Artigos
Pesquisa, diagnóstico e dignidade: o compromisso do MCTI com a saúde da mulher
Multimídia
Rosemberg prevê vitória de Jerônimo contra ACM Neto no 1º turno
Entrevistas
Após retorno à AL-BA, Luciano Ribeiro descarta disputa pela reeleição e diz estar focado na campanha de ACM Neto
atencao primaria
A Prefeitura de Barreiras criou a designação do cargo de Gerente de Atenção Primária nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A iniciativa, que atende à Lei Municipal n.º 1.537/22, busca otimizar a gestão e a qualidade dos serviços prestados.
Neste mês, 11 gerentes foram designados para as unidades com maior fluxo de atendimento, responsáveis por coordenar equipes de Saúde da Família e garantir o bom funcionamento diário.
A função desses profissionais é planejar e gerir as atividades, assegurando que os recursos humanos sejam utilizados de modo adequado, o que, por sua vez, deve resultar em um atendimento mais completo e acessível para os usuários do SUS.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Barreiras
A secretária municipal de Saúde, Larissa Barbosa, conta sobre a importância da medida. “A implantação do gerente de Atenção Primária, além de atender a um critério legal, representa um avanço importante para a organização do nosso sistema de saúde”, ressalta.
Tal medida busca não apenas cumprir a demanda legal, mas também prestar a Atenção Primária, pilar do SUS. Com um gestor dedicado em cada unidade, espera-se uma melhor articulação entre as equipes, a população e os demais setores da administração pública, resultando em um sistema de saúde mais integrado e preparado para atender às necessidades da cidade.
O Governo do Estado oficializou neste sábado (22) uma nova política de cofinanciamento para fortalecer a Atenção Primária. A iniciativa publicada no Diário Oficial do Estado amplia em até 233% os repasses aos municípios, garantindo mais equipes médicas, atendimento mais rápido e prevenção de doenças. Todos os 417 municípios da Bahia serão beneficiados por essa ação estratégica, que inova na gestão da saúde ao adotar indicadores de desempenho para aprimorar os serviços prestados.
Por meio do Programa Mais Atenção Primária, o Estado destinará R$ 263,2 milhões para fortalecer o trabalho das 4.387 Equipes de Saúde da Família, com ênfase nos municípios de médio e grande porte. Essa medida representa um avanço no modelo de gestão da saúde, garantindo repasses de até R$ 5 mil por equipe. Em contrapartida, os municípios assumem metas de cobertura da Saúde da Família, atendimento odontológico, vigilância e acompanhamento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.
“Ao aderirem ao cofinanciamento, as prefeituras assumem o compromisso de fortalecer a rede de atendimento. Isso garante que os postos de saúde funcionem melhor, reduzindo a necessidade de hospitalizações e desafogando as emergências”, explica a secretária da Saúde, Roberta Santana.
As Equipes de Saúde da Família desempenham um papel essencial no Sistema Único de Saúde (SUS), atuando na prevenção, diagnóstico e acompanhamento de pacientes. Com o financiamento adicional, essas equipes terão mais estrutura para evitar que doenças crônicas avancem para quadros graves, reduzindo internações evitáveis e otimizando o fluxo da Central Estadual de Regulação, garantindo acesso mais rápido a leitos especializados para quem mais precisa.
Essa nova política reforça o compromisso do Governo do Estado com a equidade no acesso à saúde, promovendo uma assistência mais eficiente, moderna e humanizada para toda a população baiana.
O auditório da maternidade do Hospital Roberto Santos foi palco do primeiro Curso de Sensibilização do Método Canguru, voltado para médicos e enfermeiros da Atenção Básica. O evento, organizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nesta semana, destaca a importância do cuidado compartilhado para recém-nascidos que nascem prematuros ou com baixo peso.
Essa é a primeira edição do curso em Salvador, uma parceria entre a SMS e outras instituições, visando o fortalecimento do acompanhamento do bebê após a alta hospitalar. A atividade é voltada especialmente para os distritos sanitários Itapagipe e Liberdade, e a expectativa é que novas edições sejam organizadas para incluir mais profissionais.
Anderson Moreira, enfermeiro especializado em enfermagem obstétrica, ressaltou a relevância do curso.
"É uma política nacional que visa qualificar a assistência a bebês prematuros e de baixo peso, especialmente após a alta hospitalar. O curso de sensibilização busca fortalecer o vínculo entre a assistência hospitalar e a atenção primária, garantindo que as famílias recebam o apoio necessário para o desenvolvimento saudável de seus filhos."
Carolina Meirelles, enfermeira tutora do curso, afirmou que a iniciativa busca assegurar que os profissionais da saúde estejam preparados para acompanhar o desenvolvimento de bebês prematuros para oferecer uma atenção necessária. "Os bebês precisam de continuidade no cuidado, e a atenção primária é essencial nesse processo", disse.
PREPARO
Díliam Loureiro, enfermeira de 46 anos e atuante na atenção básica, destacou a importância do conhecimento adquirido para observar e orientar as famílias sobre as particularidades desses bebês. "O curso é um pontapé inicial, e é crucial que a gente tenha esse preparo específico para lidar com bebês prematuros."
Leila Melo, que trabalha na Estratégia de Saúde da Família, enfatizou que o curso não apenas ensina práticas de cuidado, mas também reforça o vínculo entre a família e os profissionais de saúde, crucial para o desenvolvimento dos bebês.
"O Método Canguru é essencial para reduzir a mortalidade infantil, pois acolhe bebês prematuros e fortalece o vínculo familiar, permitindo que as mães se dediquem adequadamente ao cuidado. Além disso, essa abordagem ajuda a minimizar os impactos negativos na saúde desses bebês e nos custos assistenciais a longo prazo", afirma.
Curtas do Poder
Pérolas do Dia
João Roma
"A lei não pode ter lado político".
Disse o presidente estadual do PL na Bahia e pré-candidato ao Senado Federal pelo estado, João Roma, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (19) para comentar a operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal (PF), com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), que teve como um dos alvos o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado.