fevereiro.

 

Segundo o coluna de Jamil Chade, por UOL, A pesquisa foi realizada pelas universidades de Lyon, na França, e Quebec, no Canadá. Os especialistas examinaram os dados de hospitalização em seis países, com pacientes que tinham sido expostos ao remédio. O resultado foi um aumento do risco de morte, principalmente por conta de distúrbios do ritmo cardíaco.

 

Originalmente destinado a tratar malária, a cloroquina foi administrada inicialmente a pacientes da covid-19, "apesar da ausência de evidências de benefícios clínicos documentados”.

 

Na OMS, após uma extensa pesquisa, a agência alertou que não existiam provas de que o remédio traria qualquer impacto positivo para os pacientes da covid-19, enquanto os especialistas alertaram para os efeitos colaterais que o tratamento poderia ter. Em diversos países, o remédio foi retirado dos protocolos contra a covid-19.

 

Mas, no governo de Jair Bolsonaro, a ordem foi a de aumentar o abastecimento. O próprio ex-presidente fez promoção do remédio e anunciou que estava tomando cloroquina.

 

"Aplica logo, pô", disse Bolsonaro. "Sabe quando esse remédio começou a ser produzido no Brasil? Ele começou a ser usado no Brasil quando eu nasci, em 1955. Medicado corretamente, não tem efeito colateral", afirmou o presidente.

 

Ao final do primeiro ano da pandemia, Bolsonaro havia defendido o remédio em 23 discursos. Em 13 de agosto de 2020, por exemplo, o presidente garantiu: "eu sou a prova viva que deu certo".

 

Em 29 de agosto de 2020, em Caldas Novas (GO), ele insistiu: "A hidroxicloroquina tem salvo milhares e milhares de vidas pelo Brasil." Em outubro daquele ano, Bolsonaro ainda afirmou que "Deus foi tão abençoado que nos deu até a hidroxicloroquina".

 

Nos EUA, o então presidente Donald Trump chegou a sugerir que o remédio fosse tomado. "O que você tem a perder? Tome-o", disse.

 

Agora, a pesquisa examinou os dados da França, Bélgica, Itália, Espanha, EUA e Turquia. E o resultado aponta para o fato de que 16,9 mil pessoas poderiam ter morrido por conta do tratamento.

 

De acordo com os pesquisadores, o estudo nasceu a partir de dados que indicavam, na revista Nature em 2021, um aumento de 11% na taxa de mortalidade diante da prescrição da cloroquina.

 

Mas os autores do estudo alertam que esses números seriam apenas o começo da história de uma pesquisa que deve apurar a real dimensão do impacto. Afinal, o remédio foi distribuído em diversos outros países nos primeiros meses da pandemia, enquanto, no caso do Brasil e EUA, o tratamento entrou na agenda defendida pela extrema-direita.

 

Segundo o estudo, "a toxicidade da HCQ em pacientes com COVID-19 é parcialmente devida a efeitos colaterais cardíacos, incluindo distúrbios de condução".

 

"O aumento do risco de morte por causas cardíacas corresponde à metade do aumento da mortalidade por todas as causas, sugerindo que as mortes relacionadas à HCQ também estão relacionadas a causas não cardíacas", apontou.

 

O estudo ainda cita uma pesquisa realizada no Brasil, que testou a hidroxicloroquina e onde foi observado um "aumento nos efeitos colaterais hepáticos e cardíacos, manifestados principalmente por doenças cardíacas”.

 

"Entre os pacientes hospitalizados com Covid-19 leve a moderada, o uso de hidroxicloroquina, sozinha ou com azitromicina, não melhorou o estado clínico em 15 dias em comparação com o tratamento padrão", disse. O estudo em questão havia sido financiado pela Coalizão Covid-19 Brasil e EMS Pharma, liderado por Alexandre Cavalcanti, Fernando G. Zampieri, Regis G. Rosa, Luciano C.P. Azevedo e outros.

 

"Em conclusão, o número de mortes relacionadas à hidroxicloroquina é estimado em 16.990, embora esse número provavelmente esteja subestimado devido à falta de dados da maioria dos países", diz o estudo francês e canadense.

 

"Mais importante ainda, este estudo ilustra as limitações da extrapolação do efeito do tratamento de condições crônicas para condições graves sem dados precisos", completou.

Defensores do "tratamento precoce contra Covid" são condenados a pagar R$ 55 mi por danos coletivos
Foto: Reprodução / UOL

A Justiça Federal do Rio Grande do Sul decidiu, nesta quinta-feira (25), pela condenação dos envolvidos na divulgação do "Manifesto pela Vida", texto encabeçado pela associação Médicos Pela Vida e que pregava um suposto tratamento contra a Covid-19 através da utilização de medicamentos sem eficácia comprovada.

