Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Luciana Santos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Foto: Rodrigo Cabral / MCTI

Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher

Governar com sensibilidade é transformar o conhecimento científico em dignidade e qualidade de vida para as pessoas. Por muito tempo, as dores e os desafios da saúde menstrual e da endometriose foram tratados sob o manto da invisibilidade, relegados a um silêncio que penaliza milhões de mulheres, trabalhadoras e estudantes brasileiras. Neste mês de junho, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em um esforço conjunto com o Instituto Alana, deu um passo histórico para mudar essa realidade.

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

brasileiro feminino serie a2

Doce Mel agarra vaga herdada em cima da hora e mira campanha digna no Brasileiro Feminino Série A2
Foto: Divulgação / Doce Mel

Faltando cerca de um mês para o início do Brasileiro Feminino Série A2, o Doce Mel recebeu a açucarada notícia que havia acabado de ganhar uma vaga na competição. No ano passado, a equipe de Jequié foi eliminada nas quartas de final da Série A3 e ficou sem o acesso, mas foi beneficiada pela boa campanha que fez e contou com a desistência do Ceará.

 

Foto: Divulgação / Doce Mel

 

"Pegou a gente de surpresa", admitiu o técnico Emanuel Campos Silva, mais conhecido como Tinho, em entrevista ao Bahia Notícias.

 

A missão do Doce Mel não será nada fácil, a começar pela montagem do elenco. Enquanto a Série A1 nacional já está à todo vapor desde o dia 15 de março e Série A2 tem previsão de começar no dia 13 de abril, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não divulgou nenhuma data da Série A3 nacional, divisão que o time disputaria.

 

"Muitas atletas que jogavam conosco já estão em outros clubes como Atlético-MG, Botafogo, Internacional, Fluminense, Fortaleza, entre outros, então vamos fazer um time modesto para disputar uma divisão maior e mais forte", disse. "Será com as meninas que ficaram aqui e juntar com as meninas do Astro, que fizeram boas campanhas nos últimos dois Baianos ficando em terceiro. Então, vamos fazer um time mais baiano com atletas daqui que não tiveram oportunidade nem no Bahia e nem no Vitória", completou.

 

Com a vaga herdada, o Doce Mel foi sorteado no Grupo A da segundona feminina ao lado do Taubaté, adversário da estreia, Athletico-PR, Juventude, Minas Brasília-DF, Mixto-MT, São José-SP, além do conterrâneo Bahia. Enquanto o time jequieense está na fase da montagem do elenco, seus adversários já estão mais estruturados e em plena preparação. Além disso, a equipe corre contra o tempo em busca de apoio.

 

"Os outros times já estão treinando desde o início do ano e a gente vai começar os trabalhos agora em abril, porque recebemos a vaga de última hora e já estrearemos no dia 13. Então, a situação para a gente é mais difícil até para conseguir patrocínios e tudo, ou seja tem as despesas que não são baixas. Por mais que a CBF ajude na logística de viagens, mas não deixa de ter despesas. Vamos com um time modesto como principal objetivo que é se manter na divisão. Se caso acontecer da gente descer, já teremos a Série A3 do ano que vem garantida, mas o ideal é dar o melhor sabendo da realidade e das condições o objetivo se torna permanecer na Série A2, mesmo sonhando em um dia subir para a Série A1. Mas a realidade que vamos entrar com mais dificuldade do que todos os outros times. Só que não vai faltar empenho para a gente", projetou.

 

Ainda segundo Tinho, a ideia é iniciar a preparação com jogadoras que já estão no clube a partir da próxima segunda-feira (1º), enquanto para as atletas vindas do Astro, de Feira de Santana, os trabalhos começarão na semana seguinte, dia 8. Os treinamentos acontecerão no Estádio Waldomiro Borges. A praça esportiva também será usada pela equipe para mandar os seus jogos ao longo da competição.

 

Foto: Divulgação / Doce Mel

 

BUSCA POR APOIOS

Com a vaga herdada em cima da hora, Tinho acredita que dificilmente o clube jequieense conseguirá encontrar um patrocinador para bancar as despesas. Uma das apostas da diretoria é no apoio da Prefeitura de Jequié. 

 

"A prefeitura ficou de dar apoio. Já estamos discutindo como vai ser esse apoio, porque não vai dar tempo de buscar patrocinadores faltando poucos dias para a estreia, para confeccionar uniformes e tudo. Mesmo sabendo das dificuldades a gente topou o desafio, mas vamos entrar em condições mais difíceis do que as outras equipes que já estão com trabalho sólido, estrutura maior. É uma Série A2 e estamos entre as 32 maiores equipes do país. Para se ter uma ideia, o Vitória que é um time muito mais estruturado está na terceira divisão e a gente está na segunda. Ou seja mesma divisão do que o Bahia que hoje tem uma estrutura diferenciada. Já é algo histórico para a gente, um time do interior da Bahia", explicou Tinho.

 

Outro parceiro é o Astro, que vai liberar seis atletas para fazerem parte do elenco.

 

"Estamos trazendo seis meninas do Astro para reforçar nossa equipes. Estamos apenas aguardado a divulgação no BID para anunciar. Nos últimos dois anos, o Astro sempre fez boas campanhas no Campeonato Baiano", continuou.

Foto: Divulgação / Doce Mel

 

Já o Doce Mel, que dá nome ao time, aceitou a vaga na competição, além de contribuir com os custos da parte burocrática.

 

"Eles aceitaram e ficaram de dar um apoio básico que são os custos de transferência de atletas, a revalidação anual do clube para disputar as competições oficiais, que não estaria no orçamento do clube nesse ano. O material, uniforme. Estamos também tentando ver o que podemos conseguir mais. Eles não colocaram dificuldade, mas também não é mais aquela mesma realidade que tinha antes. Mas para a gente, só a Doce Mel permitir participar já foi um passo bom", finalizou.

 

VITRINE COMO MOTIVAÇÃO

Apesar da pouca estrutura pela vaga ter caído no colo, o Doce Mel aposta na visibilidade para motivar as atletas. Tinho projeta uma boa oportunidade para as atletas mostrarem seus talentos sob os holofotes da Série A2 feminina.

 

"Olha a oportunidade, temos muitas atletas que saíram daqui. Atletas que passavam dificuldades, vendiam geladinho, passavam fome e hoje estão vivendo do futebol. E essa participação, principalmente agora numa segunda divisão, pode oportunizar a novos talentos. Vamos ter também meninas mais jovens que vão participar da competição pela primeira vez, o que não deixa de ser uma visibilidade. Não tenho dúvidas que nossa equipe do Jequié em parceria com o Doce Mel foi quem mais revelou talento no interior da Bahia para o futebol no momento atual", destacou. "Temos a atacante Sol no Internacional, Itacaré que é atacante do Botafogo, tem Claudinha que é volante do Fluminense, tem Sheilinha que é atacante do Atlético-MG. Tainá saiu da zona rural de Jequié e foi convocada para a seleção brasileira sub-17 e hoje está no Fortaleza. Além de dezenas de meninas que estão em outros times das Séries A2 e A3 e que foram vistas através da gente. Nesse ano, independente do resultado, vamos tentar dar o melhor para que mais atletas tenham a oportunidade de serem vistas", completou.

 

"A história da gente é de superação. Por exemplo, no futsal feminino começamos em 2011 e hoje o Jequié Esporte Clube é o maior vencedor do futsal feminino, com mais títulos tanto na base quanto no adulto. No Fut7 já fomos vice-campeões brasileiros, ganhando a etapa do Nordeste e sendo vice nacional em 2019. No futebol, todos os anos que participamos entre Jequié e Doce Mel sempre ficamos entre as três melhores equipes da Bahia, sendo três vezes vice e duas vezes terceiro lugar. Então, a gente sempre buscou nos superar, mesmo sabendo que não éramos favoritos, já desbancamos o Vitória em 2021 e conseguimos a vaga do Brasileiro. Em 2018, nós desbancamos o São Francisco do Conde ganhando no Waldomirão numa quartas de final do Baiano, sendo que eles estava invictos há mais de 17 anos no estadual. A gente sempre se superou, sabemos que o favoritismo maior, a estrutura maior e o poder financeiro são das outras equipes, mas aqui no interior da Bahia a gente não dá mole não. Ou seja, agarramos mesmo a oportunidade, o que depender de empenho da comissão técnica", finalizou o treinador.

 

Após as boas campanhas nos estaduais em 2021 e 2022 e na Série A3 do ano passado, o time feminino do Doce Mel sofreu com o rebaixamento da equipe masculina no Baianão de 2020. Sem disputar a elite dos homens, a diretoria optou por não investir mais no futebol profissional e não participou de mais nenhuma competição da categoria principal.

 

Foto: Divulgação / Doce Mel

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

João Roma

João Roma

"A lei não pode ter lado político".

 

Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas