Modo debug ativado. Para desativar, remova o parâmetro nvgoDebug da URL.

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site e aprimorar a oferta de anúncios para você. Visite nossa Política de Cookies para saber mais. Ao clicar em "aceitar" você concorda com o uso que fazemos dos cookies

Marca Bahia Notícias
Você está em:
/
/
Tag

Artigos

Leonardo Góes
El Niño de 2026: o país não pode enfrentar uma seca histórica de olhos vendados
Foto: Divulgação

El Niño de 2026: o país não pode enfrentar uma seca histórica de olhos vendados

Às vésperas de um possível Super El Niño, cortar o orçamento da agência que monitora a água do Brasil é apagar o painel de instrumentos no meio da tempestade

Multimídia

Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno

 Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Em entrevista ao podcast Projeto Prisma, com Fernando Duarte, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou ter confiança na vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues na disputa contra ACM Neto (União) pelo governo do estado.

Entrevistas

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto

Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
Foto: Divulgação / Agência AL-BA
De volta à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desde janeiro, após assumir a vaga aberta com a morte do deputado Alan Sanches, Luciano Ribeiro (União) concedeu entrevista ao Bahia Notícias na última semana e falou sobre a produtividade do Legislativo para 2026, ano que será marcado pela disputa eleitoral, e o cenário político para a corrida ao governo da Bahia. O deputado também tratou da formação da chapa de oposição e afirmou que, neste momento, descarta disputar a reeleição. Desde o seu retorno, Luciano passou a ocupar a vice-liderança da oposição e a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

boxe baiano

Bahia domina Brasileiro de Boxe, conquista 10 ouros e mira nova etapa da Copa do Mundo na China
Foto: Boxe Bahia / Divulgação

A Bahia encerrou o Campeonato Brasileiro de Boxe Elite – Masculino e Feminino 2026 com uma das melhores campanhas da história recente da modalidade no estado. Em Foz do Iguaçu, no Paraná, a delegação baiana conquistou 13 medalhas: 10 de ouro, uma de prata e duas de bronze.

 

O desempenho garantiu ao estado o primeiro lugar geral da competição nacional. Ao todo, 14 atletas representaram a Bahia no torneio, e 11 deles chegaram às finais


"Pela primeira vez fomos campeões disparados", afirmou o presidente da Federação de Boxe Olímpico e Profissional do Estado da Bahia (BoxeBahia), Joilson Santana.

 

No feminino, os títulos baianos foram conquistados por Yasmine Silva, na categoria até 51kg; Tatiana Chagas, até 54kg; Beatriz Ferreira, até 60kg; Viviane Pereira, até 70kg; e Haziel Santos, até 65kg.

 

Entre os homens, subiram ao lugar mais alto do pódio Breno Carvalho, na categoria até 60kg; Samuel Rosa, até 65kg; Jomário Cruz, até 80kg; Keno Machado, até 90kg; e Joel Ramos, acima de 90kg.

 

Além dos resultados dentro do ringue, a Bahia também teve reconhecimento fora das lutas. Marco Antônio Moreira, integrante da equipe baiana, recebeu o prêmio de melhor técnico do campeonato.

 

Para Joilson Santana, o resultado confirma o trabalho desenvolvido pela federação nos últimos anos e o suporte recebido para a participação da equipe em competições nacionais.

 

"Pela primeira vez fomos campeões disparados. Isso ratifica o trabalho da federação e o apoio que a Sudesb tem nos dado para atingir aquilo que a Bahia tem de melhor", comentou.

 

A maior parte da delegação baiana viajou para Foz do Iguaçu com apoio do Governo do Estado. Dos 14 atletas que representaram a Bahia no Brasileiro, 10 tiveram passagens aéreas concedidas para a disputa da competição.

 

Antes do Campeonato Brasileiro, a Bahia também havia participado da primeira etapa da Copa do Mundo de Boxe 2026, realizada na mesma cidade paranaense. Na ocasião, os representantes baianos conquistaram quatro medalhas, sendo duas de ouro e duas de prata, contribuindo para o Brasil assumir a liderança do evento.

 

Com os resultados nacionais e internacionais, a delegação baiana agora volta as atenções para a próxima etapa da Copa do Mundo de Boxe 2026. A competição será disputada entre os dias 15 e 20 de junho, em Guiyang, na China.

 

As finais do circuito mundial estão previstas para ocorrer entre novembro e dezembro, em Tashkent, no Uzbequistão.

Bia Ferreira vence Campeonato Brasileiro de Boxe e se sagra pentacampeã na modalidade olímpica
Foto: Instagram / @biaferreiraboxe

Bia Ferreira voltou ao Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico em grande estilo. No último domingo (3), a baiana conquistou o título da categoria até 60kg, em Foz do Iguaçu, no Paraná, ao vencer Rafaela Silva na decisão e garantir o pentacampeonato nacional da modalidade.

 

A campanha da campeã começou nas quartas de final. Na estreia, Bia superou Beatriz Teixeira e avançou para as semifinais, onde derrotou Vitória Barbosa. Na luta pelo ouro, a baiana confirmou o favoritismo diante de Rafaela Silva e voltou ao lugar mais alto do pódio no cenário nacional.

 

O retorno ao Campeonato Brasileiro marca uma etapa importante no planejamento da atleta. A competição é vista como o primeiro passo para Bia buscar novamente espaço na equipe permanente do Brasil e iniciar o caminho rumo ao ciclo olímpico de Los Angeles 2028.

 

A meta da baiana é tentar a classificação olímpica nos próximos dois anos e buscar a medalha que ainda falta em sua trajetória: o ouro olímpico.

 

A atleta agora soma 42 pódios em 43 torneios disputados e venceu 95% das lutas que realizou na modalidade. No boxe profissional, a baiana também mantém bons números, com oito vitórias e apenas uma derrota.

 

Atual campeã peso-leve da Federação Internacional de Boxe (IBF), categoria até 61kg, Bia já realizou duas defesas de cinturão no circuito profissional.

Keno Marley vence Brasileiro de Boxe e chega ao sexto título nacional na carreira
Foto: Divulgação

O boxe baiano voltou a subir ao lugar mais alto do pódio nacional neste domingo (3). Em Foz do Iguaçu, no Paraná, Keno Marley Machado conquistou o Campeonato Brasileiro de Boxe Elite 2026 na categoria até 90kg e ampliou sua trajetória vitoriosa na competição, chegando ao sexto título brasileiro da carreira.

 

A campanha do atleta começou nas quartas de final, por ser cabeça de chave do torneio. A partir daí, Keno precisou passar por três adversários para confirmar mais uma conquista nacional. Na decisão, o baiano derrotou o mineiro Davi Vitorino e garantiu o ouro.

 

Após a final, o lutador falou sobre o significado da conquista e citou o processo de preparação até o retorno ao topo.

 

"Esse título tem um significado muito grande pra mim. Só eu sei o que foi preciso passar pra chegar até aqui de novo. Cada treino, cada momento difícil, tudo isso passa na cabeça. Sou muito grato à minha família, à minha equipe e a todos que estiveram comigo nessa caminhada", afirmou.

 

Além da equipe técnica e da família, Keno também fez questão de mencionar o papel de quem contribui para a manutenção da carreira fora dos ringues.

 

"Aos patrocinadores e apoiadores, meu respeito e agradecimento. Eles são fundamentais para que eu continue evoluindo. Quando uma empresa investe em um atleta, ela ajuda a transformar o esporte e abrir caminho para muitos outros", completou.

 

Depois da conquista nacional, o calendário de Keno Marley já aponta para um novo compromisso internacional. O baiano tem luta marcada para o dia 13 de junho, em Orlando, nos Estados Unidos, onde fará sua segunda apresentação como boxeador profissional.

Keno Marley vence Agnaldo Cruz por decisão unânime avança para as semifinais no Brasileiro de Boxe 2026
Foto: YouTube / CBBoxe

O baiano Keno Marley começou com o pé direito sua participação no Campeonato Brasileiro de Boxe 2026. Na última sexta-feira (1º), o pugilista venceu Agnaldo Cruz por decisão unânime, em combate realizado no Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu. 

 

Lutando na categoria até 90kg, Keno confirmou o favoritismo e controlou maior parte das ações ao longo da luta. Seguro nos rounds, o atleta não deu brechas ao adversário e garantiu a vitória sem maiores dificuldades na estreia.

 

Na edição anterior, Keno foi vice-campeão, quando foi superado na final por Isaias Filho. 

 

Vale lembrar que, apesar na carreira do boxe amador, Keno Marley também já iniciou sua trajetória no profissional em 2025, ao assinar com a Most Valuable Promotions, organização liderada por Jake Paul. A estreia ocorreu em Miami, com vitória sobre Diarra Davis Jr., também por decisão unânime.

 

Mesmo com a nova fase no profissional, o foco principal segue sendo o ciclo olímpico. O baiano já declarou que pretende disputar os Jogos de Los Angeles 2028. Ele disputa a semifinal neste sábado (2), podendo disputar a final neste domingo (3). 

 

O Campeonato Brasileiro de Boxe 2026 reúne os principais nomes da modalidade no país e segue até este domingo, com mais combates decisivos previstos ao longo do fim de semana. Na categoria feminina, a Bahia também é representada pro Bia Ferreira, que também venceu na sua estreia. 

Boxeadores baianos, Robson e Hebert Conceição vencem Boxing Pro Combat por nocaute
Foto: Reprodução / Instagram / Felipe Teles / TV Bahia

Os boxeadores baianos foram destaque mais uma vez nas competições do esporte. Na primeira edição do Boxing Pro Combat, Robson Conceição venceu o venezuelano Yonnaiquer Rondon Ávila por nocaute, aos 6 segundos do 6º round. Além dele, Hebert também garantiu uma vitória por nocaute técnico sobre o brasileiro Thiago Ferreira. 

 

O campeão olímpico nos Jogos do Rio, em 2016, Robson reagiu a luta "corrida" do adversário com diversos diretos, ganchos e cruzados. Após o triunfo, o atleta garantiu o retrospecto de 20 vitórias, um empate e 3 derrotas na carreira. 

 

"Eu não esperava que o meu adversário fosse fugir tanto, correr tanto durante o combate. Vi lutas anteriores dele em que ele buscava o combate, então eu me preparei para que ele viesse para o combate e não que corresse essa maratona como ele correu hoje.", afirmou o pugilista após o final da luta. 

 

Por outro lado, o medalhista de ouro dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, manteve a invencibilidade na carreira e bateu Thiago Ferreira com apenas três rounds. Agora, o atleta conta com 9 vitórias, sendo 6 por nocaute. 

 

O domínio do baiano garantiu ainda dois knockdowns sobre Thiago, antes de ser declarado ganhador por nocaute técnico. 

 

"Eu vim preparado para lutar os 10 rounds, independente de quem fosse meu adversário, mas lógico que eu sempre busco o nocaute, que é a "cereja do bolo", como se fosse o gol no futebol. Então, estou muito feliz por ter vencido dessa maneira, é mais um passo na minha carreira, mantendo o cinturão brasileiro. Mesmo campeão olímpico, é uma honra estar lutando no Brasil, fortalecendo a nossa modalidade e dando esse show aqui em Brasília", completou Hebert.

Curtas do Poder

Ilustração de uma cobra verde vestindo um elegante terno azul, gravata escura e língua para fora
Vamos ver quem vai poder cantar "Amigo estou aqui". Porque às vezes é homenagem, às vezes é premonição. Mas preocupado mesmo eu estou com Gargamel. Enquanto isso, o São João chega com os clássicos: amendoim cozido, político dançando mal e Bruno de Wagner com uma combinação questionável. Mas decidiram cantar dessa vez, e aí foi uma surpresa - negativa - atrás da outra. Saiba mais!

Pérolas do Dia

Michelle Bolsonaro

Michelle Bolsonaro
Foto: Reprodução / Redes Sociais

"Vamos todos trabalhar juntos para derrotar o atual desgoverno. Não há briga, nem competição. Peço apenas que não retirem trechos da minha fala de contexto para não gerar confusão". 


Disse a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro depois de expor um desentendimento com o enteado Flávio Bolsonaro (PL) e voltar a comentar o caso envolvendo o presidenciável nesta quinta-feira (25), em um texto publicado em suas redes sociais.

Podcast

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda

Deputado Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda
Foto: Projeto Prisma
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) é o entrevistado do Projeto Prisma desta segunda-feira (15). O podcast é transmitido ao vivo a partir das 16h no YouTube do Bahia Notícias.

Mais Lidas