 

Conforme noticiou o portal Band, o grupo estimulava o consumo de medicamentos que fariam parte do ‘kit covid’, material indicava também médicos que prescreviam os remédios sem eficácia comprovada. Nas sentenças, a associação e as empresas Vitamedic Indústria Farmacêutica, Centro Educacional Alves Faria (Unialfa) e o Grupo José Alves foram condenados. 

 

Os grupos foram condenados por danos morais coletivos e à saúde em R$55 milhões. A associação citava no material divulgado os possíveis benefícios do tratamento precoce. A divulgação, no entanto, não mostrava possíveis efeitos adversos que podem decorrer da utilização dos medicamentos e também poderia estimular a automedicação. 

 

De acordo com a decisão, ficou comprovada a cumplicidade entre a Vitamedic e a Associação Médicos Pela Vida, de modo que foi a empresa a responsável pela propaganda irregular. Segundo a Justiça, o valor imposto é justificado pelos “riscos do seu uso irracional, já representa abalo na saúde pública e sua essencialidade impõe a devida reparação”. 

Após discurso antivacina e incentivo à cloroquina, Regina é imunizada contra Covid-19
Foto: Reprodução / Instagram

Aos 74 anos, a atriz e ex-titular da Secretaria Especial da Cultura do governo Bolsonaro, Regina Duarte foi imunizada contra a Covid-19, nesta segunda-feira (22). A segunda dose, segundo cartão apresentado por ela, será no dia 12 de abril.

 

O anúncio foi feito pela própria artista em sua conta no Instagram, com a publicação de um vídeo que registrou o momento em que ela recebia a primeira dose da Coronavac em um drive thru. "Era pra ter postado anteontem, na segunda passada", escreveu Regina na postagem. 

 

A vacinação realizada agora contrasta com posicionamentos anteriores da ex-secretária, que em janeiro questionou a utilização da vacina contra o novo coronavírus. Recentemente ela voltou a abraçar o discurso negacionista, incentivando o uso da cloroquina, ivermectina e azitromicina para combater o vírus, mesmo estes medicamentos sendo contestados pela comunidade médica e científica em todo mundo no tratamento da Covid-19.

 

Veja o momento em que Regina recebe a vacina:

Madonna posta fake news sobre Covid-19 e Instagram oculta publicação
Foto: Reprodução / Facebook

Madonna caiu na fake news, nesta terça-feira (28), e teve sua postagem ocultada pelo Instagram, que classificou a publicação como informação falsa checada por verificadores de fatos independentes. 

 

 

 

O post em questão foi um vídeo alarmista no qual a médica Stella Immanuel afirmava que o novo coronavírus “tem uma cura” e “se chama hidroxicloroquina”. No conteúdo, também em tom sensacionalista típico das fake news, dizia ainda que “Todos têm que assistir e compartilhar! A cura para a Covid exposta. Americanos morreram em vão”.

 

 

Na descrição da postagem, a cantora e compositora reforçava a informação falsa com afirmações conspiracionistas. Madonna afirmou que a cura para a Covid-19 foi "provada e está disponível há meses" e que "algumas pessoas não querem ouvir a verdade, especialmente as que lucram com a longa busca pela vacina". Após receber duras críticas pela propagação de mensagens faltas, ela acabou apagando a publicação.

 

O novo coronavírus ainda não tem cura e tampouco a conclusão de uma vacina efetiva. A medicação sugerida pela artista foi alvo de diversos estudos em todo mundo, que comprovaram sua ineficácia para o tratamento da Covid-19, não sendo recomendada pela Organização Mundial da Saúde para este fim.

 

Recentemente, a  A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) também confirmou tal protocolo, orientando que a hidroxicloroquina e a cloroquina fossem excluídas para tratar a doença no Brasil.

Sérgio Camargo diz que Bolsonaro merece 'cachê do fabricante da cloroquina'
Foto: Reprodução / Facebook

Após o presidente anunciar que testou positivo para o novo coronavírus e publicar um vídeo no qual diz estar se medicando com a cloroquina (clique aqui), o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, celebrou a recuperação de Jair Bolsonaro e afirmou que ele deveria ser recompensado pela publicidade do remédio.

 

"A cloroquina ganha seu maior garoto propaganda. Ninguém menos que o presidente Jair Bolsonaro", escreveu Camargo em sua conta no Twitter, junto ao vídeo em questão. “Bolsonaro está cada vez melhor! É um dia triste para a esquerdalha. Grande dia para a direita conservadora e para o Brasil!”, acrescentou o presidente da Fundação Palmares, que, em tom de deboche, afirmou ainda que Bolsonaro “merecia ganhar um cachê do fabricante da cloroquina”.

 

Apesar do incentivo do presidente para a prescrição da cloroquina ou da hidroxicloroquina, autoridades médicas e científicas não comprovam a eficácia da droga para o tratamento do novo coronavírus e apontam ainda riscos para os pacientes. 

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas